terça-feira, 22 de setembro de 2015

Seminário no RJ - Cenário e Realidade Postal



A convite do núcleo da ADCAP do RJ, estivemos presentes no Seminário "Cenário e Realidade Postal", realizado na cidade do Rio de Janeiro no dia 18/09.
Na oportunidade, falamos sobre o funcionamento do conselho de administração, alguns temas gerais sobre a Empresa e respondemos às questões formuladas pelos colegas presentes.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Carta do Conselheiro - 20/09/2015

Encaminhamos aos colegas a Carta do Conselheiro reportando a reunião extraordinária ocorrida no dia 17/09.

A Carta pode ser acessada no seguinte link.

Visita ao MPT

Acompanhando o Presidente da ADCAP, Luiz Alberto Menezes Barreto, visitamos, na semana passada, o Procurador Geral do Ministério Público do Trabalho, Dr Ronaldo Curado Fleury.

domingo, 13 de setembro de 2015

Informativo sobre atuação no Conselho de Administração - agosto/2015

Encaminhamos aos colegas, por e-mail, nosso informativo a respeito da reunião ordinária ocorrida no dia 28/08/2015.

O informativo pode ser visualizado no seguinte link.

Reajustes salariais - posição do conselheiro

Com a chegada da época das negociações coletivas, alguns colegas têm indagado a respeito de nossa posição a respeito de reajustes salariais. Nessa postagem, trataremos desse assunto.

Nas conversas com os colegas, nas reuniões com as representações dos trabalhadores e nas reuniões do conselho de administração, sempre defendemos uma mesma posição geral, que pode ser compreendida a partir dessas premissas:
- todo trabalhador assalariado da Empresa deveria ter assegurado, por ocasião da revisão anual de seu salário, pelo menos a reposição da inflação do período;
- esse raciocínio nos parece valer desde o Carteiro até os membros da Diretoria Executiva, porque também entendemos que as decisões da Empresa devem ser isonômicas;
- se, por alguma razão, a Empresa eventualmente não tiver condições de reajustar os salários no mínimo pelo índice de inflação em algum ano, deve esclarecer muito bem isso aos trabalhadores, assim como demonstrar como pretende reverter a situação;
- não faz sentido, em tempos de crise, a direção ter seus salários reajustados por índices superiores aos dos trabalhadores, como ocorreu nos Correios em 2014; por esta razão, em 2015, votamos contra o reajuste proposto para os salários dos dirigentes, apesar de o índice apresentado (5%) estar, na época, aquém do índice anual de inflação; o voto a respeito pode ser lido nesse link.

Importante ressaltar ainda que, infelizmente, não participamos das deliberações sobre os salários dos trabalhadores, em função das vedações da Lei nº 12.353/10, ou seja, embora possamos opinar e votar a respeito do reajuste dos salários dos dirigentes, não podemos fazer o mesmo com relação aos salários dos trabalhadores. Sobre tais vedações, que alcançam também os temas benefícios e previdência complementar, há um projeto de lei em votação na CCJC da Câmara dos Deputados que propõe a remoção desses impedimentos (Projeto de Lei nº 06051/2013).  

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ex-Presidente do POSTALIS na CPI

Nesta quinta-feira (10/09), esteve na CPI dos Fundos de Pensão o ex-Presidente do POSTALIS, Alexej Predtechensky.

A ADCAP - Associação dos Profissionais dos Correios publicou uma nota com detalhes sobre a audiência, a qual pode ser lida no seguinte link.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

PREVIC na CPI dos Fundos de Pensão

Nesta terça-feira (08/09), a CPI dos Fundos de Pensão ouviu representantes da PREVIC. Participaram da audiência: CARLOS ALBERTO DE PAULA - Diretor-Superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC; SÉRGIO DJUNDI TANIGUCHI - Diretor de Fiscalização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC; MAURÍCIO DE AGUIRRE NAKATA - Diretor-Substituto de Fiscalização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC.
A sessão da CPI foi dividida em duas partes: uma pública, na qual foram respondidas diversas perguntas dos integrantes da comissão, na presença de público que lotou o Plenário 12 da Câmara, e outra sessão fechada, apenas com os deputados, na qual os membros da CPI esperavam obter respostas mais específicas sobre ações da PREVIC relacionadas aos fundos.
O Postalis foi o fundo mais citado nas intervenções e perguntas dos deputados.
Os vídeos da sessão podem ser assistidos no link.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

PREVI na CPI dos Fundos de Pensão

Tenho acompanhado com atenção as atividades da CPI dos Fundos de Pensão
Ontem (03/09), assisti a gravação da apresentação do atual Presidente da PREVI, um trabalhador de carreira do Banco do Brasil, com 29 anos de casa, que começou como menor estagiário e seguiu em sua carreira, longa e ascendente, até chegar à posição atual. Não é filiado a nenhum partido político e nem militou em algum deles. Foi nomeado sem indicação política.
A apresentação do Sr Gueitiro Matsuo Genso, assim como suas intervenções e respostas na sessão de ontem, demonstram que um fundo de pensão de estatal pode ser tecnicamente bem administrado, com boa governança e resultados positivos.
Quem não teve ainda a oportunidade de assistir a apresentação e quiser fazê-lo, pode acessar a seguinte página, onde se encontram os vídeos da sessão: link.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

POSTALIS - íntegra do TAC - Termo de Ajustamento de Conduta

O POSTALIS disponibilizou em seu site a íntegra do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com a PREVIC.

O documento pode ser lido no seguinte link.