segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Concurso Público
Tenho recebido diversas mensagens de colegas a respeito de concurso público. As preocupações em geral se referem ao esgotamento do cadastro de aprovados em algumas regiões, ao engessamento que a centralização trouxe para o processo e ao vencimento do prazo do concurso anterior.
Esse conjunto de preocupações de nossos colegas nos levou, entre outras ações, a propor que houvesse uma apresentação a respeito do tema para o Conselho de Administração, o que aconteceu na última reunião (30/07), quando foi determinado que houvesse celeridade no desencadeamento de novo concurso, de forma a atender tempestivamente as necessidades de reposição de pessoal na Empresa.
As áreas com ações relacionadas ao tema deverão, portanto, concentrar esforços para cumprir a recomendação do Conselho, de forma que tenhamos em breve o novo concurso.
Entendemos que a administração da Empresa deve assegurar sempre a tempestiva reposição de pessoal, pois isso é indispensável para o clima organizacional e para a qualidade de nossos serviços.
Penso que essa seja uma luta de todos que compõem os Correios. Temos que construir uma corrente nacional e cobrarmos da VIGEP ações definitivas no implemento do concurso público. E mais, concurso DESCENTRALIZADO, pois a experiência do último concurso nos mostrou que que quem optou pelo modelo atual não entende nada das necessidades da empresa. Temos regiões que estão a mais de um ano sem cadastro de reserva sofrendo com a sobre carga de trabalho e perdendo qualidade. Marcos contamos contigo no CA.
ResponderExcluirMarcos
ResponderExcluirA forma anterior, de as DR fazerem seus processos, era muito mais eficaz. A centralização foi adotada na gestão do Bifano e até onde sei careceu de fundamentação técnica sólica. Por que não se analisar o retorno ao modelo que funcionava?
É notório o fato de que os administradores contratados de uns 5 anos para cá, ou mais não estão executando as atribuições previstas no plano de cargos e salários e no edital, pois muitos estão trabalham com atividades que deveriam ser afetas ao cargo agente de correios - auxiliar administrativo, como carimbar papéis, fazer termos aditivos de contratos e outras atividades correlatas, as quais acredito serem importantes,mas não que devessem ser atribuídas ao cargo de administrador.Os Correios já fizeram um levantamento a respeito da localização e atividades dos administradores? Com certeza não, pois iriam se surpreender. Essa situação assusta na medida em que um administrador com salário alto internamente faz trabalho de auxiliar administrativo.Além do desvio de função, o desperdício do dinheiro da empresa.
ResponderExcluirFalou tudo.
ExcluirParece-me oportuno o assunto concurso pois aparece numa época que a empresa colocou em seu quadro milhares de empregados enquanto seu trafego cai numa reta. Resultado disso, é o humilde lucro da empresa de R$ 212 milhões acumulado até julho/2013 proveniente, maior parte, do que o Banco do Brasil pagou para ter o Banco Postal e que não será suficiente nem para pagar o ACT que com certeza não será humilde. Entendo que CA deva se inteirar do que está acontecendo na nas áreas de suporte da organização, que além de não atenderem o seu objetivo incham a cabeça da empresa com altos custos e pouco retorno. Vejo as Centrais funcionais se desmanchando e se transformando em Departamentos, burocratizando cada vez mais a já burocratizada administração e criando mais altos salários. Na área financeira as Centrais funcionais reduziram o quadro de pessoal em 45% mesmo sem a total centralização dos processos, mas poderia reduzir mais ainda se tivesse concebido as praticas de mercado da iniciativa privada e reduzir a quantidade de Departamentos, no meu entendimento, desnecessários. Na área operacional e comercial não é diferente. A politização da empresa transformou a disciplina (qualidade x produtividade) em horas extras e adicionais. Como exemplo, um objeto registrado sai para a entrega 3 vezes e não é deixado nenhum aviso de objeto a ser retirado. CTCE, CTC e CDD não tem a divulgação dos endereços e telefones na página dos correios e o CAC responde que são questões estratégicas. O Banco Postal de Jericoacoara/CE deixa o cliente, que quer fazer um saque, esperando que alguém deposite uma grana. Neste caso, o cliente tem a opção de ir no mercadinho tendetudo e pagar 10% no débito do cartão. O Banco Postal de Águas Claras BSB/DF, não quis pagar um vale postal de R$ 2.770,00 meso o cliente dizendo que iria depositar no BB. Estes exemplos me levam a crer que necessitamos ser ouvidos e nossas vozes se transformem em ações concretas capazes de mudar esta administração equivocada que está acontecendo. Muito obrigado Marcos Cesar pela oportunidade de manifestar o meu pensamento. Ildo Rony
ExcluirAqui na DR/SPM esgotou-se os aprovados para o cargo de Adm. (300) e então convocaram aprovados de outras DRs, Marcos isso é Legal? Procurei fundamentação no Edital e não encontrei... Dizem por aqui que foi um erro acabarem com o cargo de Técnico, tendo em vista que muitos Adm. estão entrando para fazer serviços básicos que um técnico faria, muitos nem quiseram permanecer nos Correios, em contrapartida alguns entram no lugar de ex-funcionários que eram expert em determinada tarefa, estes não estão ficando nos Correios com a alegação de que o salário é baixo para muito trabalho e tanta responsabilidade... Outra coisa que incomoda muito, a todos, é o fato do Fiscal de Contrato não receber nenhuma gratificação para tanto, dizem que na AC recebem, é verdade?
ResponderExcluirOuvida a VIGEP, recebemos a seguinte resposta para a primeira questão:
ResponderExcluir“Não há ilegalidade na consulta de candidatos aprovados em cadastros em outras localidades bases, desde que o cadastro de aprovados da localidade base onde há vagas já tenha esgotado e na localidade base de origem do candidato não haja vagas a serem preenchidas para o cargo/especialidade. O concurso público é dos CORREIOS e foi dividido por localidade bases para facilitar ao candidato a sua participação por local de seu interesse.”
Caro Marcos, obrigado pela atenção prestada.
Excluiro problema da empresa é buscar no mercado externo, pessoas que nao tem qualquer conhecimento do ambiente e dos procedimentos dos Correios, infelizmente admitindo funcionarios nos quais leverá semanas e meses para treinamento e aproveitamento operacional, a falta de estrutura para valorização do publico interno é precário, ampliando mais e mais o desinteresse e desanimo de funcionarios qualificados, preparados e acostumados com os procedimentos e operacionalização dos Correios. Ao admitir pessoal sem qualquer noção do sistema e metodo de trabalho da empresa, ela está jogando funcionarios contra funcionarios, pois os experientes e qualificados que nao conseguiram ingressar no concurso externo (já que nao existe valorização e aproveitamento de funcionarios já ambientados com o setor no qual está inserido) ocorre o desanimo e descontentamento. A empresa deve buscar primeiro, focar os funcionarios ja qualificados e experientes para ampliar o sistema e operacionalização dos recursos que ela possui e nao criar um ambiente hostil e desanimador.
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