quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Informativo - outubro/2013
Encaminhamos por e-mail o Informativo - outubro/2013, contendo informações gerais sobre as duas reuniões ocorridas no mês de outubro/2013.
Preocupação com a divulgação de resultados
Desde as primeiras reuniões do Conselho de Administração em que participei, defendi a importância de se dar mais conhecimento aos trabalhadores da situação econômico-financeira da Empresa e também do Postalis.
O conhecimento da real situação da Empresa e de nosso fundo de pensão é fundamental não só para os dirigentes, mas também para todo o corpo funcional, já que soluções para redução de custos ou para aumento de receitas sempre passarão pelo recurso mais valioso da Empresa – seus trabalhadores.
Nestas duas semanas, ouvi de vários colegas da administração central que tinham gostado bastante de ouvir as apresentações que a equipe da VIEFI tem feito nas áreas, exatamente nessa linha de oferecer aos trabalhadores, de todos os níveis, mais informações sobre o quadro presente, além de responder as questões formuladas pelo pessoal. Soube também que estariam sendo feitas videoconferências com as Regionais, sobre o mesmo tema.
A construção de uma boa empresa depende de ações assim, que busquem transparência e alinhamento de visões.
O conhecimento da real situação da Empresa e de nosso fundo de pensão é fundamental não só para os dirigentes, mas também para todo o corpo funcional, já que soluções para redução de custos ou para aumento de receitas sempre passarão pelo recurso mais valioso da Empresa – seus trabalhadores.
Nestas duas semanas, ouvi de vários colegas da administração central que tinham gostado bastante de ouvir as apresentações que a equipe da VIEFI tem feito nas áreas, exatamente nessa linha de oferecer aos trabalhadores, de todos os níveis, mais informações sobre o quadro presente, além de responder as questões formuladas pelo pessoal. Soube também que estariam sendo feitas videoconferências com as Regionais, sobre o mesmo tema.
A construção de uma boa empresa depende de ações assim, que busquem transparência e alinhamento de visões.
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Carta aberta à Diretoria Executiva da ECT
Recebi ontem cópia de uma carta aberta enviada pela ADCAP, ANAPOST e FINDECT à Diretoria Executiva da ECT. A correspondência versa sobre a substituição do Diretor Financeiro do POSTALIS e pode ser lida no link.
Plano de Incentivo à Aposentadoria

Aos colegas que me indagaram, tenho respondido que apoio
a adoção de um plano de incentivo ao desligamento/aposentadoria, por entender
que é benéfico aos trabalhadores e à Empresa, entretanto, por ser empregado e
haver a possibilidade de estar no conjunto de elegíveis - empregados que
poderão aderir a um plano desse tipo (dependendo dos critérios que forem
adotados), não poderei participar das discussões e votações a respeito desse
tema no Conselho de Administração.
Situações assim configuram conflito de interesses
e o conselheiro não pode participar, conforme definição legal. A Lei nº
12.353/10 veda a participação do conselheiro eleito pelos empregados nas
discussões e votações de algumas matérias entre as quais estão "benefícios
e vantagens".
Objetivando atender esses trabalhadores que me
consultaram sobre o tema, encaminhei algumas das indagações recebidas à equipe da VIGEP,
sugerindo que, logo que possível, divulguem algo a respeito, já que o interesse
no assunto é muito grande.
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Pagamento de diferenças

Pagamento das diferenças — Após o julgamento do dissídio pelo
Tribunal Superior do Trabalho, em que o tribunal referendou a proposta da ECT,
mantendo o reajuste de 8% nos salários e 6,27% nos benefícios, a empresa
poderá estender a todos os empregados as vantagens financeiras dos acordos
firmados com os sete sindicatos.
A próxima Folha de Pagamento já
será atualizada com o novo percentual e terá também o crédito das diferenças
dos salários referentes aos meses de agosto e setembro para aqueles que ainda
não receberam, isto sem falar do pagamento da promoção por antiguidade a
todos que fizerem jus.
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Tarifas - conseqüências da não atualização
"Quais as consequências de não atualizar os preços dos serviços dos Correios?"
Uma das atribuições do Conselho de Administração é aprovar os novos preços dos serviços postais, para submeter a proposta ao Ministério das Comunicações, que, por sua vez, encaminha a proposta ao Ministério da Fazenda.
A atualização dos preços dos serviços postais é fundamental para manter a saúde financeira dos Correios, pois os recursos adicionados servem para equilibrar as receitas ao aumento dos custos e para possibilitar os investimentos na modernização da Empresa.
Várias situações levam ao aumento dos custos de produção dos Correios, tais como: a) a expansão das áreas de entrega, para levar o serviço postal a mais localidades e a entrega postal a mais endereços que surgem com o crescimento das cidades; b) a ampliação das linhas de transporte, atualização e aumento da frota de veículos; c) a atualização e aumento dos salários; d) o aumento do número de profissionais do quadro permanente; e) a automação e informatização das operações; dentre outros.
Como todos sabemos, a Empresa trabalha com margens apertadas. Assim, quando chega o momento de reajustar os preços não se pode perder tempo. Nesse sentido, o Conselho de Administração aprovou em 29/05 as novas tarifas para os serviços de carta, cartão postal, FAC e malote. Após isso, o tema seguiu para o Ministério das Comunicações e de lá para o da Fazenda, onde se encontra desde então. Essa demora tem como implicação direta a perda, nestes quase cinco meses, de mais de 200 milhões de Reais de receita para os Correios.
Essa inércia do Governo Federal implicará perdas irrecuperáveis para o resultado da Empresa neste ano e, por consequência, redução da PLR de 2013 a ser paga em 2014.
No Conselho, permaneceremos apontando enfaticamente o problema, afinal cabe a todos os conselheiros zelar pela sustentabilidade da Empresa. Precisamos cobrar mais atenção para este assunto do Ministério das Comunicações e do Ministério da Fazenda.