segunda-feira, 5 de maio de 2014

Nova Marca


"A atualização da marca é uma ação importante e que se alinha às demais iniciativas de modernização em curso na Empresa.

Nos próximos anos, será muito importante termos uma marca mais moderna, fácil de aplicar e que traduza bem essa nova e dinâmica etapa da vida dos Correios."

Marcos César, em maio/2014.

14 comentários:

  1. Sobre a nova marca ouvi de um empregado de alto escalão:"Com essa nova logomarca os Correios entram definitivamente no século 21". Como coisa que uma logomarca pode transformar a situação tão complicada porque passa nossa empresa.

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  2. Prezado Marcos,

    Sinceramente não vejo nada de positivo na mudaça da marca dos correios. Isso não traz nenhum benefício para a Empresa e nem para a sociedade. O que traz benefícios para a empresa é o trabalhao sério com foco nas receitas de venda e na qualidade dos nossos produtos. Para a sociedade o benefício é da empresa cumprir com qualidade o que ela se propõe. Mudar marca agora só vai aumentar as despesas da Empresa, pois devrão ser trocados os uniformes dos carteiros, pintura dos veículos, pintura das agências, etc, etc... As marcas devem ser mantidas e valorizadas. Que o diga a Coca Cola, Nike, Adidas, Microsolft, Aplle, entre outras.

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  3. Uma marca sozinha não faz uma Empresa. Ela é, porém, um elemento importante e que merece cuidado e atenção. Com o tempo, é importante que a marca evolua e mesmo as mais renomadas passam por processos assim. Um exemplo disso, sobre a marca Coca-Cola, mencionada por um colega, pode ser vista no link: http://croove.com.br/crie/marcas-de-sucesso-coca-cola/ . Outras marcas, como as do BB e da Caixa, para ficar em exemplos brasileiros, também passaram por modernizações. Isso é natural e necessário. Por si só, porém, uma marca não substitui outras inúmeras medidas necessárias para levar uma empresa ao sucesso, como o trabalho sério e o cumprimento dos compromissos de qualidade.

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    1. Marcos você tem razão, mas o momento que a Direção escolheu para fazer está modificação foi totalmente equivocada, devido o balanço de 2013 foi um dos piores. Nossa receita é motivo de muita preocupação, e as pendências para melhorias das condições de trabalho são enormes, sem falar nessa posição desastrosa do ITF(incorporação por tempo de função). Primeiro como você sempre diz, está a satisfação do cliente e depois dos empregados. Mudança da Marca deveria representar resultado da empresa para a sociedade e empregados, que estão ambos em condição regular( avaliação perto de 5). Para uma mudança essa avaliação deveria está perto de 8,5. Só a alta diretoria parace não perceber este momento. E você deve ser mais enfático na defesa dessas posições. Múcio Melo DR/PE.

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    2. Múcio, compreendo os questionamentos que são feitos sobre o momento da mudança, o investimento feito agora, as muitas prioridades existentes etc. Seria muito simples para mim estimular estas críticas, pois todas partem de uma realidade que realmente permite essa abordagem. Arrisco, porém, neste caso, tentar defender junto a meus colegas que o movimento de revitalização da marca em si é positivo e importante, não obstante reconheça que alguns aspectos relacionados à implementação possam ser questionados dado o quadro atual. Penso, ainda, que temos tantas frentes de problemas bem maiores a enfrentar, como você mesmo menciona, que o importante talvez seja tentar transformar essa revitalização da marca numa oportunidade de tentar trazer para a pauta de discussões temas como a melhoria das condições de trabalho nas unidades, por exemplo. Se temos uma nova marca, precisamos ter unidades mais bem cuidadas, veículos melhores etc. Pensando assim, caminhamos no sentido positivo e não no contrário.
      Registro, por fim, que concordo que a junção de decisões com sinais opostos, como foi o caso da nova marca e da extinção do ITF, acaba passando uma impressão ruim para o pessoal, dificultando seu engajamento.

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    3. Marcos, espero que sua visão esteja mais correta. Caso contrário daqui a uns 3 anos, estaremos em condição muito mais complicadas. O mercado não é tão lento com as modificações, e infelizmente os sindicatos da ECT não discutem produtividade e as Diretorias são lentas nas melhorias de condições de trabalho. Sem falar nas remunerações que são pouco atrativa, mas que com a receita atual não há possibilidade de melhoria a médio prazo. Precisa-se de soluções rápidas e precisas, porque setor privado está livre para atual em enconemdas, comunicação celular/digital, postagem digital e pagamentos por internet e caixas eletrônicos. Múcio Melo, DR/PE.

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  4. Uma marca nova é preciso mas, se não houver outras mudanças como irei detalhar abaixo de nada adianta gastar dinheiro com uma logomarca nova pois ai só haverá gastos com a fachada da empresa e com tudo o que envolve sua marca. Junto com uma nova marca é preciso um projeto novo de Empresa, mais ou menos o que ocorreu com a passagem do DCT para ECT e é preciso rever os itens abaixo que peço ao Marcos César que trate com o Presidente e com a Direção dos Correios:

    a) É preciso uma nova estrutura de Diretorias Regionais pois o modelo atual é viciado, ineficiente e ultrapassado pois é usado para o aparelhamento nos cargos pois desde o Diretor Regional até os Gerentes e Chefias das maiores Unidades são usadas para fins políticos e ai nenhuma marca nova vai fazer a ECT melhorar seus resultados que é o que precisamos. A ECT não precisa de uma estrutura pesada como são são as DRs e, basicamente ela precisa de Gerentes de Vendas nas Regiões onde o marcado justifica para estar próximo dos clientes, de Gerentes de Centros de Tratamento ligados DIRETO à uma Administração Central levíssima e, desta forma as DRs SÃO DISPENSÁVEIS pois são entraves burocráticos e é preciso eliminar níveis intermediários para que os projetos e planejamento definidos pela Adm. Central cheguem nas Unidades de ponta. Com esta media haverá redução da despesa com pessoal fazendo com que os recursos sejam alocados na modernização da Empresa.

    b) É preciso fazer os novos concursos públicos para preencher as vagas em aberto?

    c) É preciso implantar um método de recrutamento interno nas funções de Gerentes e Chefias que seja justo e dê oportunidade à todos de forma igualitária e evite o aparelhamento político que está ocorrendo largamente nos Correios?

    d) É preciso que os investimentos sejam bem direcionados e não de forma política como hoje para que tenhamos a estrutura conforme o mercado local requerer e vejam o caso dos Centros de Tratamento do país todo que estão apertados e não comportam o tratamento da carga e o prazo de entrega não é cumprido e isto é resultado da falta de planejamento operacional.

    E) É preciso equipar as Unidades com móveis e computadores melhores.

    f) É preciso melhorar as instalações das Unidades pois todas estão apertadas e inadequadas e desconfortáveis para o trabalho.

    g) É preciso investir e incentivar os funcionários para estudarem e para terem oportunidades na ECT e não segregá-los como hoje com o aparelhamento político.

    h) É preciso dotar as Unidades de veículos para que possam fazer a entregas no prazo estipulado.

    Aborde isto com o Presidente e veja a opinião dele e cobre dele uma ação efetiva sobre estes pontos e diga para ele que ele é passageiro na Empresa e que irá embora um dia, mas que os Correios são para sempre e os funcionários ficarão aqui por muitos anos.

    Mudar só a Logomarca é como um professor meu da Faculdade dizia quando passava trabalho para fazermos: Não façam trabalho "ovo de páscoa" que é bonito por fora (capa) e vazio por dentro pois levarão zero. Por enquanto eu dou zero para a direção dos Correios caso fique só na mudança da logomarca e não façam outras modificações. A missão está com eles.

    Quem pretender debater mais o assunto e caso queira me contatar meu email é edgard.cordeiro@uol.com.br

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    1. Edgard, concordo plenamente com suas ponderações, por isso acho que o Marcos Cesar deve ser mais contudentes nas suas avaliações. Múcio Melo, DR/PE.

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  5. Fica difícil acreditarmos em um futuro próspero nos Correios. A sensação que dá é que o navio está todo furado, mas tem pessoas fingindo tapar os buracos, outras sendo obrigadas a jogar água fora da embarcação com seus pequeninos baldes, enquanto os que realmente poderiam fazer o trabalho de reconstrução, os “marceneiros”, são impedidos de usar os martelos e tábuas. Já os comandantes do navio com habilitação para tal, foram substituídos por piratas... E, em alto mar, lá vai o navio Correios rumo ao fundo do oceano. A equipe que poderia resgatar o navio está prestes a atuar, só esperando a hora certa para tomar de posse da embarcação e dar novos rumos nas águas oceânicas do capitalismo.

    É isso mesmo, essa logomarca nada tem a ver com modernização. Simplesmente deram uma funilada, retocada na marca antiga e disseram que modernizaram a empresa. Isso é apenas uma demonstração de como os administradores dessa empresa não estão nem um pouco preocupados com o futuro sustentado da ECT.

    Se a modernização da ECT for na mesma intensidade e veracidade da nova logomarca, certamente entre a Eleição 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 já estaremos com os Correios privatizados no Brasil. Ou então, sucateado, sem lucro e nem com 1% da credibilidade de outrora.

    Vai vendo...

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  6. MARCOS, SEGUNDO INFORMAÇÕES HAVERIA UMA REUNIÃO, NOS DIAS 13 E 14 DE MAIO, RELACIONADO A PDV NOS CORREIOS, SE POSSÍVEL, GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES ATUALIZADAS.
    MUITO GRATO!

    MILTON LIMA

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    1. Milton, estou de férias, embora continue procurando acompanhar os acontecimentos à distância. De qualquer forma, não tenho participado das discussões e votações sobre esse tema.

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  7. O quem há de novo?
    http://lifebrand.com.br/projetos/polimix-distribuidora/

    Seria o valor estratosférico?
    http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2014/05/13/correios-gastam-r-42-milhoes-para-mudar-logomarca/

    Ou, quem sabe, a constatação de que a empresa, além de roubada, está completamente perdida?
    http://chocoladesign.com/correios-novo-logo-ou-nova-marca

    De fato, o museu nacional das grandes novidades chama-se CORREIOS. Perdão, digo (minúsculo) correios!

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  8. A marca os correios além de ser uma das melhores do mundo foi objeto de CONCURSO PÚBLICO feito em 1970 no qual saiu vencedor Eduardo de Jesus Rodrigues, de São Paulo. Pergunto: quem fez a marca atual ? ; nesses 42 milhões estão previstos todos os gastos decorrentes desta mudança, quer sejam veículos, agências, impressos em geral ?; a Presidente da República, que supõe-se ser a efetiva responsável -inclusive- pela EBCT sabe e concorda com tal mudança?; mais: por que tal mudança é proposta bem no fim da gestão? Antônio Carlos Carneiro

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    1. Resposta recebida da equipe técnica dos Correios:
      A necessidade de revitalizar a identidade visual da marca Correios foi baseada em um aprofundado estudo de pesquisa, contemplando livros consagrados de branding, pesquisas qualitativas focus group, benckmarking em empresas que se reposicionaram e revitalizaram as suas marcas (BB, CAIXA, VALE, ELETROBRAS) e diagnóstico interno. Dentre as justificativas, a principal foi o atual momento de modernização que reposiciona a empresa no mercado. Nesse novo cenário de atuação, a marca também deveria expressar melhor os aspectos de evolução, modernidade, proximidade e flexibilidade, atributos importantes nessa nova fase da empresa. Outro fato é que a marca anterior, por ter sido criada há mais de quatro décadas, estava desatualizada em relação à nova tendência de design de marcas, além de possuir problemas técnicos de aplicação nos pontos de contato, tais como redução em pequenas peças cujas linhas da marca sumiam e em bordados, dentre outros.
      A nova marca foi desenvolvida pela CDA branding & design.
      Em relação aos custos, a resposta completa pode ser encontrada no post publicado no dia 13/05/2014 no blog dos Correios, no endereço: http://blog.correios.com.br/correios/?paged=4
      A nova marca foi aprovada na diretoria executiva, tendo obtido concordância do conselho de administração.
      Ronaldo Takahashi de Araujo
      Coordenador GT Gestão de Marca
      DECOE

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