(artigo publicado na coluna MOMENTO CORREIOS / MUNDO, do jornal da ADCAP Minas)
Por Marcos César Alves Silva, Administrador Postal Sênior, membro eleito para o Conselho de Administração dos Correios.
Ao tratarmos, em reunião do Conselho de Administração, do Relatório de Gestão da empresa alusivo ao ano de 2016, solicitamos que fosse registrado em ata que consideramos importante que a Diretoria Executiva dedique especial atenção aos seguintes pontos:
a) priorização do desenvolvimento de novos negócios, notadamente nos segmentos de encomendas, logística, serviços financeiros e correio digital, deslocando o foco prioritário de atenção da empresa para a geração de receitas;
b) atuação efetiva para inverter a curva de crescimento de reclamações, tornando-a declinante;
c) desenvolvimento e aprimoramento de mecanismos de aproveitamento adequado das pessoas, abrangendo, entre outros temas, o plano de funções e os critérios de designação.
A primeira das recomendações fala em deslocar o foco prioritário de atenção da empresa para a geração de receitas, depois de um período em que praticamente toda a atenção tem-se concentrado em produzir economias. Os Correios possuem grandes oportunidades de desenvolvimento e de ampliação de negócios e estas precisam ser melhor aproveitadas. A inovação precisa voltar à ordem do dia.
A segunda recomendação fala em qualidade operacional, um tema sempre presente e que merece uma atenção mais estruturada da direção. Não é possível mais aceitar que a curva de reclamações continue ascendente, ano após ano. Inverter esta curva deve ser preocupação constante de toda a direção e não apenas da direção de operações.
A terceira recomendação trata das pessoas. A implantação de um plano de funções e de critérios objetivos para designação de funções é pendência antiga da área de gestão de pessoas e não pode permanecer sem solução.
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