segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O Postalis e o impacto dos déficits para os trabalhadores e para a ECT

Na semana passada, tive oportunidade de ler nota publicada pela ADCAP a respeito do déficit atuarial acumulado pelo Postalis até setembro, assim como a carta onde aquela associação reitera seu pedido de intervenção à PREVIC. Ambas as publicações podem ser lidas no site da ADCAP http://www.adcap.org.br ).

A situação do Postalis, mais especificamente do fundo BD (saldado), preocupa os participantes, que já sabem que um equacionamento significativo deverá vir pela frente, com impacto direto em suas contribuições, hoje já acrescidas de uma contribuição adicional decorrente de um outro equacionamento de déficit referente a 2012. Para aqueles que já estão aposentados e recebendo benefícios no plano BD e para os que estão às vésperas de se aposentar, essa situação provoca ainda mais dúvidas e insegurança.

Como representante dos trabalhadores no Conselho de Administração, me preocupo com os efeitos financeiros que virão para os trabalhadores. Como o déficit já está configurado, espero que a Empresa e o Postalis adotem logo medidas efetivas para manter os trabalhadores melhor informados sobre o que acontecerá a partir do fechamento do balanço do exercício atual, assim como sobre o período a partir do qual esse novo impacto acontecerá nas contribuições. Infelizmente, sobre estas questões não posso lá me manifestar, em função das vedações da Lei nº 12.353/10,

Como integrante do Conselho de Administração, me inquieto com o grave efeito que um déficit da magnitude do que se noticia trará para a Empresa, pois, se antes me preocupava que os déficits do Postalis poderiam pulverizar os lucros da Empresa, hoje me preocupa o fato de que os déficits atuariais de 2013 e 2014 devem superar em muito os próprios resultados da Empresa, ou seja, o déficit atuarial anual do Postalis deve se situar muito acima de todo o lucro da ECT. Em minha opinião, este é um problema gravíssimo que terá que ser muito bem compreendido e avaliado na Empresa e no Governo Federal, para se buscar logo medidas que corrijam este quadro e assegurem a retomada do equilíbrio financeiro.  

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Postal Saúde - atualização de informações

Numa postagem anterior sobre a Postal Saúde, informamos que estávamos recebendo inúmeras mensagens de colegas reportando problemas com atendimento médico em suas localidades, especialmente com relação ao pagamento das faturas dos prestadores de serviço (hospitais e clínicas). Informamos, também, que, em função desse quadro, havíamos encaminhado correspondências ao Presidente da Empresa reportando as reclamações, já que se trata de um benefício oferecido aos trabalhadores e, como tal, tema que o representante eleito não pode tratar nas reuniões do Conselho de Administração (Lei nº 12.353/10). Na ocasião, o DESAP - Departamento de Gestão da Saúde Assistencial e Preventiva nos havia informado que a POSTAL SAÚDE estaria adotando para sanar as dificuldades técnicas com represamento de faturamento pelas Regionais e também da expectativa de que o processo de faturamento fosse regularizado até 15/08.

Decorridos quase 90 dias da data informada, continuamos recebendo informações e reclamações de colegas a respeito da assistência médico-hospitalar e odontológica da Empresa, inclusive com relação à suspensão do atendimento por falta de pagamento de faturas. Em função disso, encaminhamos no dia 07/11/2014, ao Coordenador do Comitê de Auditoria da Empresa, uma solicitação de que se programe uma auditoria no Postal Saúde, de forma a se conhecer a real situação do atendimento oferecido aos ecetistas.

Esperamos que nossa proposta seja acatada e que a auditoria demandada produza informações capazes de orientar as correções de rumo necessárias.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Constituição da Correiospar

Na reunião do Conselho de Administração de 05 de novembro de 2014, o colegiado aprovou o estatuto da Correiospar, bem como alguns outros atos necessários à constituição desta primeira subsidiária da Empresa, projetada para controlar as participações em outras empresas que forem adquiridas doravante. Sob o controle da Correiospar estarão as participações em empresas de comunicação multicanal, transporte aéreo de carga e logística integrada, entre outros. 

Pensamos que a criação da Correiospar é importante para que os Correios contem com mecanismos mais focados e velozes para aproveitar melhor as oportunidades de negócios nas muitas frentes de atuação empresariais. Na nova subsidiária, estarão concentrados os conhecimentos e as experiências sobre fusões e aquisições e isso poderá dar maior velocidade ao desenvolvimento empresarial projetado em nosso planejamento estratégico. 

Na reunião, apresentamos três sugestões de ajustes no estatuto, transformadas posteriormente em ressalvas, a saber:
  •  impropriedade de vedações para integrantes da Diretoria;
  • importância de que a Diretoria da subsidiária seja composta por trabalhadores do quadro próprio;
  • inadequação da previsão de assessores especiais para a nova empresa.

Estas sugestões estão detalhadas no documento que integrou a ata da reunião e que se encontra disponível no seguinte link.
Esperamos que os Correios saibam constituir sua primeira subsidiária de forma bem enxuta, com pessoas muito competentes em sua direção e que isso contribua efetivamente para a aceleração da execução de seu planejamento estratégico.