sábado, 28 de março de 2015

Plenária do SINTECT-PI

A convite do SINTECT-PI, participei neste sábado (28/03) de uma plenária com trabalhadores dos Correios do Piauí e de diversos outros estados brasileiros, na cidade de Teresina/PI.
Pude comentar diversos temas com os colegas presentes, entre os quais: constituição e funcionamento do conselho de administração, modernização dos Correios, reestruturação e Postalis.
A experiência foi muito rica porque, além de falar, pude ouvir as posições de diversas lideranças sobre temas de interesse dos trabalhadores. 

sexta-feira, 27 de março de 2015

Postalis lança hosite sobre equacionamento

O Postalis lançou hoje (27/03), um hotsite sobre o equacionamento em curso no fundo BD.
O hotsite procura explicar de forma didática a composição do déficit atuarial do plano BD e conta com uma área de perguntas e respostas bem completa.
Para os participantes e assistidos do fundo BD, é uma fonte de informações indispensável neste momento, independentemente de medidas judiciais ou de outra ordem que se venha a adotar para questionar o déficit em questão.

sábado, 21 de março de 2015

POSTALIS - equacionamento de déficit

Apesar de não poder participar das discussões e deliberações do Conselho de Administração alusivas ao POSTALIS, devido às restrições da Lei nº 12.353/10, tenho dispendido grande parte de meu tempo em contato com os colegas e as representações de trabalhadores tratando do equacionamento recentemente anunciado pelo instituto.

Numa ocasião recente em que um tema relacionado ao POSTALIS foi à votação em reunião com minha participação, votei contra o desprovisionamento dos recursos que estavam provisionados para cobrir os pagamentos do RTSA - Reserva de Tempo de Serviço Anterior, uma dívida da época do saldamento e que a Empresa vinha assumindo até o início de 2014, quando, para cumprir orientação do Governo Federal, deixou de efetuar os pagamentos. O RTSA representa cerca de R$ 1 bilhão do montante de R$ 5,7 bilhões que constituem o déficit anunciado pelo POSTALIS. O voto alusivo pode ser lido aqui.

Como participante do fundo BD, sofrerei também as conseqüências desse brutal equacionamento e, como os colegas atingidos, me sinto muito indignado com esta situação para a qual não contribuí. 

Tenho recebido dezenas de mensagens de colegas mencionando requerimentos contra descontos, mensagens de protestos e outras iniciativas. Percebo que faltam informações do POSTALIS e da própria Empresa, as quais não mudarão a gravidade do valor do equacionamento mas, pelo menos, poderão esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Espero que, nesta semana que começa no dia 22/03, a Empresa e o POSTALIS iniciem o anunciado plano de comunicação que fariam.

E, quanto às representações, espero que encontrem fórmulas para defender seus representados dessa medida que subtrai injusta e repentinamente uma parte importante da remuneração dos ecetistas.

Os trabalhadores não merecem a responsabilidade por esta dívida e devem lutar para devolvê-la para quem lhe deu causa.

Eleições para a Postal Saúde

Tivemos recentemente a oportunidade de conversar, na sede da ADCAP, com Anézio Rodrigues e Jorge Ribeiro, da chapa nº 3 que concorre nas eleições da Postal Saúde.

Antes, tivemos também oportunidade de conversar com Laerte Setúbal e Nei Beixiga, da chapa nº 1.

Com todos eles, temos também trocado mensagens e debatido problemas e questões relacionados à assistência médica, odontológica e hospitalar na Empresa.

Acho importante que tenhamos no Conselho Deliberativo pessoas experientes e que cobrem melhorias e resultados na Postal Saúde, afinal trata-se do mais importante benefício que a Empresa nos proporciona e precisa ser muito bem gerenciado.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Reunião com APECT e ADCAP

Tive oportunidade recentemente de conhecer a Presidente da APECT - Associação dos Procuradores dos Correios, Daniela Schweig Cichy, em reunião com o Presidente da ADCAP, Luiz Alberto Menezes Barreto. Acredito que as duas entidades tenham diversas pautas em comum e que essa aproximação seja muito produtiva no futuro para ambas.

Reunião ordinária de 17 de março de 2015

Encaminhamos ontem (17/03) aos colegas um e-mail com informações sobre a 2ª reunião ordinária do Conselho de Administração em 2015.

O tema mais relevante e que mais nos preocupou foi o desprovisionamento do RTSA - Postalis, como poderá ser visto no resumo a seguir e em nossa Declaração de Voto sobre o assunto.

Os principais registros da reunião foram:

  • com relação ao acompanhamento das decisões e recomendações do Conselho: a) foi solicitada pelo Presidente da ECT a presença do VIGEP, que se comprometeu a levar ao colegiado, até abril, os resultados da pesquisa de clima organizacional realizada no ano passado; b) foi definido que a VIPAD levará ao colegiado, numa próxima reunião, um levantamento sobre a situação das alienações de veículos na Empresa e sobre os critérios utilizados para aquisição e locação de veículos;
  • com relação à reversão do aprovisionamento contábil do RTSA - Postalis, apresentamos ao colegiado extensas razões para o tema ser reexaminado, mas a decisão do Presidente do Conselho foi encaminhar o tema para votação, com o compromisso de o Presidente da ECT trazer, numa próxima reunião, informações para esclarecer os pontos que levantamos; nos posicionamos, então, contrários à aprovação do desprovisionamento proposto, conforme Declaração de Voto; a matéria foi aprovada por 6 votos a 1;
  • com relação à remuneração de dirigentes e conselheiros, ponderamos que, apesar de o reajuste proposto estar abaixo da inflação, ainda era superior ao que foi praticado para a remuneração de milhares de trabalhadores no ano passado, quando, pela metodologia estabelecida pela Empresa, houve inúmeras situações em que o percentual efetivo de reajuste não chegou sequer a 3%; a proposta foi a votação, quando nos posicionamos contra sua aprovação conforme Declaração de Voto; a matéria foi aprovada por 6 votos a 1, e a remuneração dos dirigentes e conselheiros foi reajustada em 5%;
  • com relação às atas de reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, destacamos uma pendência mencionada na ata da reunião do Conselho Fiscal de 27/02/2015 (disponível na área própria do site dos Correios), alusiva à locação de imóvel pela DR/ES; ficou, então, decidido que a Auditoria Interna apresentará um posicionamento sobre esta questão na próxima reunião do colegiado. 

sexta-feira, 13 de março de 2015

Ata da 1ª reunião ordinária de 2015


Atas
Hoje (13/03), será publicada no site dos Correios a ata da 1ª reunião ordinária do Conselho de Administração em 2015.
Nessa reunião, foram apreciados diversos temas de interesse dos trabalhadores, tendo o representante eleito registrado posições importantes a respeito de cada um deles, como pode ser observado com a leitura da ata.
No blog, foi publicada anteriormente uma matéria a respeito dessa reunião

A dimensão humana de um equacionamento de déficit no POSTALIS

Nesta semana, foi noticiada oficialmente a implantação de um novo plano de equacionamento do déficit do plano de benefício definido do POSTALIS (PBD). A partir de abril, serão cobradas contribuições extraordinárias no percentual de 25,98% sobre o valor do benefício proporcional saldado para os participantes ativos e sobre o valor dos benefícios de aposentadoria ou pensão para os assistidos (aposentados e pensionistas).

Nesta postagem, não tratarei de questões como o valor exorbitante desse déficit em relação ao patrimônio do fundo ou a necessidade de um prejuízo dessas proporções ser investigado profundamente e bem explicado, pois estas questões já estão sendo levantadas por entidades representativas, pela imprensa e pelo congresso nacional.

Tratarei unicamente do impacto desse equacionamento na vida dos participantes e assistidos.

Primeiramente, é necessário observar que não se trata de uma despesa que estivesse nas previsões dos atingidos. O plano BD foi saldado em 2008, por decisão unilateral da Empresa. A partir de então, os trabalhadores acreditaram que, quando se aposentassem, teriam assegurado o seu benefício proporcional saldado, sem que tivessem que voltar a contribuir para este fundo. A própria comunicação da Empresa na época levava a essa conclusão, como está documentado. Agora, percebem que, por má gestão dos recursos, o POSTALIS pretende lhes cobrar metade do prejuízo atuarial ocorrido. 

Uma contribuição adicional de 25,98% sobre o benefício proporcional saldado representa um valor muito significativo para os participantes e, principalmente, para os assistidos, que já arcam com 9% de taxa de administração. Os atingidos terão sérias dificuldades para absorver uma "prestação" nessa proporção por mais de 15 anos, passarão a depender da ajuda de familiares e terão de lançar mão de outros artifícios para encaixar sua vida num patamar menor de consumo. 25,98% é bem diferente dos atuais 3,94% que estavam sendo cobrados por conta dos déficits de 2011/2012 e pesarão muito no bolso.

Esta questão não tem apenas contorno financeiro. Os trabalhadores, quando optam por permanecer trabalhando numa empresa como os Correios, o fazem também pelas garantias futuras que um bom fundo de pensão propiciam. Quando isso lhes é tirado sem que tenham mais tempo de fazer outra escolha na vida, se frustra uma expectativa importante e o dano psicológico daí decorrente é quase inevitável. E isso não tem preço.

Lidar com um fundo de pensão não é apenas manipular bilhões de reais em aplicações. É, acima de tudo, cuidar do futuro das pessoas. E isso tem que ser feito com o máximo de cuidado, atenção e competência, sob pena de se prejudicar seriamente centenas de milhares de pessoas, como ocorre hoje com o equacionamento do fundo BD do POSTALIS.

Assim, quando falamos desse equacionamento, não estamos tratando apenas de um número ruim no balanço do POSTALIS. A dimensão humana dessa questão é muito séria e assim deveria ser tratada. As 400.000 pessoas afetadas merecem respeito!

domingo, 8 de março de 2015

Expertise

Desde que iniciei minha vida profissional nos Correios, pude contar sempre com a experiência, o conhecimento e a prática de colegas para desenvolver os inúmeros trabalhos que me foram confiados. Sem a expertise de meus colegas, não teria feito quase nada do muito que pude construir.

Depois de dois anos de estudos na ESAP, cheguei à Empresa com uma sólida formação, mas com bem pouca experiência. Já havia trabalhado numa agência do Banco do Brasil e em duas outras empresas menores, mas isso era bem pouco diante do universo de desafios existente nos Correios.

No primeiro grande desafio – a área de serviços gerais de uma Regional – encontrei diversos colegas que nunca deixaram de dividir comigo seu conhecimento e suas experiências acumuladas em anos de trabalho. Em alguns anos, aprendi muito com eles e me tornei, então, também um expert nos temas da área, pude contribuir com sugestões que foram implementadas em toda a Empresa e sedimentei uma base de conhecimentos que até hoje me é útil no dia a dia.

No desafio seguinte – a área de operações especiais (SERCA) – também tive colegas que me auxiliaram a aprender, que dividiram comigo sua expertise.  E no seguinte – a área comercial – a história se repetiu.

Em todos esses anos de Empresa, uma das coisas mais importantes que aprendi foi respeitar o conhecimento, a experiência prática, enfim a expertise de meus colegas, pois, por mais que conhecesse um tema, sempre havia um colega que tinha se aprofundado mais no assunto. 

Em muitas ocasiões, enfrentamos e vencemos desafios que inicialmente pareciam intransponíveis, graças principalmente à soma de expertises reunidas num grupo de trabalho. Inúmeros colegas já estiveram num desses empreendimentos e já puderam colaborar com sua expertise para algum projeto importante da Empresa, desde uma melhoria de processo empresarial até a criação de um novo serviço ou a prestação de consultoria a outra empresa de correios. 

O conjunto de expertises dos trabalhadores dos Correios é um imenso ativo, que precisa ser bem aproveitado. Penso que cada líder na Empresa deveria levar em conta que o conhecimento e o aproveitamento dessas expertises são fundamentais para o sucesso da Empresa e para o clima organizacional. 

quarta-feira, 4 de março de 2015

Projeto que elimina restrições à atuação do conselheiro eleito pelos trabalhadores é desarquivado e volta a tramitar

 Acompanhamento de Proposições
 Brasília, quarta-feira, 04 de março de 2015

Prezado(a), 
Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações. 

o PL-06051/2013 - Suprime o § 3º do art. 2º da Lei nº 12.353, de 28 de dezembro de 2010, que dispõe sobre a participação de empregados nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas e demais empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto e dá outras providências.

- 03/03/2015
Desarquivado nos termos do Artigo 105 do RICD, em conformidade com o despacho exarado no REQ-707/2015.

Eleições do POSTALIS - conselhos deliberativo e fiscal

Ontem (03/03) foram encerradas as votações para as eleições dos novos conselheiros do POSTALIS. Com votações expressivas, foram eleitos os colegas Sérgio Bleasby e Angelo Donga.
Parabenizamos os dois novos conselheiros pela eleição e desejamos que possam realizar um produtivo e eficaz trabalho no conselho deliberativo e no conselho fiscal do POSTALIS.