sexta-feira, 31 de maio de 2013

Carreira

Recebemos uma indagação sobre carreira. A pergunta indagava que projeto a Empresa teria hoje para um Técnico de Correis Jr passar para Técnico de Correios Senior ou Pleno ou ainda para Analista de Correios.

Consultada, a VIGEP nos informou que:

A premissa do Plano de Carreiras, Cargos e Salários vigente - PCCS/2008, quanto ao desenvolvimento na Carreira, baseia-se na modalidade de evolução funcional e/ou salarial pela Promoção Vertical, seja por Mudança de Cargo, seja por Mudança de Estágio de Desenvolvimento, considerando a existência de vaga e aprovação em Recrutamento Interno – RI, observando-se demais critérios e condições definidos no Plano, inclusive o cumprimento da matriz de desenvolvimento.

Assim, considerando a arquitetura atual do Plano, temos que o PCCS/2008 não prevê a aplicação automática, por contagem de tempo de serviço, da promoção Vertical por Mudança de Estágio de Desenvolvimento (de Júnior para Pleno, deste para Sênior e de Sênior para Máster, do cargo que ocupa), sendo que o tempo de exercício no estágio atual se constitui em uma das condições para que o empregado concorra à promoção.

Conforme normatizado no PCCS/2008, subitens 5.2.1.3.1 a 5.2.1.3.3, o reenquadramento não ocorrerá automaticamente e nem a decorrente alteração funcional e/ou salarial, especialmente se for considerado, tão somente,  o tempo de efetivo exercício no estágio de desenvolvimento atual. 

Com relação à implementação dos processos de RI, será necessária a definição de vagas, mediante conclusão dos estudos de dimensionamento que estão em desenvolvimento na área de Gestão de Pessoas, sendo que esta informação embasará a realização dos RIs. Solicita-se, assim, aguardar a disponibilização de informações, as quais serão divulgadas em momento oportuno.

Com relação ao ingresso na Carreira de Nível Superior, o mesmo se dará apenas por Concurso Público, conforme prevê a legislação, ou seja, não é possível a passagem, por RI, de qualquer cargo de nível médio para cargo de nível superior.

Para melhor entendimento dos mecanismos previstos no PCCS/2008, o DESEN/VIGEP disponibiliza o link a seguir, para acesso na intranet, e coloca-se à disposição para quaisquer outros esclarecimentos adicionais que porventura se façam necessários:

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Política e Gestão

Publicamos ao lado um novo artigo com o título "Política e Gestão". O texto sintético traz de forma bem clara o posicionamento do conselheiro a respeito do tema.

domingo, 26 de maio de 2013

Resumo da primeira semana do conselheiro

Nesta primeira semana de atuação, tivemos:
- posse e participação na primeira reunião do conselho de administração com a presença do representante eleito pelos trabalhadores;
- reunião com a direção da Maria Maria;
- reunião informal com equipe da AUDIT;
- participação na posse das Diretorias da ADCAP e respectivos Conselhos Fiscais (Nacional e Brasília);
- resposta a centenas de mensagens recebidas com cumprimentos pela eleição e estabelecimento de contato com várias áreas da Empresa, para levantar informações sobre questões recebidas durante a campanha.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Recrutamentos Internos

Como temos recebido diversas perguntas de colegas sobre recrutamentos internos, buscamos junto à VIGEP informações sobre a atual situação do tema na Empresa. A resposta, que deve interessar a muitos colegas, foi a seguinte:

Os chamados Recrutamentos Internos - RIs, previstos no PCCS-2008, já foram realizados por algumas vezes, a partir da aprovação do referido Plano, mas ainda em número bastante pequeno. Foram também desenvolvidas aplicações com o caráter de iniciativa piloto em algumas Regionais e também na Administração Central, que foi o caso do RI para mudança de estágio de desenvolvimento, de júnior para pleno, na atividade de Analista de Sistemas, e também para Tecnico de Contabilidade. Passados os primeiros RIs e realizadas as aplicações piloto, como já foi dito, a empresa pretende dar inicio no segundo semestre de 2013 à realização de RIs de forma mais intensa e permanente, e para isso está prevista a contratação de empresa especializada para realização dos processos de seleção, considerando o volume de candidatos que possuem os requisitos mínimos para participar do processo, e buscando agilizar a realização dos Recrutamentos Internos, conferindo ainda maior isenção ao processo. Uma vez contratada a empresa, passarão a ser desenvolvidos RIs para cargo/atividades de Técnicos, onde há uma alta demanda, especialmente da área operacional, onde é esperada a participação de mais de 50 mil empregados de nivel médio; está também prevista a realização de RI para mudança de estágio de desenvolvimento, para mudança de atividade dentro do mesmo cargo e assim por diante. Ou seja, passaremos a ter os RIs de acordo com as demandas, mas de forma continuada.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Promessa cumprida e compromisso assumido.


Com a posse no Conselho de Administração ocorrida ontem (22/05), encerramos uma etapa na qual procuramos nos comunicar intensivamente com nossos colegas para apresentar de forma detalhada e transparente nossas ideias e propostas.
Agora começa a etapa seguinte, na qual colocaremos em prática o que projetamos.
Na reunião de ontem do Conselho, entregamos nas mãos de cada um dos demais conselheiros uma correspondência com o texto apresentado a seguir, contendo o posicionamento que procuraremos defender.
E, como prometido na campanha, ativamos o blog “Fazendo Acontecer no Conselho”, no endereço http://conselhocorreios.blogspot.com . Todos os trabalhadores já contam, portanto, com esse primeiro canal de contato direto com o conselheiro, no qual serão divulgadas informações e recebidas as consultas ou sugestões de nossos colegas.
Foi uma grande honra termos sido escolhidos pela maioria dos ecetistas para representá-los no Conselho. E agora vamos procurar corresponder às expectativas.
Marcos César e Carlos Barbosa
.................................................................................
- Texto entregue aos conselheiros na reunião de 22/05/2013 -
Primeiro trabalhador eleito para o
Conselho de Administração da ECT
Representar os empregados no mais alto órgão de administração da ECT é uma grande honra. Assumo o compromisso, juntamente com meu suplente - Carlos Barbosa, de colocar minha experiência profissional de mais de 30 anos de trabalho - em Diretorias Regionais e na Administração Central - à disposição do Conselho de Administração, para ajudar a defender ideais de uma Empresa mais forte, moderna, humana, participativa e com mais oportunidades para todos.
Procurarei estar bem inteirado da situação geral da Empresa, de seus problemas operacionais, de seus negócios e de sua situação econômico-financeira, e avaliarei sempre os impactos que as decisões trarão para os mais de 120 mil trabalhadores e suas famílias. Quando for necessário, conversarei com os demais conselheiros para mostrar-lhes nosso ponto de vista.
Estarei atento ao cumprimento de nossas obrigações de universalização dos serviços postais básicos, as quais, em essência, representam a razão de ser da existência da ECT como empresa pública.Isso deverá se dar, entretanto, com o adequado dimensionamento e reposição de efetivo, e nunca com o sacrifício pessoal de Carteiros, Atendentes, OTTs etc, submetidos a cargas de trabalho além de suas reais possibilidades.
Não descuidarei, também, de orientar, acompanhar e cobrar o desempenho da direção da ECT, para garantir a implementação das estratégias e ações planejadas, especialmente daquelas que, de uma forma ou outra, tenham impacto significativo para os trabalhadores. Mais trabalho e mais produtividade tem de andar juntos; não podem significar mais sacrifício para o trabalhador.
No Conselho, seguirei, portanto, algumas diretrizes básicas de atuação:
- Propor e apoiar ações, projetos  e decisões que fortaleçam a Empresa, contribuindo para seu crescimento e para o bem-estar de seus empregados.
- Demonstrar que os interesses dos trabalhadores podem ser conciliados com os interesses empresariais, de forma que o desenvolvimento da ECT se dê pela capacitação e desenvolvimento, pela valorização e pleno aproveitamento das pessoas, em todos os níveis, e nunca por sua exploração ou discriminação.
- Sustentar que a ECT possui pessoas qualificadas para liderar os projetos e ações necessárias à construção do futuro da Empresa.
- Motivar e unir os ecetistas na causa comum de construir uma Empresa cada vez mais forte.
- Fazer acontecer!
Brasília, 22 de maio de 2.013
Marcos César Alves Silva

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Posse no Conselho de Administração

Na manhã do dia 22 de maio, tomaram posse no Conselho de Administração, como representantes eleitos pelos trabalhadores, Marcos César Alves Silva (titular) e Carlos Alberto de Souza Barbosa (suplente).
 

foto de: Mariângela Lopes
 
foto de: Mariângela Lopes

Atas das reuniões do Conselho de Administração

As atas de reunião do Conselho de Administração são publicadas na intranet logo após sua aprovação e assinatura pelos conselheiros.
Na página inicial da intranet ( http://intranetac/ ), há um botão à direita, abaixo, conforme indicado na imagem, a partir do qual se tem acesso às atas:
 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

ECT tem novo estatuto


Nas apresentações recentemente realizadas sobre o novo estatuto em Recife e em Porto Alegre, o conselheiro eleito pelos trabalhadores, Marcos César Alves Silva, informou que em breve teríamos um novo estatuto, especialmente para ajustar algumas disposições decorrentes da Lei nº 12.490/11.
O Decreto nº 8.016, publicado no D.O.U. de 20 de maio de 2.013, trouxe o novo estatuto da ECT.
A reformulação do estatuto vigente, implantado em 16 de maio de 2011, era necessária para introduzir algumas disposições da Lei n º 12.490/11, a saber:
- necessidade de aviso à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal sobre a constituição de subsidiárias e a aquisição de participação em empresas;
- vedação das empresas adquiridas ou constituídas pela ECT atuarem no serviço de entrega domiciliar de que trata o monopólio postal;
- alteração do prazo de gestão dos membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva de 2 para 3 anos;
- definição de que, em âmbito regional, as funções gerenciais e técnicas serão exercidas exclusivamente por empregados do quadro de pessoal permanente da ECT;
- aplicação subsidiária à ECT da Lei 6.404/76.
O novo estatuto da ECT pode ser lido na íntegra em