segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Novo filme publicitário dos Correios

Começou a ser veiculado neste final de semana um novo filme publicitário dos Correios.
As soluções dos Correios para o e-commerce são o foco da peça.

Ata da 9ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração

Foi publicada no site dos Correios a ata da 9ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração em 2017.
A leitura da ata possibilitará o conhecimento de posicionamentos importantes que registramos na ocasião, a respeito de temas como Banco Postal, qualidade operacional, acumulação das áreas VIPAD e VIFIC, histórico de despesas, contratação tempestiva de auditoria independente, alteração da estrutura da VIFIC e greve. 
Boa leitura!

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

POSTALIS - interventor participa de reunião do CA

Na reunião do Conselho de Administração do dia 26/10, houve a participação do interventor do POSTALIS, Walter Carvalho Parente, que se apresentou e comentou seus primeiros dias no processo de intervenção no instituto.

O interventor se apresentou como de perfil técnico (auditor da receita), sem ligações políticas e com experiência em outros processos de intervenção.  

Segundo o interventor, ele já está se inteirando de questões importantes, como as discussões com o BNY Mellon e a RTSA - Reserva Técnica de Serviço Anterior, assim como examinando cuidadosamente as aplicações mais relevantes do POSTALIS. Ele assegurou também, inúmeras vezes, que veio para tentar salvar o fundo e não o contrário.

Como havíamos solicitado anteriormente audiência com o Diretor Superintendente da PREVIC, para tentar compreender a motivação da intervenção neste momento, e recebido daquela órgão correspondência indicando que o assunto deveria ser tratado com o interventor, encaminhamos hoje (27/10) carta solicitando a audiência.

Não temos expectativa de obter respostas sobre as causas da intervenção na futura audiência com o interventor, pois a decisão de intervir é tomada noutra alçada de decisão (PREVIC), sendo o interventor apenas o técnico que é designado para fazer a intervenção. Mas esperamos poder contribuir de alguma forma e ouvir mais sobre os trabalhos já desenvolvidos.

Reuniões do Conselho de Administração

Nesta semana, tivemos uma reunião ordinária, para tratar da pauta normal de temas do colegiado, e reuniões extraordinárias, para tratar de exoneração e de eleições de dirigentes.
Foi eleito o novo Vice-Presidente de Administração, exonerado o Vice-Presidência de Finanças e Controladoria e eleito o substituto para aquela área.

Na reunião ordinária, tivemos oportunidade de conhecer o interventor do POSTALIS e de ouvi-lo sobre esses primeiros dias de intervenção.

Os informes sobre as reuniões estão no seguintes links:

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Resposta recebida da PREVIC

Recebemos na sexta-feira (20/10), resposta da Diretoria de Fiscalização e Monitoramento da PREVIC, a respeito de nossa solicitação de audiência com a direção daquele órgão (Carta nº 132/2017-MCAS), para tratar da intervenção no POSTALIS. A resposta recebida pode ser lida no seguinte link.

Diante da resposta recebida e da proximidade da 10ª reunião ordinária do Conselho de Administração (26/10), para a qual foi convidado o interventor do POSTALIS, aguardaremos a ocasião, na expectativa de que tenhamos, então, alguma informação dobre a motivação da intervenção.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

O charme da mala direta

Apesar de receber frequentes mensagens eletrônicas de alguns fabricantes e fornecedores de bens e serviços que adquiri anteriormente, também recebo de alguns, em paralelo, mensagens impressas, no formato mala direta.

Não por acaso, esses fornecedores que me enviam catálogos e outras peças impressas acabam estando entre meus preferidos, como é o caso da Dell, marca presente em meu desktop pessoal e nos notebooks que utilizo.

Na imagem ao lado, estão uma das recentes mensagens eletrônicas e a belíssima mala direta, em formato de mini-catálogo, que me enviaram em outubro.

Apesar de neste momento não precisar de um novo equipamento, por ter acabado de receber um desktop novo, já folheei o catálogo inúmeras vezes e talvez acabe adquirindo algum acessório. 

Diferentemente dos e-mails, cuja vida é bastante curta, por mais que sejam bem produzidos, no caso do catálogo acabo mantendo-o por mais tempo e o visualizando mais vezes.

Sei que cada consumidor tem uma maneira diferente de reagir às comunicações que recebe, mas imagino que, como eu, muitos consumidores gostem do contato táctil com uma peça bem elaborada, colorida, impressa em papel de qualidade, como é o caso desse mini-catálogo da ilustração.

Imagino também que, ao receber peças assim, o consumidor se sente mais valorizado e tende a olhar com mais simpatia para as marcas que assim o distinguem. 

No meu caso, a concorrência terá muita dificuldade de capturar minha atenção, pois minha fornecedora de equipamentos de informática tem cuidado bem de seu relacionamento comigo, me enviando há anos não só as mensagens eletrônicas, que me chegam diariamente misturadas a centenas de outras e nem sempre são lidas, mas também belíssimos catálogos.   

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Intervenção no POSTALIS - solicitação de reunião

No dia 06/10/2017, encaminhamos, ao Diretor-Superintendente da PREVIC, carta solicitando que fôssemos recebidos em reunião, para tratar do tema intervenção no POSTALIS.

Na correspondência enviada, que pode ser lida no link, apresentamos as razões que nos motivaram a pedir a reunião.

Comissão Provisória de Auditoria

Na 10ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração, ocorrida em 26/10/2016, me foi designada a missão de coordenar a Comissão Provisória de Auditoria.

Entre outras missões, caberia à comissão preparar a organização para a instituição de um Comitê de Auditoria, estruturado nos moldes definidos pela Lei nº 13.303/2016.

Daquela oportunidade em diante, com o indispensável apoio da equipe da Auditoria Interna, desenvolvemos uma série de atividades, entre as quais se poderia destacar:
- em 23/12/2016, reunião inaugural da Comissão, para estabelecer diretrizes e cronograma de trabalho;
- em 17/01/2017, realizada reunião com o Comitê de Auditoria da Caixa Econômica Federal, para conhecer a estrutura e o funcionamento daquele comitê, assim como as ações adotadas para adequação às disposições da Lei nº 13.303/2016 e do Decreto nº 8.945/2016;
- em 20/01/2017, realizada reunião com o Comitê de Auditoria do Banco do Brasil S.A., com o mesmo objeto da reunião com o Comitê de Auditoria da Caixa;
-  em 24/05/2017, realizada reunião com a Coordenadora de Recursos Humanos do Banco do Brasil S.A., com o objetivo de conhecer as práticas adotadas pelo Banco, referentes ao mapeamento de potenciais sucessores para a alta administração e verificar a possibilidade de aproveitamento dessa experiência na seleção dos membros do Comitê de Autoria dos Correios; 
- elaborada proposta de Regimento Interno para o Comitê de Auditoria, incluída em pauta para reunião ordinária do Conselho de Administração;
- apresentadas sugestões de adequação da minuta de novo estatuto da Empresa, com alinhamento às normas vigentes sobre Comitê de Auditoria. 

Recentemente, decisões tomadas pela administração da Empresa não estiveram alinhadas com nosso pensamento a respeito da condução e da estrutura da Auditoria Interna, assim como do próprio papel de coordenação que considerávamos caber à Comissão, razão pela qual, em 04/09/2017, encaminhamos expediente ao Presidente do Conselho de Administração renunciando à missão que nos foi confiada. Cópia do detalhado expediente enviado se encontra no seguinte link.

Esperamos que, no futuro, com a implementação na Empresa de todas as disposições da Lei nº 13.303/2016, tenhamos por aqui um Comitê de Auditoria forte, atuante e respeitado, como procuramos prever em todo o trabalho realizado até aqui.

Registramos, finalmente, nosso agradecimento a toda a equipe da Auditoria Interna que, ao longo desse período em que estivemos à frente da Comissão Provisória de Auditoria, não mediu esforços para nos apoiar nessa missão.   

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Intervenção no POSTALIS


No último dia 04/10, fomos surpreendidos com a notícia de intervenção no POSTALIS. A surpresa decorreu do fato que anteriormente, quando instada a intervir no POSTALIS pela ADCAP e pela FINDECT, que denunciavam inúmeras irregularidades então em curso no instituto, a PREVIC nada fez nesse sentido, alegando, nas reuniões então havidas, que uma intervenção era uma medida extrema.

Naquela ocasião, as entidades não viram outra alternativa, já que o órgão regulador se limitava a realizar fiscalizações e aplicar pequenas multas aos dirigentes (as quais foram se avolumando com o tempo), senão procurar o Congresso Nacional, para demandar a criação de uma CPI.

Felizmente, alguns dos deputados então contatados pelas entidades se interessaram em apoiar a iniciativa, a CPI dos Fundos de Pensão foi instalada, realizou inúmeras audiências e oitivas e entregou, ao final, um relatório que tem suscitado ações subsequentes dos órgãos de controle nos maiores fundos de pensão brasileiros, incluindo o POSTALIS.

É certo que ainda não obtivemos a reparação dos sérios danos produzidos no POSTALIS, com as inexplicáveis aplicações realizadas no passado. Mas não há como negar que tivemos avanços, como no caso dos trabalhos da CPI e também na própria constituição da direção do instituto. Do momento do pedido original de intervenção no instituto até hoje, além da CPI, tivemos a modificação da constituição da direção do POSTALIS, que passou a contar com membros eleitos pelos trabalhadores nos vários colegiados - Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.

Assim, com o desdobramento do trabalho da CPI e com a presença de representantes dos trabalhadores na direção do instituto, minimizando a influência política na gestão, víamos o quadro do POSTALIS como algo que estava evoluindo, trazendo-nos perspectivas de finalmente podermos ter sossego ao pensar em nossas complementações de aposentadoria.

A intervenção, porém, modificou este cenário. Não compreendemos, ainda, que fatos tão sérios teriam levado a PREVIC a considerar agora necessário intervir no instituto. Não sabemos se essa decisão decorre de mudança de posicionamento do órgão controlador, que, a partir de agora, intervirá rapidamente nos fundos em caso de algum problema que anteriormente não seria considerado como motivo suficiente para isso. Enfim, estamos ainda tentando compreender a motivação dessa iniciativa radical e suas possíveis consequências para os trabalhadores.

No Conselho de Administração, sempre que o tema POSTALIS é tratado com nossa participação. analisamos com profundidade as matérias apresentadas, de forma a poder contribuir com as decisões e apontar pontos que mereçam atenção da Diretoria Executiva dos Correios, o que, normalmente, fica registrado nas próprias atas. Em matérias relacionadas a benefícios, como, por exemplo, planos de equacionamento, não podemos participar das discussões e nem votar, devido às vedações da Lei nº 12.353/2010.

Permaneceremos atentos à evolução deste assunto, que interessa a todos os participantes e assistidos do POSTALIS, e postaremos aqui no blog outras informações que obtivermos a respeito.