A ótima imagem que os Correios ainda têm junto à população em geral se deve, principalmente, a uma história de serviços prestados com qualidade, moldada a partir da visão de que, com liderança, disciplina e boa infraestrutura, era possível ter um serviço postal eficaz no Brasil.
Para materializar essa visão, decisões relevantes foram tomadas ao longo do tempo. Uma das mais importantes foi a montagem de uma rede aérea que funcionava à noite, inicialmente aproveitando aviões que, durante o dia, transportavam passageiros. Assim, enquanto as pessoas dormiam, as correspondências e encomendas expressas cruzavam o país, para serem entregues no dia seguinte, surpreendendo alguns clientes que chegavam a se espantar com tamanha velocidade operacional.
O tempo foi passando, a tecnologia evoluindo e as necessidades e expectativas dos clientes se modificando. A internet trouxe a comunicação e o comércio para a velocidade de tempo real. O transporte aéreo brasileiro tem hoje dimensões bem diferentes das que tinha há 35 anos atrás, quando nasceu o SEDEX, assim como o comércio eletrônico tem dimensões completamente distintas do reembolso postal, seu precursor.
Essa evolução do mercado acrescentou outros desafios novos para os Correios, como a informação mais atualizada de rastreamento das encomendas, disponível na internet e em smartphones, mais máquinas, para tratar as milhões de encomendas que passaram a transitar diariamente pelos maiores centros operacionais, mais veículos para entrega e também mais trabalhadores para tratar e entregar as encomendas.
Operar toda essa infraestrutura de maneira eficaz e manter a qualidade é um grande desafio, que tem sido enfrentado a cada dia pelos técnicos dos Correios. Na atualidade, a falta de recursos, de pessoas ou de infraestrutura muitas vezes impedem que se ofereça aos clientes o nível de serviço que os trabalhadores dos Correios gostariam de oferecer. Mas não deve restar dúvida de que, se dependesse apenas deles, os clientes teriam sempre um serviço irrepreensível sob todos os aspectos, pois a qualidade faz parte do DNA postal, desde que a Empresa foi criada.
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