quinta-feira, 23 de maio de 2013

Promessa cumprida e compromisso assumido.


Com a posse no Conselho de Administração ocorrida ontem (22/05), encerramos uma etapa na qual procuramos nos comunicar intensivamente com nossos colegas para apresentar de forma detalhada e transparente nossas ideias e propostas.
Agora começa a etapa seguinte, na qual colocaremos em prática o que projetamos.
Na reunião de ontem do Conselho, entregamos nas mãos de cada um dos demais conselheiros uma correspondência com o texto apresentado a seguir, contendo o posicionamento que procuraremos defender.
E, como prometido na campanha, ativamos o blog “Fazendo Acontecer no Conselho”, no endereço http://conselhocorreios.blogspot.com . Todos os trabalhadores já contam, portanto, com esse primeiro canal de contato direto com o conselheiro, no qual serão divulgadas informações e recebidas as consultas ou sugestões de nossos colegas.
Foi uma grande honra termos sido escolhidos pela maioria dos ecetistas para representá-los no Conselho. E agora vamos procurar corresponder às expectativas.
Marcos César e Carlos Barbosa
.................................................................................
- Texto entregue aos conselheiros na reunião de 22/05/2013 -
Primeiro trabalhador eleito para o
Conselho de Administração da ECT
Representar os empregados no mais alto órgão de administração da ECT é uma grande honra. Assumo o compromisso, juntamente com meu suplente - Carlos Barbosa, de colocar minha experiência profissional de mais de 30 anos de trabalho - em Diretorias Regionais e na Administração Central - à disposição do Conselho de Administração, para ajudar a defender ideais de uma Empresa mais forte, moderna, humana, participativa e com mais oportunidades para todos.
Procurarei estar bem inteirado da situação geral da Empresa, de seus problemas operacionais, de seus negócios e de sua situação econômico-financeira, e avaliarei sempre os impactos que as decisões trarão para os mais de 120 mil trabalhadores e suas famílias. Quando for necessário, conversarei com os demais conselheiros para mostrar-lhes nosso ponto de vista.
Estarei atento ao cumprimento de nossas obrigações de universalização dos serviços postais básicos, as quais, em essência, representam a razão de ser da existência da ECT como empresa pública.Isso deverá se dar, entretanto, com o adequado dimensionamento e reposição de efetivo, e nunca com o sacrifício pessoal de Carteiros, Atendentes, OTTs etc, submetidos a cargas de trabalho além de suas reais possibilidades.
Não descuidarei, também, de orientar, acompanhar e cobrar o desempenho da direção da ECT, para garantir a implementação das estratégias e ações planejadas, especialmente daquelas que, de uma forma ou outra, tenham impacto significativo para os trabalhadores. Mais trabalho e mais produtividade tem de andar juntos; não podem significar mais sacrifício para o trabalhador.
No Conselho, seguirei, portanto, algumas diretrizes básicas de atuação:
- Propor e apoiar ações, projetos  e decisões que fortaleçam a Empresa, contribuindo para seu crescimento e para o bem-estar de seus empregados.
- Demonstrar que os interesses dos trabalhadores podem ser conciliados com os interesses empresariais, de forma que o desenvolvimento da ECT se dê pela capacitação e desenvolvimento, pela valorização e pleno aproveitamento das pessoas, em todos os níveis, e nunca por sua exploração ou discriminação.
- Sustentar que a ECT possui pessoas qualificadas para liderar os projetos e ações necessárias à construção do futuro da Empresa.
- Motivar e unir os ecetistas na causa comum de construir uma Empresa cada vez mais forte.
- Fazer acontecer!
Brasília, 22 de maio de 2.013
Marcos César Alves Silva

3 comentários:

  1. Desejo uma excelente jornada!
    E como profissional da comunicação parabenizo pela iniciativa de manter um contato direto com os trabalhadores objetivando transparência e cumplicidade.

    ResponderExcluir
  2. A questão do respeito a todos os profissionais deve de fato abranger TODOS OS NÍVEIS, sem esquecer da pequena grande massa de ADMINISTRADORES (NÍVEL SUPERIOR), onde encontram-se pessoas altamente capacitadas para cargos de tomadas de decisões, mas que atualmente atuam como técnicos.

    Sem valorizar essa massa, certamente todos os de nível superior abandonarão a empresa, fato que já notório em todas as DRs.

    Aí está um desafio e que, como ADMINISTRADOR, espero ver acontecer ainda este ano.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela tua transparencia, estavamos precisando que alguem nos informa-se dos assuntos tratados na Administração da ECT. Estamos aguardando um PDV descente, portanto nos mantenha informados dos assuntos.

    ResponderExcluir