quinta-feira, 27 de abril de 2017

Transferência em massa de trabalhadores de áreas administrativas para operacionais

Recebi nesta semana inúmeros contatos de colegas preocupados com uma decisão da direção da Empresa, que transferia sumariamente centenas de pessoas de áreas administrativas para operacionais.
A forma atropelada, inadequada e intempestiva com que a decisão foi comunicada se somou à própria inconsistência da decisão em si, posto que um eventual processo desse tipo e com essas proporções deveria ser precedido de estudos e decisões estratégicas em todas as alçadas, incluindo o próprio Conselho de Administração, o que não ocorreu.
Diante disso, além do envio de comunicação ao Presidente da Empresa solicitando os estudos técnicos e jurídicos que precederam tal decisão, estou comunicando ao colegiado hoje minha preocupação com os riscos estratégicos que tal medida está trazendo para a Empresa.

Um comentário:

  1. Em resposta à carta enviada ao Presidente recebi resposta, por meio da Carta 108/2017-PRESI, que, em síntese, informa da videoconferência que estaria sendo realizada no dia 26/04, e acrescenta que "a adequada alocação dos recursos humanos, com prioridade para as áreas de negócios da Empresa, trata-se de medida de gestão que visa alavancar receitas, reduzir despesas e otimizar os processos operacionais, portanto, não demandam pareceres jurídicos prévios."
    Discordo do posicionamento apresentado, especialmente pelos potenciais efeitos financeiros que podem advir para a Empresa em decorrência de ações judiciais decorrentes dessa medida; por esta razão, submeti o tema ao Presidente do Conselho de Administração.

    ResponderExcluir