domingo, 26 de janeiro de 2014

A importância da climatização das unidades

Um situação que, infelizmente, ocorre com alguma frequência em nossas unidades operacionais é a falta de climatização e até de ventilação adequadas ao trabalho lá desenvolvido.
Em geral, o problema surge com o aluguel de um galpão industrial que é adaptado para abrigar um centro operacional, mas não recebe sistemas de climatização ou de ventilação suficientes para tornar o ambiente adequado ao trabalho humano.
Já tivemos oportunidade de visitar unidades com este problema e vimos como isso afeta a saúde, o moral e o desempenho de nossos colegas que ali trabalham. Uma sensação térmica superior a quarenta graus centígrados, como chegamos a presenciar, é insuportável para muitos, que chegam a desmaiar no trabalho.
Compreendemos que os galpões oferecidos para locação no mercado nem sempre sejam construídos com esse tipo de instalação, mas pensamos que seja um pré-requisito importante dotar os prédios locados de sistemas adequados de climatização ou de ventilação antes de ocupá-los, pois, de outra forma, sujeitaremos os colegas a condições de trabalho muito ruins, especialmente em regiões mais quentes, como o Rio de Janeiro e os estados do Nordeste e Norte.
Diferentemente de outras atividades que utilizam galpões apenas para armazenar cargas ou guardar equipamentos e máquinas, no caso dos Correios temos dezenas ou centenas de pessoas ali trabalhando e devemos levar isso em conta nas adaptações que antecedem as ocupações desses locais.

5 comentários:

  1. Infelizmente, o calor está afetando todas as regiões, portanto essa necessidade é nacional. Aqui em Santa Catarina hoje, em algumas localidades, temos a previsão de sensação térmica de 50º.

    Marcia Regina K6ohler

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Ceará, mais parecido com um deserto, o ano inteiro com calor insuportável, nas agências de atendimento, empregados e clientes sofrem devido a falta de climatização

    ResponderExcluir
  3. Referências Internas
    Numa empresa grande como a ECT, é bem comum encontrar situações em que uma Regional chega mais facilmente a soluções para enfrentar determinado desafio que suas congêneres. Às vezes, chega a parecer para quem observa que estamos em empresas distintas.
    Na ECT, perceber e aproveitar as boas referências internas é uma das melhores e mais econômicas maneiras de evoluir, pois uma solução vencedora numa Regional geralmente pode ser portada sem nenhuma ou com pequenas adaptações para qualquer outra Regional, com resultados rápidos, já testados.
    Nesta postagem, falamos da importância da climatização das unidades. Pois bem, será que alguma Diretoria Regional já teria conseguido superar totalmente o desafio de climatizar suas unidades? A resposta é “SIM”! Pelo menos uma Regional já conseguiu climatizar suas unidades – a DR Mato Grosso do Sul.
    Fica, então, o registro do caso da DR/MS para ser estudado. Pode ser uma boa referência sobre este tema.

    ResponderExcluir
  4. No cdd-Itaborai- região metropolitana do rj, trabalhamos em um galpão cujo telhado e coberto com folhas de zinco,a agua de poço está contaminada, e os gestores não estão nem aí, mas tudo isso é fruto do feudo politico que tomou conta da empesa nos ultimos anos.

    ResponderExcluir
  5. Penso que a climatização é um investimento muito importante para as unidades operacionais e agências, refletindo positivamente nos clientes pois até mesmo eles reivindicam.

    ResponderExcluir