terça-feira, 4 de agosto de 2015

Tecnologia

Um dos recursos que se tornaram indispensáveis às operações e aos negócios das empresas é a tecnologia da informação e comunicação. E nos Correios não é diferente.

Do ERP e seus milhares de tentáculos ao singelo programa que gera etiquetas para cartas e encomendas ou que fornece o CEP a partir de um endereço, os sistemas de informática são essenciais para o funcionamento da Empresa.

Pessoalmente, sempre fui fascinado pelos benefícios que um bom sistema de informática pode trazer para o trabalho, mesmo quando a informatização não era um imperativo, a microinformática dava seus primeiros passos no Brasil e a maioria dos processos tinha tratamento apenas manual. 

Hoje, a situação é outra e a tecnologia é um requisito presente em todos os processos empresariais, de forma que um serviço nem nascerá se não estiver ancorado em bons sistemas informatizados, que cubram desde o atendimento até o pós-venda e o acompanhamento de desempenho.

Neste contexto, o desenvolvimento e produção de TIC passa a ser crítico para o sucesso da Empresa. Quanto mais rápido e de forma consistente forem desenvolvidos e implementados os processos informatizados, maiores serão as chances de a Empresa responder melhor às demandas do mercado e sua evolução no tempo.

E tecnologias que até pouco tempo atrás eram tidas como novidades, como as de mobilidade e de geoprocessamento, são hoje bem comuns nas empresas postais e vão, aos poucos, permitindo o aperfeiçoamento dos processos dessas organizações rumo à geolocalização e à informação em tempo real.

A TIC constitui, assim, ativo estratégico essencial, cujo domínio e adequada utilização determinam o bom funcionamento da Empresa e o seu desenvolvimento, merecendo lugar de destaque no planejamento e na gestão da Empresa.

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