sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Resultados e Plano de Ações

A convite da Presidência da Empresa, participei, nesta quinta-feira (21/01), de reunião com representantes da FENTECT.
Na reunião, a Federação apresentou material elaborado por uma consultoria e os Correios apresentações preparadas pela área de contabilidade e pelo coordenador do grupo que estuda medidas para redução de despesas.
Sobre o conteúdo apresentado registraria as seguintes observações:
- o trabalho da consultoria da FENTECT trazia conclusões imprecisas, principalmente sobre o tema pós-emprego, ainda pouco conhecido; a área de contabilidade da Empresa explicou detalhadamente as receitas, despesas e também o pós-emprego; 
- o Presidente respondeu diretamente a inúmeras observações feitas pelos representantes sindicais; além disso, colocou-se à disposição da direção da Federação para aprofundar algumas questões, como a do DDA;
- a apresentação do grupo de redução de despesas trouxe informações gerais sobre os estudos que se encontram em curso na administração central; um representante apresentou uma planilha contendo uma lista de ações, a qual estava já circulando informalmente na Empresa; o Presidente informou que as ações ainda estão sendo debatidas e que as entidades serão ouvidas.
Pessoalmente, espero que a direção da Empresa consiga estabelecer um bom plano de redução de despesas e de ampliação de receitas, que permita alcançar logo o equilíbrio fiscal da ECT. E que as medidas que afetem os trabalhadores sejam bem debatidas.
Não consigo imaginar cenário em que a Empresa passe a depender de recursos do Tesouro Nacional. 
Na próxima semana, haverá nova reunião sobre esses temas, com a FINDECT e com outras representações.

5 comentários:

  1. É claro que não é pra "depender" do tesouro. Nunca dependeu! O "argumento" é ruim, acho. E penso que serve pra desfocar daquilo que é fundamental: cortar "gastos" todos querem. Mas que "gastos"? Os trabalhadores são "gastos"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode parecer-lhe óbvio que não devamos depender do tesouro, mas nem todos pensam assim. Quanto aos trabalhadores serem ou não gastos, os salários e benefícios que nos são pagos são sim gastos importantes. Nos Correios, ainda mais, em função da própria natureza da empresa. Trata-se, porém, de um gasto bom, que, bem gerenciado, pode fazer a empresa competitiva e lucrativa.

      Excluir
  2. Caro Marcos

    O que seria o tema "Pós-emprego"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noutra postagem do blog abordamos esse tema: http://conselhocorreios.blogspot.com.br/2016/02/uma-grande-e-vigorosa-empresa.html

      Excluir
  3. Sempre que há crise econômica, o trabalhador é o primeiro a pagar a conta. Temos que criar novos paradigmas que levem o país a ser um país de vanguarda. Quem sabe se o Correios lidera esse processo de transformação?

    ResponderExcluir