sexta-feira, 31 de maio de 2013

Carreira

Recebemos uma indagação sobre carreira. A pergunta indagava que projeto a Empresa teria hoje para um Técnico de Correis Jr passar para Técnico de Correios Senior ou Pleno ou ainda para Analista de Correios.

Consultada, a VIGEP nos informou que:

A premissa do Plano de Carreiras, Cargos e Salários vigente - PCCS/2008, quanto ao desenvolvimento na Carreira, baseia-se na modalidade de evolução funcional e/ou salarial pela Promoção Vertical, seja por Mudança de Cargo, seja por Mudança de Estágio de Desenvolvimento, considerando a existência de vaga e aprovação em Recrutamento Interno – RI, observando-se demais critérios e condições definidos no Plano, inclusive o cumprimento da matriz de desenvolvimento.

Assim, considerando a arquitetura atual do Plano, temos que o PCCS/2008 não prevê a aplicação automática, por contagem de tempo de serviço, da promoção Vertical por Mudança de Estágio de Desenvolvimento (de Júnior para Pleno, deste para Sênior e de Sênior para Máster, do cargo que ocupa), sendo que o tempo de exercício no estágio atual se constitui em uma das condições para que o empregado concorra à promoção.

Conforme normatizado no PCCS/2008, subitens 5.2.1.3.1 a 5.2.1.3.3, o reenquadramento não ocorrerá automaticamente e nem a decorrente alteração funcional e/ou salarial, especialmente se for considerado, tão somente,  o tempo de efetivo exercício no estágio de desenvolvimento atual. 

Com relação à implementação dos processos de RI, será necessária a definição de vagas, mediante conclusão dos estudos de dimensionamento que estão em desenvolvimento na área de Gestão de Pessoas, sendo que esta informação embasará a realização dos RIs. Solicita-se, assim, aguardar a disponibilização de informações, as quais serão divulgadas em momento oportuno.

Com relação ao ingresso na Carreira de Nível Superior, o mesmo se dará apenas por Concurso Público, conforme prevê a legislação, ou seja, não é possível a passagem, por RI, de qualquer cargo de nível médio para cargo de nível superior.

Para melhor entendimento dos mecanismos previstos no PCCS/2008, o DESEN/VIGEP disponibiliza o link a seguir, para acesso na intranet, e coloca-se à disposição para quaisquer outros esclarecimentos adicionais que porventura se façam necessários:

17 comentários:

  1. A falta de uma progressão vertical por antiguidade, que poderia ser aplicada alternadamente á promoção prevista no PCCS, tem gerado descontentamentos.
    Observe que o PCCS não aplicou o previsto no § 3º do artigo 461 da CLT quando estabeleceu diversas condições para conceder promoção vertical para mudança de estágio de desenvolvimento, não garantindo o requisito de alternância entre os critérios de merecimento e antiguidade.
    Isto, por si só, torna o PCCS inválido, porque o plano não atentou em aplicar "os requisitos de validade de um quadro de carreira", nos termos do art. 461, § 2º, da CLT e da Súmula 6 do TST.
    O que vocês do Conselho de Administração pensam sobre este assunto?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que a VIGEP fosse indagada o porquê de, passados cinco anos, não houve RI de mudança de cargo de Analista Junior para Pleno e Pleno para Senior. Muitos Analistas Plenos e Sêniors sairam no PDV.
    Na prática, a empresa colocou Analistas Jr. a exercer atividades que outrora eram realizadaa por analistas pleno/sênior.
    Creio que, pela demora, a empresa, no mínimo deverá prever no PCCS, uma forma de passar de junior direto para sênior, pois a empresa privou várias oportunidades de progressão.
    Eu, por exemplo, sou analista Jr. a sete anos e já poderia ter passado em dois RIs e ja ser um analista sênior.

    ResponderExcluir
  3. Marcus Vinicius, 12 de julho de 2013
    No final do ano passado elaborei um trabalho para avaliar a evolução salarial nos Correios. Com base nos dados da DR/RJ,um Analista de Correios leva em média 18,4 anos para chegar a um salário base de R$ 5.466,00. A conclusão é que temos uma média salarial baixa e PCCS que não perite um crescimento profissional por mérito, que dificulta a retenção de talentos e a contratação de profissionais de bom nível. Em concurso recente vários profissionais pediram demissão em função de aprovaão em outros concusos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que é analista de correios?

      Já começa por ai.

      As pessoas não sabem o que é Analista?

      Excluir
    2. O próprio Analista não sabe nem o que veio fazer na ECT e quem ensina o serviço é o agente de correios, as atividades administrativas executadas na ECT são muito complexas e não se ensina em nenhuma universidade, o único curso que realmente formava profissionais aptos a executar tais atividades bera a ESAP, que foi extinta, por essa razão a queda da qualidade na realização destas atividades, não se forma profissionais do dia pra noite.

      Excluir
    3. Publico a seguir mensagem recebida da colega Eliane Toniasso:
      Gostaria de receber o Plano de Evolução Salarial de um Analista de Correios feita pelo Anônimo.
      Atenciosamente,
      Eliane Toniasso | elianetoniasso@hotmail.com

      Excluir
  4. Não tem respostas para os comentários feitos no blog?Porque não respondem para vermos o que o conselho tem a dizer?

    ResponderExcluir
  5. Braga e demais colegas,
    Quando os comentários formulam questões, tenho procurado encaminhar estas questões para as áreas responsáveis, neste caso presente a VIGEP, solicitando que nos forneçam elementos para responder. Ao receber as respostas, encaminho ao formulador ou publico pequena matéria no blog a respeito.
    Em outras situações, quando o comentário faz uma análise de algum aspecto ou registra uma opinião, também o publico, de forma que nossos colegas das respectivas áreas responsáveis tomem conhecimento e, se considerarem conveniente, respondam com outro comentário.
    Por fim, é importante compreender que o blog não expressa a opinião do Conselho de Administração, mas sim serve de instrumento de interação do conselheiro Marcos César Alves Silva com seus colegas da ECT. Não se trata, portanto, de um blog oficial do Conselho de Administração.

    ResponderExcluir
  6. Os Correios não cumpriram o PCCS de 95, e não irão cumprir o de 2008 gerando milhares de ações judiciais, e com isso despesas e gastos envolvendo a área jurídica e o pagamento dos atrasados.Os CORREIOS são a única estatal que não faz acordos, o que acredito sejam menos custosos.Geralmente, as empresas, quando possuem muitas ações com jurisprudência pacificada nos tribunais preferem fazer acordos, ou não recorrerem a fim de reduzirem os seus gastos.No caso do PCCS 95 o TST já sumulou que as progressões por antiguidade devem ser concedida, conforme ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL PROVISÓRIA 071 do TST, porém mesmo assim as áreas jurídicas da empresa continuam recorrendo, gerando mais gastos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é claro que os correios não fazem acordo.

      1 - Numa demanda judicial de 10.000,00 os correios gastam dez vezes mais, sem contar a despesa com advogados.

      Hoje em dia não sei se os correios são uma empresa de comunicação via postal ou escritório de advocacia.

      Todos dia é uma enxurrada de reclamações trabalhistas.

      E por falar em despesa, por que o diferencial de mercado dos advogados está em R$ 1.700,00 reais.

      O adicional de mercado do carteiro ainda é 80, 00.

      Nada contra este ou aquele cargo, mas correios é uma empresa de distribuição e portanto sua atividade fim não é advogar.

      Se meu comentário não for censurado ele será publicado.

      Excluir
  7. Porque diversos funcionários dos Correios tiveram progressão na carreira sem prestar nenhum RI e outros nem mesmo prestaram concurso público foram admitidos e se tornaram funcionários e tiveram progressão na carreira sem prestar nenhum RI. E porque funcionários que prestaram concurso público e concorreram com milhares de pessoas estão estagnados e fizeram até mesmo curso superior sem bolsa dos Correios. Como se explica tal situação. E de acordo com as leis trabalhistas a cada 5 anos tem progressão automática na carreira. Porque que toda lei implantada pelos Correios é diferente e beneficia apenas minoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus comentários são sempre censurados:


      A lei diz uma coisa, mas os correios adoram criar nomes bonitos para doutrinar os funcionários.

      ALGUÉM AI SABE QUE É ANALISTA DE CORREIOS?

      Excluir
    2. Analista- Missão -Aplicar conhecimentos técnicos de sua especialidade, visando à otimização dos resultados
      e aprimoramento dos padrões de trabalho de sua área de atuação para melhoria dos
      processos e alcance dos objetivos organizacionais e a excelência do negócio da ECT. Cargo nivel superior.

      Excluir
    3. Os técnicos pleno estão a mais de 5 anos no mesmo cargo, sem oportunidade de fazer um RI para técnicos sênior, e desempenhando as funções de sênior.....( desvio de função )

      Ficam estagnados os cargos.....e o entusiasmo funcional.

      Excluir
  8. Qual o prazo para conclusão dos estudos de dimensionamento?

    ResponderExcluir
  9. que engracado,ninguem lembra do coitado do carteiro que e o que leva voces nas costas e nao consegue passar em ri ou concurso superior dos correios; pois como se tem cabeca e forca para estudar com um tipo de servico desses?a maioria dos analistas de hoje nunca entregaram uma carta sequer, so estudaram!ai fica facil.

    ResponderExcluir
  10. Até hoje, mais de um ano depois, ainda não sabemos do tal estudo de dimensionamento.

    ResponderExcluir