sexta-feira, 24 de maio de 2013

Recrutamentos Internos

Como temos recebido diversas perguntas de colegas sobre recrutamentos internos, buscamos junto à VIGEP informações sobre a atual situação do tema na Empresa. A resposta, que deve interessar a muitos colegas, foi a seguinte:

Os chamados Recrutamentos Internos - RIs, previstos no PCCS-2008, já foram realizados por algumas vezes, a partir da aprovação do referido Plano, mas ainda em número bastante pequeno. Foram também desenvolvidas aplicações com o caráter de iniciativa piloto em algumas Regionais e também na Administração Central, que foi o caso do RI para mudança de estágio de desenvolvimento, de júnior para pleno, na atividade de Analista de Sistemas, e também para Tecnico de Contabilidade. Passados os primeiros RIs e realizadas as aplicações piloto, como já foi dito, a empresa pretende dar inicio no segundo semestre de 2013 à realização de RIs de forma mais intensa e permanente, e para isso está prevista a contratação de empresa especializada para realização dos processos de seleção, considerando o volume de candidatos que possuem os requisitos mínimos para participar do processo, e buscando agilizar a realização dos Recrutamentos Internos, conferindo ainda maior isenção ao processo. Uma vez contratada a empresa, passarão a ser desenvolvidos RIs para cargo/atividades de Técnicos, onde há uma alta demanda, especialmente da área operacional, onde é esperada a participação de mais de 50 mil empregados de nivel médio; está também prevista a realização de RI para mudança de estágio de desenvolvimento, para mudança de atividade dentro do mesmo cargo e assim por diante. Ou seja, passaremos a ter os RIs de acordo com as demandas, mas de forma continuada.

34 comentários:

  1. Notícia muito boa! Implantação de RIs mais constantes é importante para o desenvolvimento dos empregados. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A há 14 anos espero uma ferramenta da area de RH no sentido de reconhcer o trabalho desenvolvido que muitas vezes é de nivel superior... Gostaria de acreditar que esse RI sairá no 2 semestre mas duvido muito que isso se concretize...

      Excluir
    2. A empresa só vai começar a realizar esses RIs, quando for impetrada a primeira Ação contra ela, exigindo tal realização desses RIs, fato que já deveria ter acontecido. Essa conversa de que está em fase de teste, muita gente de nível médio entre outras desculpas, é balela de quem não está nem um pouco preocupado com seus "Recursos Humanos".

      Excluir
    3. Quando vai começar estou a 3 anos só vi indicação..

      Excluir
  2. Sou Analista de Correios com boa experiência na área operacional - "chão de fábrica" e faço questão de expressar nesse ESPAÇO ABERTO o sentimento percebido junto aos colegas Agentes de Correios - Carteiros, Atendentes e OTT`s; sobre o tema em questão.

    Esses profissionais não acreditam que a Gestão de RH da ECT seja capaz de implantar melhorias que possam permitir que se tenha um processo equitativo de concorrência à ascensão profissional - por mudança de estágio na carreira - cargo e/ou função.

    A visão de boa parte dos empregados, ainda que superficial, é que as melhorias alcançadas se devem a movimentos paredistas e reclamações feitas junto aos órgãos da Justiça Trabalhistas - MPT-TRT-TST.


    "O chão de fábrica" precisa perceber que com dedicação, esforço e conhecimento técnico adquirido no desempenho das suas atividades é possível crescer e ser exemplo para aqueles que não se dedicaram tanto. E esses últimos terão a certeza que poderão ser os exemplos de amanhã para os novos empregados que serão contratados nas vagas dos aprovados.

    Assim deve ser a roda da oxigenação operacional: Mudança por mérito comprovado através da realização de provas objetivas de avaliação do conhecimento técnico individual.

    Portanto concluo que a CONTRATAÇÃO urgente de uma empresa especializada na realização de concursos públicos e a publicação do certame ainda neste ano, são de fundamental importância para que a visão superficial citada no início seja desconstruída.

    Ser competitivo é ser proativo, ainda que tenhamos que fazer concessões. Ganha muito mais em qualidade a empresa que tem uma mão-de-obra treinada e especializada com o devido aproveitamento das habilidades técnicas dos empregados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analista,

      Eu sou de nível médio e entendo o que vc diz. Há uma massa de manobra dentro dessa Empresa, pessoas totalmente desconectadas do ambiente interno da ECT.

      Quando me refiro a esse tipo de profissional alienado, repetitivo, me recordo de um filme dos anos 30, do Charles Chaplin, intitulado "Tempos Modernos", onde o personagem do ator trabalha de forma tão mecanizada, tão automática, que nem sabe quando esta ou não no serviço.

      Esses profissionais aos quais vc se refere são alienados por discursos emanados de ódio à ECT, e a isso associamos o empregado que faz apenas o seu papel e não procura se informar da realidade ao seu redor.

      Excluir
    2. meu contato: juliananogueiradossantos@hotmail.com

      Sim, a contratação de empresa idônea e isenta é uma das medidas. Diferenciar os analistas e técnicos que, como eu, estão há 10 anos como "junior" ou "pleno", também. Acabo de registrar um pedido de informação no SIC em face do Ministério das Comunicações, e entendo que cada técnico e cada analista deva fazer o mesmo. Caso algum colega queira compartilhar outra medida que adotou e quiser informar-nos, apoiarei reforçando e fazendo o mesmo. Grata. Juliana.

      Excluir
    3. Infelizmente nos Correios só sobem os amigos do REI, trabalhei com uma pessoa que não sabia absolutamente nada de Correios ensinei o básico para ela, por fim, ela esta num cargo com salário 3x maior que o meu, vive me ligando pedindo ajuda, não posso recusar mas da vontade. Essas histórias de estudos do VIGEP são falácias sem estrutura sustentável.

      Excluir
    4. Revelação Temerosa, infelizmente fatos como o que você citou estão se tornando mais frequentes na empresa. Trabalhei com uma pessoal altamente competente e bem relacionada. Quando sua gestora mudou de posiçaõ, e a sucessão natural seria esse amigo, foi chamada uma epssoa de fora por ser "amigo do rei".

      Excluir
  3. É inadmissível não termos feito nenhum RI para TÉCNICO, desde agosto/2010, mês de publicação do acórdão do TST sobre o PCCS/2008.

    Precisamos discursar menos e concretizar mais!!


    ResponderExcluir
  4. sou auxiliar Adm dos Correios a 13 anos e até hoje não saiu nenhum concurso interno para tecnico Administrativo, peço que voces fazem alguma coisa neste sentido pois ja faço serviço de tecnico e recebo como agente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para se tornar um concorrente mais competitivo ao cargo desejado, sugiro avaliar sua redação (gramática e ortografia). Correto seria "há 13 anos"; e "vocês façam", além da acentuação (falta) em diversas palavras. Caso contrário será agente por muito mais tempo.

      Excluir
    2. ao contrário... CUT e PT admiram muito esse tipo de qualificação. "companheira": provavelmente será indicada a técnico logo, logo. eu, como sou muito burra e passiva, junto a alguns colegas técnicos e analistas, fiz faculdade, inscrevi-me na OAB e insisto em gostar da ECT e permanecer nela.

      Excluir
    3. Essa é preocupação de todos nós que estamos como Auxiliar Administrativo. Será que vamos morrer/aposentar como "Aux. Adm"?? No meu caso, já estou com 21 anos e nada de uma progressão nem por merecimento e nem por antiguidade.

      Excluir
  5. Gotaria de saber quando vai sair concurso para licitações e contratações.(UNICORREIOS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre na página do TCU, da ENAP, no Portal do Senado Federal. Lá vc encontra esses cursos com mais facilidade do que na ECT.

      Excluir
  6. Está e muito difícil de se acreditar no que foi dito quanto ao RI para técnico administrativo, sendo que a última vez em que a empresa se pronunciou (que com certeza foi por pressão de muito colegas interessados) foi o envio de uma cartinha desejando "Boa Sorte". Foi uma ofensa terrível e uma gozação na cara de cada um de nós que cumprimos com dedicação e com interesse os cursos necessários para se ter a condição de participação no RI para técnico.Esperamos que não substimem mais nossa capacidade de inteligência e nos valorizem e nos respeitem ou a empresa só valorizará daqui por diante os analistas?Queremos ou melhor, exigimos um retorno à cada um de nós que estamos prontos e já tem 2 anos, um posicionamento claro e direto quanto ao RI para técnico administrativo, temos atribuições de técnio, somos e ganhamos como agentes e ensinamos analistas a trabalharem e que logo virarão nossos chefes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E muitos já realizaram a Matriz de Capacitação, mas ainda nada de concreto.

      É necessário representação dos empregados junto aos dirigentes. Papel que deveria ser feito pelo tal do "sindicato", que só sabe fazer anarquia. Pelo visto, nossos representantes no Conselho de Administração estão dando um show nesse bando de (pseudo)sindicalistas analfabetos e corrompidos.

      Excluir
  7. O emparelhamento na empresa não valoriza os profissionais dos Correios, aqueles que vestem a camisa. Simplesmente o critério é ser do partido da situação, ser filiado é o critério. A empresa paga milhões em salários para muitos profissionais formados pela empresa e outros, mas estão trabalhando como estagiários. Isso gera desmotivação pessoal, falta de perspectiva de carreira. A desmotivação vai acumulando e para os mais novos dentro da empresa só tem uma saída, ir embora.

    PCCS é piada, nenhuma progressão horizontal ou vertical foi realizada ainda. Os RIs para função tem carta marcada, tanto que os critérios sempre mudam a cada RI para cargos idênticos. Avaliação por entrevista com peso 4 é outra piada de péssimo gosto. Então façam só a entrevista, ou melhor, economizem os recursos da empresa e chamem logo o indicado! Não irá gerar falsas expectativas para tantos que acreditam em um Correios sério, que valoriza os profissionais.
    Meritocracia? Em que parte na gestão atual está a meritocracia na ECT? É muito lindo na missão, mas para uma empresa que não tem nem RH que cuide de seu efetivo de acordo com as normas, de acordo com as funções básicas da área.

    Muito tem que mudar na ECT, pois se continuar assim vai virar DCT novamente.

    James.

    ResponderExcluir
  8. Prezados,

    Como fazer RI para técnicos se não foram criadas vagas?
    Os Correios faz o discurso do RI, mas não cria as vagas.

    Fernando Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, as vagas serão as próprias ocupadas hoje por nós, Agentes. Apenas haverá a mundança de cargo. Isso seria a coisa correta!!

      Excluir
  9. acho válido a contratação de empresas para realização de Recrutamento interno, espero que o processo seja todo elaborado e concluído por essa empresa, uma vez que se o funcionario for aprovado e ter que realizar análise de perfil por funcionários do CECOR e de areas afins, ficará na mesma situação, uma vez que alguns deles nao são transparentes e éticos em suas avaliações, interferindo no desenvolvimento profissional dos funcionarios bem capacitados

    ResponderExcluir
  10. Atualmente estamos na metade do segundo semestre e alguém aqui viu a abertura de RIs? Infelizmente a empresa não tem gestão de RH, RH aqui trata o empregado com mera peça de reposição e só as pessoas marcadas terão uma chance. No passado houve até RI para passar de certos cargos para Analista e hoje não pode, não pode de jeito nenhum, o que é que não pode de fato aqui nos Correios? Só o que não interessa para alguns.

    ResponderExcluir
  11. Realmente a empresa tem que tomar uma posição séria sobre este tema. Desde 2010 é a mesma história "está previsto RI para o período de..." mas não é realizado. Fica difícil acreditar nas promessas da empresa. Gilson

    ResponderExcluir
  12. o mais engraçado é abrirem banco de potencial para coordenador de unidade e os agentes de correios suporte nao poderem participar, varios funcionarios com esse cargo, que ja cubriram ferias de coordenadores, conhecem as funções de coordenadores nao estao enquadrados nas listas de potencial, sendo que, outros funcionarios que nunca receberam portaria de substituição tem potencial, sendo que, os verdadeiros conhecedores das atribuições das funções nao tem potencial para participar.
    Essa é a realidade do CECOR na empresa, falta conhecimento tecnico para avaliação funcional, esse setor deveria passar por uma reciclagem profissional e qualificação mais profissional para analisar e realizar treinamentos e capacitação, está claro a falta de conhecimento e planejamento nos processos de RI da empresa.

    ResponderExcluir
  13. Sabem quando vai ter RI? Quando essa empresa abrir capital ou for privatizada. Enquanto tiver essa bagunca, essa nojeira que vemos hj, nada saira do papel.

    Se nem concurso externo estao sendo capazes de realizar, imagina em que era vai ser feito o tal do RI........ ta dificil de acreditar em alguma coisa aqui, infelizmente.

    ResponderExcluir
  14. 20/02/2014. Nada e RI. Será que a resposta da ECT vai se repetir. "Estamos trabalhando para a realização no segundo semestre", só não informa de que ano. Talvez no ano de 2019, após as eleições....quem sabe.
    Roberto Elias - rob2004es@gmail.com rob2004es@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Tenho 14 anos de empresa e ainda sou Técnico de Segurança do Tabalho Júnior, situação que serve até de brincadeiras por profissionais de outras empresas. O correto seria, caso a empresa não realize RI em determinado período, automaticamente haveria progressão funcional:
    - 01 a 05 anos de empresa - Júnior
    - 06 a 10 anos - Pleno
    - 11 anos - Sênior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso seria o correto para todas as Atividades. Uma progresaão automática a cada intervalo de tempo.

      Excluir
  16. Prezados, bom dia! a empresa infelizmente não possui estrutura para gerir os seus recrutamentos internos, aqui na SPM já passei por bancas em que todos possuíam menor escolaridade do que a minha, por isso fui reprovado, ignorado, defenestrado.


    O mínimo esperado é uma empresa externa para fazer os Recrutamentos internos sem a participação dos amigos dos amigos, sem isso esqueçam meritocracia interna, aliás isso nunca existiu aqui da DR/SPM.

    Respeitosamente:

    Teixeira
    11-99597-0362

    ResponderExcluir
  17. Completarei 13 anos dentro da Empresa CORREIOS, e até o momento jamais fui inclusa numa lista de ilegíveis. Será porque possuo diversas restrições médicas e sou reabilitada? Fico indignada a cada dia que passa, e estou totalmente desmotivada dentro da Empresa, inclusive, sem ânimo algum para sair de casa e vir ao trabalho todos os dias. Irei completar 51 anos e até agora nada .

    ResponderExcluir
  18. Colegas, se acreditam em papai Noel, ainda é muita inocência da parte dos colegas, pois estou na Empresa a 20 anos, e não vi nenhuma oportunidade que possa reconhecer aquele que veste a camisa, na DR apenas os chegados politicos é que vão tendo oportunidades, quanto menos sabem, mais tem tempo para articularem e conseguirem uma boa função.
    Hoje não penso mais em ficar na Empresa e ver o tempo passar, acreditava sim que a Empresa pudesse reconhecer o bom profissional, passa ano e entra ano e a mesma conversa de sempre, sem efeito, indicam-se conselhos e outros representativos dos funcionários e nada muda.
    Onde esta toda aquela pressão para concluirmos Mtriz Curriculares, horas aulas e nada de RI para Técnico, enquanto alguns participam dos banquetes sobra a migalha para maioria.
    Infelzmente esta é a realidade, vejo muitos colegas bom saindo da Empresa e fico me perguntando será que realmente ele não esta certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há intenção da ECT em promover empregados de Jr para Pl ou Sr mediante a saída de empregados no PDIA ou é mais um conto da carochinha esse PCCS 2008?

      Excluir
  19. Marcelino, Sugiro que envie mensagem para o Canal Aberto com a Diretoria indagando a esse respeito. Há um link na página inicial da intranet (http://intranetac) para esse canal de contato. O tema é de alçada da Diretoria Executiva, e, mais especificamente, da VIGEP.

    ResponderExcluir