quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Balanço 2013 e principais desafios para 2014, na visão do representante eleito pelos empregados.

Apresentamos, na reunião de hoje (30/01/2014), um comunicado ao Conselho de Administração relatando nossa atuação em 2013 e os principais desafios para 2014.
A parte do comunicado que trata das principais preocupações ou oportunidades de melhoria observadas neste momento foi montada a partir das interações ocorridas por meio do blog, de contatos pessoais e também de enquete realizada junto a um grupo de trabalhadores consultados pelo representante eleito.

Leia aqui o Comunicado.

20 comentários:

  1. Excelente o Comunicado. Expressa claramente a preocupação com nossa Empresa e os anseios e necessidades para novos rumos. Silvério

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  2. Parabéns, Marcos César. Você, com sua experência, resumiu de forma muito clara as principas preocupações dos empregados dessa Empresa. Vamos torcer para que prevaleça o bom senso e a lucidez para revertermos esse quadro, com ações efetivas para cada um dos itens abordados. Júnia

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  3. Aqui no Tocantins criaram um tal de NEP(nucleo dos empregados petistas) que tomam todas as decisões. Uma diretoria paralela, que chega ao cumulo de indicar até gerente de agencia categoria VI.

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  4. Marcos César, você expressou muito bem tudo aquilo que nós ecetistas sentimos em relação a nossa empresa.
    Está muito claro, em cada apontamento o que precisa ser feito, com urgência, para melhoria e até mesmo sobrevivência dos Correios.
    Tomara que nossos dirigente se sensibilizem e coloquem em prática ações necessárias para o desenvolvimento de cada uma delas.
    Andreia

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  5. Parabéns pelo texto esclarecedor e ao mesmo tempo preocupante, pois estamos diante de grandes desafios e, muitos entraves políticos, administrativos, operacionais. Nino

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  6. Prezado Marcos Cesar, você descreveu todos os problemas com acertado objetivo. Você mostra que nada é simples dentro dessa estrutura de Empresa Pública, independente do partido que estiver no Governo. A ECT precisa avançar muito em infra-estrutura, e não tem como reduzir custo porque suas operações já são muito reduzida em termo de custo(as unidades operacionais deixam muito a desajar para melhorar o clima organizacional). Além do grande problema de baixa receita, para o porte da Empresa, que mantém salários que geram muita insatisfação a classe de empregados. Por isso o caminho para inovar os Correios, talvez passe pela Privatização. Atenciosamente, Múcio Melo, Correrios - DR/PE.

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  7. Quero parabenizar o Conselheiro Marcos para transparência na sua atuação junto ao CA. Quem derá os Conselheiros do Postalis agicem assim.

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  8. Marcos obrigada por tão bem expressar as preocupações dos verdadeiros ecetistas, que vestem e suam a camisa por essa empresa. Sugiro que crie também em seu blog o "procrastinometro" colocando o tempo de resposta objetiva (sem resposta) de cada um desses pedidos. É absurdo um item ser aprovado pelo colegiado e não redundar em ações práticas. Que você continue tendo sabedoria e disciplina para apontar e solicitar providências de modo que voltemos a ter orgulho de sermos a empresa pública confiável e corpo técnico admirado que sempre fomos. Que a meritocracia seja de fato um valor praticado pela ECT e não apenas um amontoado de letras no PE.

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  9. Penso que o problema raiz está na qualidade operacional. A redução de extravio e atraso na entrega, cuja gestão está nas nossas mãos garantirá e aumentará a confiabilidade do cliente, reduziremos despesas com elevados valores pagos com indenização e não perderemos clientes para a concorrência. A receita cresce e temos caixa para investimentos nos setores quase já sucateados na nossa Empresa. Pensem nisso!

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  10. Marcos,

    O que o Conselho tem a dizer sobre essa Consultoria Falconi, do Sr. Vicente Falconi, que saiu na "bagetela" dos mais de R$ 30 mi?

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  11. Ao colega que mencionou a consultoria.
    Não estava no Conselho quando foi contratada a consultoria. Na ocasião da contratação, me preocupava o fato de que a consultoria poderia ocupar inúmeros técnicos que poderiam estar alocados em atividades mais prioritárias, como as ligadas a desenvolvimento empresarial. Felizmente, a ECT conseguiu avançar com as frentes de desenvolvimento empresarial independentemente de outras atividades, como as da consultoria.
    No CA, hoje é mencionada a consultoria quando se apresenta algum resultado dos trabalhos desenvolvidos.

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  12. Ainda sobre os trabalhos da Consultoria Falconi:
    Ouvindo a liderança do projeto, obtivemos as seguintes informações a compartilhar:
    "- a redução de despesas proporcionada pelos trabalhos da consultoria até agora já superam em muito os gastos com ela realizados;
    - entre inúmeros avanços, se poderia destacar:
    a) houve a remodelagem de 25 processos importantes, algo cuja realização parecia impossível no prazo contratual;
    b) foram estruturados dois escritórios, de projetos e de processos, que continuarão atuando após o encerramento dos trabalhos da consultoria;
    c) foi realizada análise da maturidade da ECT em gestão de projetos, bem como a definição de metodologia e a implementação de um plano de ação correspondente, cujos primeiros resultados são estimulantes;
    d) houve oportunidade de aprendizado para mais de mais de 15 empregados que atuarão como Green Belts, com habilidade de realizar projetos mais ágeis, nas próprias áreas onde atuam;
    e) foi realizado um excelente diagnóstico sobre nossas dificuldades na vertente da receita;
    f) foi realizado um diagnóstico e um plano de ações para enfrentar gargalos de qualidade.
    Enfim, os produtos que os trabalhos da Falconi deixarão para os Correios, além de já terem produzido resultados concretos e significativos, ainda podem continuar servindo de insumo a outras muitas melhorias no futuro. "

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    1. Marcos,

      Ainda sobre a consultoria da Falconi: outras empresas, que passaram por processos de consultoria, acabaram sendo privatizadas, fundidas ou entrando para a Bolsa de Valores, a exemplo do extinto banco paulista Nossa Caixa, Sadia etc.

      Considerando um trabalho realizado por consultoria, de "enxugar" as despesas da máquina, otimizar processos, oferecendo atratividade para futuros acionistas, será que estamos à beira de um IPO, ou seja, negociação de papéis em Bolsa? Isso que estou sendo positivista...

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    2. Grandes empresas sempre utilizam, vez por outra, serviços de consultoria. Isso é completamente normal. Neste momento, este não é o único trabalho de consultoria em andamento na ECT. Há vários outros, com focos diferentes. E esses trabalhos são importantes porque nos ajudam a organizar melhor nossos esforços, a compreender melhor alguns processos comuns a outras organizações, a estruturar melhor nossas equipes de trabalho, enfim um bom trabalho de consultoria pode ser muito útil e deixar bons resultados para a Empresa. Historicamente, a ECT utilizou pouco trabalhos desse tipo e, por isso, o tema às vezes gera alguma preocupação, mas posso lhe assegurar que tanto no caso da Falconi quanto em outros ora presentes o que se busca é a melhoria e o desenvolvimento da Empresa.

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    3. Caro Anônimo, pode até ter razão, mas já passaram pelos Correios, pelo menos 4 consultorias e nada disso ocorreu. Obviamente que antes não havia atratividade, mas na atualidade existem 2 grandes interesses: 1º interesse na quebra do monopólio, abrindo caminho para os concorrentes e 2º interesse na direção de uma empresa desse porte. Com isso quem paga a conta, nós e nossos clientes. Absurdo que o Governo fecha os olhos para isso ou ele mesmo fomenta tudo isso. Vai saber!!!
      Tem uma grande multinacional chegando no Brasil neste semestre. Nota-se alguma reação da ECT?

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    4. Leo Coelho,

      Vc chegou ao ponto-chave da questão. O que vejo nessa Consultoria, além do que o Marcos disse, possa ser a preparação da ECT para o mercado, pois ainda grande parcela da nossa empresa, de empregados do baixo escalão até a elite, ainda pensa que somos um órgão público de bater cartão.

      Realmente já houve consultoria, mas acredito que desse porte ainda não vimos na ECT.

      De fato, enquanto a concorrência está oferecendo mais e mais vantagens, mimos, facilidades para seus clientes, nós insistimos com manuais rígidos e engessados, estrutura sem flexibilidade, sem preços diferenciados e autonomia/poder de negociação. Ou seja, burocratizamos ao máximo para os nossos clientes, principalmente os maiores, enquanto a cad dia perdemos para a concorrência o nosso lucro (a cada dia menor).

      Simplesmente, estamos abrindo as portas para a maior multinacional na logística chegar e abocanhar o mercado que está literalmente “abandonado”. Estamos retardando o ritmo para dar tempo dos “carros” da concorrência alcançarem e passar os nossos. Cancelamos rotas de Sedex 10, cancelamos entrega aos sábados, dificultamos processos de contratação, não reajustamos nossas tarifas, não lançamos novo concurso, faltam funcionários, o sindicato manda e desmanda na empresa, enfim... E nem vou citar aqui as interferências externas e políticas.

      Para nossos clientes internos e externos: DIFICULTAMOS!

      Para a concorrência: FACILITAMOS, ABRIMOS AS PORTAS!

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  13. Caro Marcos Cesar, quanto à resposta questão levantada pelo colega de citou gasto com a Falconi, eu penso que se eu fosse do CA pensaria que fizeram o que não tivemos competência para faze-lo. É difícil acreditar não que não sabíamos que fazer, mas faltou ATITUDE. Então, alguém chega e ocupa o espaço. Será que não sabemos utilizar a ferramenta PDCA? Identificar Causas, elaborar um Plano de Ação, aplica-lo e avaliar resultados?
    Pois é, uma ferramenta tão simples, mas que requer muita disciplina da liderança e participantes!!! Mas, concordo com tudo que você elencou sobre as Frentes de Trabalho. Vejo 3 delas muito relevantes, Receita, Despesa e Qualidade operacional, muito intimamente ligadas. A aprendizagem será deixada, vale crer que haverá disciplina para a continuidade, ou será mais uma consultoria que passou pela ECT.

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    1. Leo, acredito ser mais cômodo e demagogo colocar as responsabilidades de corte de gastos e otimização de processos numa empresa independente, externa, do que assumir os próprios papéis e realizar as mudanças necessárias.

      As invés de desgastar com disputas internas, tirando pessoas da zona de conforto, cortando despesas desnecessárias, é mais diplomático, na visão de alguns, nomear pessoas alheias ao ambiente Correios para faze-lo. Assim, usam uma empresa de Consultoria para "botar a cara pra bater", enquanto quem deveria, e tem capacidade e conhecimento para tal, fica somente assistindo. E às vezes até criticando.

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  14. Marcos César, o seu comunicado, excelente, por sinal, gerou alguma atitude do CA ou os demais conselheros apenas ouviram e "tocaram o barco"?

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  15. André, diferentemente de um Relatório, que traz proposta a ser votada, um Comunicado não gera decisões imediatas do Conselho, pois tem apenas o objetivo de informar ao colegiado sobre algum assunto. Não tínhamos, portanto, expectativa de produzir decisões na própria reunião, mas sim de oferecer ao colegiado um trabalho de referência que pudesse ser utilizado em muitas outras oportunidades pela ECT e pelo próprio Conselho, por exemplo, em reflexões sobre o planejamento estratégico da Empresa. Todos os conselheiros ouviram nossa explanação na reunião e, em futuros debates e votações, poderão levar em conta as informações agora oferecidas.

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