quarta-feira, 4 de junho de 2014

Tarifas - finalmente uma atualização!

O Diário Oficial da União trouxe hoje a atualização de 7,856% das tarifas postais
A atualização recompõe parcialmente os valores das tarifas, já que o percentual correspondente aos dois anos sem atualização seria superior a 12%
Com a atualização, espero que o prejuízo mensal de cerca de R$ 80 milhões que a Empresa vinha sofrendo seja estancado daqui em diante, mas não creio que consigamos recuperar o prejuízo acumulado desde o início do ano e decorrente da falta de tempestiva atualização de tarifas, da ordem de R$ 400 milhões. O mais provável me parece ser que fechemos o ano com um resultado negativo dessa ordem ou maior ainda.
Confirmando-se esta expectativa, teremos o pior resultado desde que a Empresa foi criada. E integralmente causado pela não adoção, pelo Governo Federal, da simples e corriqueira medida de atualizar as tarifas postais no tempo certo e em conformidade com as regras estabelecidas.
------------------------------------------------------------------------
06/06/2014 - Um colega ponderou hoje que os resultados financeiros ruins da Empresa não podem ser atribuídos exclusivamente à falta da atualização das tarifas, pois parte importante desse resultado está sendo causada por falhas de gestão, como temos apontado em várias postagens aqui no blog. O colega tem razão. A atualização tarifária era muito importante, mas o conjunto de resultados da Empresa não depende só disso, mas também de uma boa gestão.

3 comentários:

  1. Meu caro Cesar, será que aumentou mesmo?? veja a nota recebida em 05/06/14 as 15:52h


    "Prezados(as), boa tarde.
    Atentar para a informação abaixo do DERAT: o reajuste de hoje será desfeito.
    Para as vendas já realizadas ocorrera o ajuste pela CEOFI/BH.
    Para as vendas à realizar, atender de forma MANUAL com os preços antigos , a fim de evitar mais correções. Diante de novas informações estaremos comunicando.
    Orientar a rede de atendimento.

    ResponderExcluir
  2. Cesar, estou fora empresa desde de 2008, mais como ainda tudo aquilo que tenho para resolver tenho que fazer uso da minha matricula, me considero parte integrante dessa engrenagem e espero continuar pelo menos até o ano de 2099. Hj tenho mais tempo p/ leitura dos assuntos ligados a empresa e fico com um sentimento a distancia que não se tem mais muito cuidado com imagem, marca, perdas financeiras ect.. da empresa. Por que? vc vem alertando a preocupação referente as tarifas sem correção nos últimos 2 anos, isso gera perdas. Concordo com a mensagem adicional que vc disponibiliza em 06/06 qto a ponderação de um colega sobre gestão.

    O diario oficial da união em 04/06/14- Publicou portaria 245 de 03/06/14 do ministério da fazenda em seu artigo:
    1º Reajuste das tarifas;

    2º esta portaria entra em vigor na data da sua publicação

    Esse reajuste chegou a ser até praticado pelas agencias, porem foi desfeito conforme orientações, fica claro que o maior problema é a ausência de uma boa gestão, pelo menos no quesito cuidado isso tudo poderia ter sido evitado.

    ResponderExcluir