Desde que iniciei minha vida profissional nos Correios, pude contar sempre com a experiência, o conhecimento e a prática de colegas para desenvolver os inúmeros trabalhos que me foram confiados. Sem a expertise de meus colegas, não teria feito quase nada do muito que pude construir.
Depois de dois anos de estudos na ESAP, cheguei à Empresa com uma sólida formação, mas com bem pouca experiência. Já havia trabalhado numa agência do Banco do Brasil e em duas outras empresas menores, mas isso era bem pouco diante do universo de desafios existente nos Correios.
No primeiro grande desafio – a área de serviços gerais de uma Regional – encontrei diversos colegas que nunca deixaram de dividir comigo seu conhecimento e suas experiências acumuladas em anos de trabalho. Em alguns anos, aprendi muito com eles e me tornei, então, também um expert nos temas da área, pude contribuir com sugestões que foram implementadas em toda a Empresa e sedimentei uma base de conhecimentos que até hoje me é útil no dia a dia.
No desafio seguinte – a área de operações especiais (SERCA) – também tive colegas que me auxiliaram a aprender, que dividiram comigo sua expertise. E no seguinte – a área comercial – a história se repetiu.
Em todos esses anos de Empresa, uma das coisas mais importantes que aprendi foi respeitar o conhecimento, a experiência prática, enfim a expertise de meus colegas, pois, por mais que conhecesse um tema, sempre havia um colega que tinha se aprofundado mais no assunto.
Em muitas ocasiões, enfrentamos e vencemos desafios que inicialmente pareciam intransponíveis, graças principalmente à soma de expertises reunidas num grupo de trabalho. Inúmeros colegas já estiveram num desses empreendimentos e já puderam colaborar com sua expertise para algum projeto importante da Empresa, desde uma melhoria de processo empresarial até a criação de um novo serviço ou a prestação de consultoria a outra empresa de correios.
O conjunto de expertises dos trabalhadores dos Correios é um imenso ativo, que precisa ser bem aproveitado. Penso que cada líder na Empresa deveria levar em conta que o conhecimento e o aproveitamento dessas expertises são fundamentais para o sucesso da Empresa e para o clima organizacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário