Na 1ª Reunião Extraordinária de 2017, ocorrida em 10/02/2017, apresentamos um estudo que pode ser visto no seguinte link . Infelizmente, o colegiado preferiu manter a proposta original oferecida pela consultoria, sem nenhum ajuste, o que nos levou a proferir o voto a seguir transcrito:
Tema: Identidade Corporativa
Voto do conselheiro Marcos César Alves Silva
Assim, ao retornar hoje com o tema, esperávamos que as propostas de ajustes apresentadas, após profunda análise e reflexão, fossem apreciadas detalhadamente pelo colegiado. Infelizmente, porém, não foi o que aconteceu.
Sob o argumento, apresentado pelo Presidente da Empresa, de que a proposta já tinha sido apresentada e pesquisada junto a milhares de empregados, o Conselho optou por nem debater cada uma das sugestões elencadas e simplesmente aprovar a proposta original oferecida pela Accenture.
Diante desta decisão, só poderia votar contra a aprovação da proposta e apresentar a argumentação que me levou a tentar oferecer as sugestões de melhoria ignoradas, conforme lâminas apresentadas em reunião.
Em síntese, nossa opinião sobre a Identidade Corporativa é:
Missão
A missão proposta pela consultoria é reducionista, não transmite a amplitude de atuação proporcionada pelo atual objeto social da Empresa.
Visão
A visão proposta pela consultoria é um lugar comum, acoplável a qualquer tipo de organização. Uma simples busca na internet mostra isso.
Valores
A eliminação de alguns dos valores atuais sem uma apropriada correspondência nos novos deixou lacunas que enfraqueceram o conjunto. A retirada dos valores de compromisso com o cliente e de meritocracia são dois casos assim.
Por todas estas razões, votamos contra a aprovação da proposta e lamentamos que o trabalho desenvolvido por este conselheiro não tenha sido sequer considerado e, de certa forma, estejamos regredindo em qualidade na declaração de nossa Identidade Corporativa.
Entendo que as propostas de Missão, Visão e Valores feitas pelo sr. melhorariam as propostas que foram apresentadas. Seria melhor terem aceito as propostas feitas pelo sr..
ResponderExcluir