sexta-feira, 26 de maio de 2017

Identidade Corporativa

Ontem (25/05) foi apresentada a nova Identidade Corporativa definida para a Empresa. Até então o assunto estava sob reserva, razão pela qual não havíamos ainda divulgado nosso voto a respeito e o estudo que apresentamos em reunião. Feita agora a divulgação, retomamos o assunto.

Na 1ª Reunião Extraordinária de 2017, ocorrida em 10/02/2017, apresentamos um estudo que pode ser visto no seguinte link . Infelizmente, o colegiado preferiu manter a proposta original oferecida pela consultoria, sem nenhum ajuste, o que nos levou a proferir o voto a seguir transcrito:

Tema: Identidade Corporativa
Voto do conselheiro Marcos César Alves Silva

Quando nos foi submetida, na 1ª reunião ordinária de 2016, a proposta de Identidade Corporativa da Empresa, pedimos a oportunidade de avalia-la e de retornar ao colegiado com nossas observações.

Assim, ao retornar hoje com o tema, esperávamos que as propostas de ajustes apresentadas, após profunda análise e reflexão, fossem apreciadas detalhadamente pelo colegiado. Infelizmente, porém, não foi o que aconteceu.

Sob o argumento, apresentado pelo Presidente da Empresa, de que a proposta já tinha sido apresentada e pesquisada junto a milhares de empregados, o Conselho optou por nem debater cada uma das sugestões elencadas e simplesmente aprovar a proposta original oferecida pela Accenture.

Diante desta decisão, só poderia votar contra a aprovação da proposta e apresentar a argumentação que me levou a tentar oferecer as sugestões de melhoria ignoradas, conforme lâminas apresentadas em reunião.

Em síntese, nossa opinião sobre a Identidade Corporativa é:

Missão
A missão proposta pela consultoria é reducionista, não transmite a amplitude de atuação proporcionada pelo atual objeto social da Empresa.

Visão
A visão proposta pela consultoria é um lugar comum, acoplável a qualquer tipo de organização. Uma simples busca na internet mostra isso.

Valores
A eliminação de alguns dos valores atuais sem uma apropriada correspondência nos novos deixou lacunas que enfraqueceram o conjunto. A retirada dos valores de compromisso com o cliente e de meritocracia são dois casos assim.

Por todas estas razões, votamos contra a aprovação da proposta e lamentamos que o trabalho desenvolvido por este conselheiro não tenha sido sequer considerado e, de certa forma, estejamos regredindo em qualidade na declaração de nossa Identidade Corporativa.

Um comentário:

  1. Entendo que as propostas de Missão, Visão e Valores feitas pelo sr. melhorariam as propostas que foram apresentadas. Seria melhor terem aceito as propostas feitas pelo sr..

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