quinta-feira, 18 de maio de 2017

Na Serra de Santana, perto de Currais Novos

Recebo diariamente informações sobre o desligamento no PDI de colegas com os quais trabalhei na Empresa. Não encontrarei espaço aqui no blog para homenagear cada um deles e nem para expressar como sentirei sua falta. De qualquer forma, queria homenagear hoje mais um colega que se desligou no PDI, com o qual pude dividir diversas boas realizações. E a homenagem se dará pelo relato de algumas dessas realizações.

João Vianey de Farias é um paraibano determinado, que venceu na vida por seu trabalho, por sua dedicação e persistência. Poderia ter ficado lá pelo sertão paraibano, mas acabou passando uma boa parte de sua vida em Natal, onde o conheci.

Cheguei a Natal, em 1.993, para assumir a Gerência Comercial, a convite de José Luís Borges Silveira, um líder que muito admiro por inúmeras qualidades, incluindo o fato de que nunca se preocupou com sombras, ou seja, sempre estimulou sua equipe a crescer em suas carreiras. Na Gerência Comercial, recebi a desafiadora missão de substituir um gerente anterior extremamente competente e muito respeitado e querido na regional - Antônio de Paula Braquehais, que fora promovido e transferido para Recife. Nesse cenário desafiador, João Vianey foi meu braço direito e me ensinou muito.

A capacidade de João Vianey de persistir, de ouvir os clientes e de construir soluções me mostrou que a postura proativa de um vendedor faz enorme diferença, independentemente de onde esteja atuando.

Com o apoio de Vianey e da equipe constituída por outros colegas valorosos, como o Itanagilson, a Naldaci e a Geise (certamente peco por esquecer de mencionar outros que mereceriam também ser citados), fizemos muita coisa interessante, como, por exemplo, montar a primeira agência bancária dos Correios, a qual nem mesmo selos possuía em estoque e nem recebia postagens, prestar serviço de correio híbrido (com o apoio indispensável da Ceres e do Lage, aqui em Brasília) e lançar o primeiro serviço dos Correios prestado na internet, que foi a renovação de carteiras de motoristas no âmbito do RN. Tudo isso nos idos de 1994/1995, quando a internet ainda era discada e rara, a impressão a laser de grandes volumes uma novidade e o banco postal apenas o sonho de alguns.

A obstinação e o otimismo de Vianey foram decisivos naquela época. Aprendi com ele que os limites podem ser sempre empurrados mais um pouco para a frente, em busca de melhores resultados para os clientes e para a Empresa.

E, para que não haja dúvidas, todos esses serviços inovadores mencionados eram extremamente lucrativos para a Empresa, além de a posicionarem na vanguarda das soluções oferecidas aos clientes.

Felizmente, a Empresa tem muitos Vianeys lutando diariamente para "tirar leite de pedra", com a certeza de que o tijolinho que acrescentarão fará diferença ao final nos resultados da Empresa.

Para o João Vianey da Paraíba (e Rio Grande do Norte), meus sinceros agradecimentos por tudo que me ensinou e pelo apoio recebido. Que tenha uma nova etapa de vida muito feliz na Serra de Santana, perto de Currais Novos. Ele bem merece!     

2 comentários:

  1. Amigo Marcos, bom dia! Você sempre nos surpreendendo... A generosidade de suas palavras encheram o meu coração de alegria. Comentários como esses, partindo de um profissional tão ético, competente e verdadeiro líder somente nos estimula a continuar trilhando no caminho dos bons propósitos.Na verdade,aprendi muito com você - tanto aqui no RN quanto em Brasília. A sua obstinação em atingir metas que propiciem o equilíbrio da Empresa sempre nos fascinou e nos "contaminou" com esse "vírus do bem" chamado planejamento, trabalho executado, mensuração de resultados e novos desafios traçados. Muito obrigado por essa deferência especial a um profissional oriundo de uma pequena Unidade da Federação, mas que sempre sonhou como gente grande e não se amedrontou com os desafios da vida. Você muito nos representa no Conselho de Administração da ECT. Que Deus o mantenha íntegro, fiel aos seus princípios e ideais que defende de maneira magistral e indelével.

    ResponderExcluir
  2. Vianey, você é merecedor de todas as conquista, pois sempre fostes um homem honesto, digno, trabalhador e bastante competente. Em nome de Juarez Dantas e da família Dantas gostaria de parabenizá-lo por todas as suas vitórias. Um abraço, amigo!

    ResponderExcluir