quarta-feira, 18 de julho de 2018

Respeito

Neste 17 de julho, em diversas capitais brasileiras, participantes do POSTALIS se reuniram para protestar contra a situação de seu fundo de previdência. O movimento mostra que os participantes cansaram de continuar pagando uma conta cada vez mais salgada enquanto se quedam silentes os diversos atores que, por seus atos ou omissões, provocaram os prejuízos ao patrimônio do instituto a longo dos anos. 

Governo Federal, Correios, PREVIC e Banco BNY Mellon estão sendo convocados ao palco nas faixas de protesto, para explicarem "Cadê o dinheiro que estava no POSTALIS?"

É lamentável ver que pessoas idosas, que contribuíram durante toda uma vida para um plano de previdência privada se vejam agora completamente desprotegidas porque o patrimônio de seu fundo foi sistematicamente desviado para aplicações completamente inadmissíveis, que redundaram em prejuízos de até 100% do que foi aplicado. 

Qual a responsabilidade nesse quadro do Governo Federal, que indica os dirigentes dos Correios, os quais, por sua vez, escolhem os dirigentes do POSTALIS, que são as pessoas que decidem onde investir os recursos?

Qual a responsabilidade do BNY Mellon, que manteve durante muito tempo a quase exclusividade na administração dos fundos do POSTALIS, cobrando polpudas comissões,  e que, por força de cláusula contratual, deveria ter cuidado da saúde das aplicações feitas, mas fez vista grossa para todo tipo de armação possível, como ficou demonstrado na CPI dos Fundos de Pensão?

Qual a responsabilidade da PREVIC, que nada fez enquanto as quadrilhas instaladas na direção do POSTALIS desviavam recursos e só muitos anos depois "acordou" e passou a aplicar as modestas multas previstas em lei nos então ex-dirigentes?

A responsabilidade dessa conta que está sendo apresentada aos trabalhadores para ser dividida, a qual, no caso do fundo BD, significa a eliminação quase completa dos benefícios, não é só injusta, é também imoral, porque do lado de quem se beneficiou com os desvios estão banqueiros, políticos e empresários, enquanto que, do lado dos prejudicados, estão pessoas idosas, que em nada contribuíram para esse estado de coisas.

Que tal perceber que durante quase 40 anos as contribuições que lhe foram descontadas no contracheque e que representavam uma parte importante de sua remuneração simplesmente sumiram, desviados por esses criminosos de colarinho branco? 

Pois é assim que se sentem as pessoas que estão na foto, a maioria das quais conheço pessoalmente, a ponto de saber que tiveram que fazer sacrifícios pessoais para estarem presentes nesse ato.

É por respeito que clamam! Não pedem ajuda; pedem justiça! 

Merecem atenção.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário