segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

2017 e seus desafios para os Correios - resultados, negócios e pessoas

O ano de 2017 começa nos Correios com grandes desafios a serem enfrentados e vencidos.
A curva de resultados negativos dos últimos anos precisa ser detida. A Empresa não pode continuar produzindo déficits bilionários, pois já comprometeu praticamente todas as suas reservas e seu próprio patrimônio. A solução nos parece passar tanto pela melhor administração de despesas, quanto pela geração de novas receitas, o que dependerá, fundamentalmente, de competência estratégica e de forte atuação das áreas de negócio, coisa que aguardamos por ver acontecer. 
No que se refere às pessoas, devemos ter um ano difícil, pois, infelizmente, uma série de medidas tem sido adotada sem o necessário cuidado, sem avaliações mais profundas de impacto, sem planos de aproveitamento/realocação das pessoas e sem a comunicação adequada. Se isso não for radicalmente modificado e a direção da Empresa não colocar, de fato, as pessoas no centro de suas preocupações, os trabalhadores continuarão sofrendo na pele as consequências da má gestão.
2017 pode ser um ponto de inflexão, um momento de virada na história recente dos Correios? Pode. Mas não bastarão frases de efeito ou declarações de intenção. Será necessário muito trabalho, visão estratégica, competência e liderança, atributos que se espera de uma direção devidamente habilitada e realmente interessada em desempenhar o seu papel.

Um comentário:

  1. Compartilho da sua visão!
    Menos falatório e mais efetividade!
    Precisamos salvar a empresa orgulho do Brasil por décadas!

    ResponderExcluir