sábado, 29 de julho de 2017

Por que nos Correios quem tem que "pagar o pato" é sempre o trabalhador?

A cada matéria que leio tentando atribuir aos trabalhadores dos Correios, a seus salários e benefícios a responsabilidade pela situação econômica em que a Empresa se encontra mais me incomodo, pois se trata de uma abordagem rasa e mentirosa, que passa ao largo das reais causas - interferências indevidas do Governo Federal, sugando recursos além da conta em forma de dividendos ou impedindo reajustes de tarifas, somada ao mau desempenho dos dirigentes políticos despreparados que passaram pela Empresa nos últimos anos.

O plano de saúde dos trabalhadores é frequentemente atacado pela direção, que simplesmente compara seu custo com os prejuízos que não consegue reverter e, de maneira totalmente arbitrária, atribui ao plano o déficit da Empresa. Por que a direção não menciona, por exemplo, que os Correios pagam mais de R$ 2 bilhões de reais de comissões para seus franqueados atenderem principalmente serviços monopolizados. O valor é até maior que o projetado déficit da Empresa e maior que os custos com o plano de saúde. Bastaria, por exemplo, deixar de pagar essas comissões e voltar a atender os clientes nas agências próprias - que a direção tem fechado - para equilibrar a Empresa. 

Para alguns este raciocínio pode parecer raso demais, mas tem mais profundidade que o raciocínio da direção, ao atribuir ao plano de saúde o déficit dos Correios.

Por que a eliminação, ou, pelo menos, a redução dessas comissões nunca é mencionada como possibilidade pela direção, nem devidamente estudada? Talvez porque seja mais fácil retirar os direitos dos cem mil trabalhadores que mexer com os interesses de alguns poderosos. 

Chega de pagar o pato, indevidamente!

Um comentário:

  1. "Para alguns este raciocínio pode parecer raso demais, mas tem mais profundidade que o raciocínio da direção, ao atribuir ao plano de saúde o déficit dos Correios"
    Engodos e falácias é o que não falta para retirar direitos trabalhistas e pequenos benefícios de saúde. Uma das mais usadas é a Indução por amostra Insuficiente ou Raciocinar por Exceção. Porque um funcionário abusou do plano de saúde noticiam como regra para acabar com ele e esquecem os milhões de usos corretos.

    ResponderExcluir