terça-feira, 29 de abril de 2014

Prejuízos e Dependência

Apesar da aprovação de nova proposta de atualização tarifária pelo Conselho de Administração, na reunião de 27/03/2014, o reajuste ainda não foi implementado. O descaso do Governo Federal com o tema é incompreensível, já que é evidente que qualquer empresa, após quase dois anos praticando as mesmas tarifas, precisa recompô-las, pois seus custos, representados por contratos e por outras despesas correntes, continuam evoluindo.
A ECT e a União que é sua única acionista perdem cerca de R$ 3 milhões de reais por dia em decorrência da não atualização das tarifas.
Os reflexos disso já apareceram nos resultados da Empresa em 2013. Em 2014, a ausência da atualização de tarifas é a principal responsável por um prejuízo acumulado que a Empresa dificilmente recuperará ao longo do ano, pois, em quatro meses, são mais de R$ 300 milhões de reais que não puderam ser faturados.
Em nossa opinião, a falta de ação do Governo Federal numa questão que deveria ser trivial coloca em risco uma história de sucesso de uma das mais respeitadas instituições brasileiras, que, de empresa independente (há décadas), está sendo lançada à condição de dependência de recursos do Tesouro para sobreviver.

2 comentários:

  1. Marcos,

    Daí o valor aprox. de 40 mi de PLR nesse ano.

    Mais uma vez, a incompetência gerencial, ou simplesmente inércia diante da situação econômica, deixa os empregados prejudicados.

    Não devemos nos esquecer que desde que a FEDEX iniciou entrada no país que as coisas descambaram na ECT. Porque será?!?

    ResponderExcluir
  2. Pergunta: quanto os Correios irão gastar com a mudança da logomarca, sendo que isso implicará na alteração de toda a identificação visual, como placas de agências, veículos, etc. Não seria hora de pensar em outras formas de economia, além de incentivar a demissão de aposentados, redução de efetivo e outras medidas que refletem arrocho somente para os empregados?

    ResponderExcluir