sábado, 27 de junho de 2015

Postalis - equacionamento do déficit

Nas últimas semanas, tenho participado, a convite, de inúmeras reuniões com os conselheiros do Postalis e com diversos outros atores, para tratar do equacionamento do déficit do Postalis.
A suspensão do plano de equacionamento deu a oportunidade de se poder debater e avaliar com mais tempo o déficit, sua composição e a forma de equacionamento. 
Muita coisa já foi feita para compreender melhor o tema e, a partir dessa compreensão, buscar alternativas para tentar amenizar os efeitos para os trabalhadores.
Os conselheiros do Postalis têm contado com o apoio do instituto, da Empresa e do próprio Ministério das Comunicações nesse esforço, que deverá produzir resultados mais à frente, quando for projetado o novo plano de equacionamento. 
Entidades representativas dos trabalhadores têm participado de algumas reuniões e recebido informações sobre esses trabalhos preliminares desenvolvidos pelos conselheiros e por outros técnicos da Empresa e do Postalis. 
Minha expectativa é de que os colegas consigam vislumbrar boas soluções para lidar com questões técnicas, como as relacionadas ao serviço passado (RTSA) e à aplicação da duration no equacionamento, o que poderá ajudar muito no novo plano de equacionamento.
Continuaremos acompanhando.  

4 comentários:

  1. Quanto aos causadores do déficit não se cogita buscar, querem apenas enrolar e posteriormente repassar a quem não foi o causador do problema, o trabalhador contribuinte.

    ResponderExcluir
  2. Como participante do fundo BD saldado, espero o Postalis e a ECT busquem firmemente a recuperação dos prejuízos ocorridos. Espero, também, que as entidades representativas e os participantes cobrem isso, evitando que tenhamos que arcar com prejuízos para os quais não contribuímos. Enfim, esta questão do déficit tem inúmeros flancos a serem enfrentados e a solução de um fator não resolve o todo, o que dependerá de diversas ações paralelas.

    ResponderExcluir
  3. A ADCAP precisa processar a Diretoria da ECT para que pague a divida da RTSA.

    ResponderExcluir
  4. A ADCAP tem sua estratégia jurídica e deve saber o momento certo de impetrar novas ações, que, de acordo com os informes distribuídos pela associação, estão em elaboração. Importante acompanhar o assunto, visitando sempre o site da ADCAP.

    ResponderExcluir