quarta-feira, 16 de março de 2016

Ainda sobre equacionamento do plano BD do POSTALIS

Numa postagem de 13/02/2016 aqui no blog, abordamos a questão do equacionamento do plano BD. Transcorrido mais um mês, nos aproximamos da data-limite estabelecida para aprovação do plano de equacionamento (31/03) e, infelizmente, não tivemos evoluções que pudessem acarretar redução no valor a ser equacionado. 

Como mencionamos na postagem anterior, tínhamos duas questões cuja solução poderia reduzir o valor a ser equacionado: a) uma decisão de retomada do pagamento da RTSA pela Empresa; b) algum resultado positivo nas negociações com o BNY Mellon. Como nenhuma dessas duas questões evoluiu positivamente e já estamos na segunda quinze de março, não cremos que haja ainda alguma possibilidade de mudança significativa do valor a ser equacionado.

Assim, o plano de equacionamento que deverá ser aprovado pelas várias instâncias decisórias implicará uma contribuição adicional próxima de 18% do benefício proporcional saldado. O POSTALIS deverá divulgar informações mais detalhadas e precisas sobre o tema mais à frente.

Trata-se de um percentual muito expressivo, que pesará fortemente no bolso dos aposentados e dos participantes por mais de 23 anos. Alguns dos participantes cogitarão em sair do plano, para tentar se livrar desse equacionamento, sacrificando suas complementações de aposentadorias. Para esses, é importante que tenham adequadas informações sobre o que representará essa decisão em suas reservas no fundo BD do POSTALIS.

Importante saber, também, que o plano de equacionamento se refere exclusivamente ao fundo BD (saldado), não alcançando todos os participantes, já que muitos só participam do PostalPrev.

Com a aprovação do plano de equacionamento até o final de março e a perspectiva de sua implantação em 60 dias ou já na folha de maio, esperamos que o POSTALIS e a Empresa divulguem adequadamente o tema, fornecendo aos participantes e aposentados todas as informações necessárias para que cada um possa compreender o tema e sua situação específica no contexto.

Os conselheiros eleitos para o POSTALIS, Angelo Donga (Conselho Fiscal) e Sérgio Bleasby (Conselho Deliberativo) certamente poderão explicar melhor o tema aos colegas que desejaram algum aprofundamento mais específico.  

2 comentários:

  1. esses percentual fica impraticavel pra quem ainda vai ter 15, 20 anos pra se aponsentar. tenho x reais contribuido no plano saldado e com essa nova aliquota dentro de um vou igualar o que ja tenho la. sendo que nao se sabe ate guando essas contribuiçoes vao durar e como funcionara as previdencias da qui pra frente. ja fiz calculos e pra mim e inviavel contrinuir .sendo melhor sair. pra quem esta aposentado e quem estar perto o melhor e ficar e contribuir com esses percentuais a ser implementado.

    ResponderExcluir
  2. Prezado, para os aposentado resta a via judicial, para a empresa assumir o rombo, porque a empresa continua ativa.

    ResponderExcluir