quinta-feira, 19 de maio de 2016

Presidente

Depois de duas décadas de administração central e de quase isso em regionais, tive oportunidade de conhecer diversos presidentes dos Correios. Com alguns, tive raras oportunidades de contato, normalmente em grandes reuniões ou em reuniões menores, nas quais fora escalado para apresentar algum tema. Mais recentemente, nos últimos três anos, as reuniões do conselho permitiram oportunidades mais frequentes de contato.

De todos os presidentes que conheci, com o último e o que menos permaneceu nos Correios, Giovanni Queiroz, foi com quem mais pude conversar em profundidade, pois, na sua chegada, tive algumas oportunidades de debater com ele as principais questões que se apresentavam para a Empresa.

O tempo, porém, foi passando e as oportunidades de contato foram se reduzindo até serem eliminadas pela rotina pesada que o presidente se impôs e pela necessidade de coordenar a diretoria já formada. Nossas críticas crescentes às decisões da direção também devem ter contribuído para esfriar o clima colaborativo inicial, mas permaneci com uma grande admiração pelo Giovanni, pois percebia que ele era movido por bons propósitos e queria deixar uma bom legado na Empresa. Infelizmente, as influências políticas foram determinando cada vez mais as decisões da Diretoria Executiva e o legado dessa passagem de Giovanni pela Presidência da ECT não terá apenas a marca das boas intenções dele.

Espero que o próximo presidente da Empresa também aqui chegue movido por bons propósitos, mas torço para que as cordas da influência político-partidária não o aprisionem e também que ele possa contar com uma Diretoria tecnicamente qualificada, apta a comandar a grande e complexa Empresa que é a ECT.

Ao Giovanni, que deixou recentemente a Presidência da Empresa, meus sinceros agradecimentos pelos bons momentos de debate, que espero lhe tenham sido úteis em sua passagem pela ECT.

2 comentários:

  1. Espero que se aplique, o mesmo tratamento dado a Petrobrás, pois a empresa merece isso.

    ResponderExcluir
  2. Espero que se aplique, o mesmo tratamento dado a Petrobrás, pois a empresa merece isso.

    ResponderExcluir