sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

PDI

A aproximação do anúncio de um novo plano de desligamento incentivado tem criado grande expectativa entre os colegas com mais tempo de trabalho, pois muitos esperam poder aderir ao plano e se retirar da Empresa.

Como tenho mencionado em postagens no blog, trata-se de um tema que não posso acompanhar no Conselho de Administração, devido às vedações da Lei nº 12.353/10. As informações que recebo a respeito são oriundas dos próprios colegas ou, em alguns casos eventuais, de fonte oficial da Empresa. Assim, quando trato do assunto, não o faço na condição de conselheiro, mas sim de um ecetista preocupado com o futuro de seus colegas.

Dito isso, tenho me preocupado com as informações extra-oficiais que andam circulando sobre o assunto e que indicam que o plano e seu contrato podem ser diferentes do que o pessoal imaginava. Assim, como mencionou a ADCAP na nota que pode ser lida nesse link, é importante que os interessados no PDI examinem com muita atenção as informações e documentos que forem divulgados sobre o tema antes de tomar a decisão de aderir ao plano, pois trata-se realmente de uma decisão que impactará o futuro de cada um. Conversas com familiares e, se possível, com advogado de confiança também são recomendáveis, para que a decisão seja bem balizada e consciente.

Tenho grande apreço pelos colegas que labutam na Empresa há muito tempo, vários dos quais conheço pessoalmente, e espero que sejam tratados com a dignidade e o respeito que merecem neste momento de retirada, após terem ajudado a construir, com seus esforços individuais, a boa reputação dos Correios. Não pode ser menos que isso!

3 comentários:

  1. O problema é que ninguém, em sã consciência, pode garantir que o Correio sobreviva, como Empresa Pública, ao quantitativo de mudanças já em curso em seu âmbito. Em assim sendo quem garantirá o pagamento de um pecúlio, anos a fio, aos empregados optantes?

    ResponderExcluir
  2. Analisando tudo o que está sendo dito informalmente, vejo que o praticado no PDIA 2014 foi mais seguro para os trabalhadores.
    Nossa estadia na empresa é quase uma vida (+ de 30 anos), e depois de tanta dedicação é o que temos. Lamentável.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não averiguei a real realidade desse pdia, mas pelo pouco que sei, me parece uma grande armadilha, ou seja, na verdade os anteriores tinham mais conteúdo. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir