quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Respeito, sempre!

Nestes dias, temos recebido inúmeros contatos de colegas preocupados com o desenrolar do processo de redução de funções que a Diretoria da Empresa decidiu promover, na administração central e nas DRs.

A falta de critérios claros, objetivos, justos e bem divulgados, aliado ao momento em que tais medidas são anunciadas e a forma como alguns trabalhadores estão sendo tratados, tem deixado o pessoal desanimado, em alguns casos, e revoltado em outros, porque esperavam receber mais consideração da Empresa e de seus superiores, mesmo num momento de crise como o atual.

Aos colegas que se sentiram ofendidos pessoalmente com o tratamento recebido de seus superiores, estamos recomendando que formulem denúncias na Comissão de Ética da Empresa ou até que consultem seus advogados sobre eventuais medidas judiciais. Momentos de crise não podem ser utilizados para aprofundar o triste processo de aparelhamento político-partidário que se instalou na Empresa. Também não pode servir para dirigentes e chefias acomodarem amigos e destituírem, para isso, trabalhadores de desempenho e conduta ilibada.

Infelizmente, a falta de critérios para designação de funções, um mal aprofundado nas últimas gestões da Empresa, favorece a ocorrência de medidas completamente reprováveis em momentos de mudanças que implicam reduções em estruturas. Mas o "RESPEITO ÀS PESSOAS, COM TRATAMENTO JUSTO E CORRETO À FORÇA DE TRABALHO" continua presente na Identidade Corporativa da Empresa e deve ser rigorosamente observado por todos na organização, incluindo dirigentes, chefes de departamento etc, assim como também deve ocorrer com relação às disposições do Código de Ética, especialmente o inciso VI do Art. 4º, que prevê que, na relação com seus empregados, os Correios, em relação aos empregados, se comprometem a promover a igualdade de oportunidade para todos os seus empregados, em todas as políticas organizacionais, privilegiando o critério do mérito individual para ascensão profissional

3 comentários:

  1. Recebi hoje (23/12/2016) cópia de mensagem enviada ao Presidente e Vice-Presidentes, contendo denúncia formulada junto à Comissão de Ética pela colega Junia Valladares Bastos Pessoa. A denúncia decorre de fatos como os tratados em nossa postagem "RESPEITO, sempre!" e acentua nossa preocupação com o tema.
    Conheço Junia há bastante tempo, sei de suas grandes qualidades profissionais, de seu desempenho e da dedicação com que ela lida com os temas que lhe são afetos, sempre procurando ir bem além das expectativas. Lamento muito que uma profissional com tais qualificações seja colocada na situação em que a Junia foi e tenha que buscar a Comissão de Ética para socorrê-la. A experiência, o conhecimento e o bom desempenho não podem ser colocados de lado em momentos como os atuais, em nome de simples arbítrio. Espero que saibam avaliar bem cada ponto que a Junia aponta em sua denúncia e que a coragem e determinação da colega sejam exemplos para os demais que forem colocados em situação análoga. Todo trabalhador merece RESPEITO !

    ResponderExcluir
  2. E como está a questão do e-sedex? Foi aprovado em ROCA OU RECA?

    ResponderExcluir
  3. Rosseto, o tema é distinto do que tratamos nesta postagem. De qualquer forma, o tema mencionado não foi levado ao CA.

    ResponderExcluir