quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Apresentação da Accenture - Alto desempenho no setor postal

Tive oportunidade de assistir hoje uma apresentação da Accenture sobre o estudo realizado há 10 anos por aquela consultoria sobre as organizações postais de alto desempenho.

Para a Accenture, há 5 fatores principais que diferenciam uma organização postal de alto desempenho:

  1. operam unidade postal lucrativa
  2. viabilizam o comércio eletrônico
  3. possuem estratégia de diversificação e aquisições
  4. focam na criação de valor superior
  5. adotam uma cultura comercial
Não pude deixar de recordar que tais estudos da Accenture foram considerados dentre os inúmeros materiais de referência utilizados na montagem do planejamento estratégico em vigor na Empresa, o Correios 2020. Evidentemente, os estudos disponíveis à época eram distintos do atual, pois o cenário postal era outro, um pouco diferente do que temos hoje. Em sua essência, porém, estes estudos da Accenture trazem norteadores que já seguimos na montagem de nosso planejamento estratégico, o que é bem positivo nesse momento que se propõe a revisão do plano montado em 2010/2011.

Respeito opiniões distintas, que vêem no plano vigente "um sonho inatingível", mas, em sentido oposto a isso, penso que temos um plano muito bem construído e digno de uma empresa que mira estar entre as referências de alto desempenho no setor postal.

Mais importante, portanto, que falar em reconstrução, me parece ser compreender em profundidade por que o plano atual não foi cumprido, que causas impediram, por exemplo, que a unidade postal fosse mais lucrativa, que medidas nos afastaram de ter participação ainda mais forte no comércio eletrônico, o que nos impediu de diversificar nossos negócios e concretizar as aquisições de participações vislumbradas, o que nos levou a deixar de inovar, o que nos afastou do mercado e de nossos clientes etc. Obter as respostas para estas questões, localizar suas causas e projetar sua correção talvez seja o grande produto que uma grande consultoria pode nos trazer neste momento.

Além disso, tenho dito aos colegas que me indagam sobre o tema, que nenhuma consultoria será capaz de modificar a trajetória de uma empresa que não conte com uma boa direção. Assim, a grande questão de fundo não é se essa ou aquela consultoria será capaz de encontrar uma fórmula mágica para recolocar a Empresa nos trilhos, mas sim se teremos uma direção capaz de aproveitar o que uma grande consultoria pode oferecer de conhecimento, suporte e informações.

Um comentário:

  1. Caro conselheiro boa tarde.

    Sou Assistente Comercial III, lotado na GEVEC/RS e estou baseado em Pelotas/RS. Atuo na área comercial, desde 2002, antes trabalhava com TI na nossa empresa.
    Não dá para entender contratar consultoria, quando o óbvio não é sequer enfrentado. Lá no longínquo 1991, tínhamos em Pelotas, sede da REOP na época a seguinte premissa, todo o objeto postado dentro da REOP terá sua entrega em qualquer cidade jurisdicionada dessa REOP em D+1. Nosso cáalculo de prazo de Sedex, era Capital/interior e Capital/Capital D+1;
    Interior Capital de outro estado e vice versa D+2. Interior/interior de outro estado D+3. Isso que na época as LTR eram poucas, utilizávamos ônibus e funcionava.
    Precisamos de uma consultoria para termos tão somente o que tínhamos há 25 anos?

    ResponderExcluir