sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Nova direção - principais desafios

A chegada de novos dirigentes à Empresa é um momento importante, de expectativas, de esperança e de receios. Num momento complexo como a atual, então esses sentimentos são agravados e revestem a ocasião de uma importância ainda maior.
Neste pequeno texto, procurarei expor quais são, na "visão de floresta" do conselheiro, os grandes temas que precisam merecer atenção prioritária dos novos dirigentes.
Em âmbito geral, a recuperação dos resultados econômicos da Empresa, o equacionamento das questões envolvendo o POSTALIS e o processo de reestruturação me parecem ser os grandes focos de atenção, que demandarão mais tempo e atenção da Diretoria Executiva.
Em âmbito setorial, apontaria as seguintes expectativas:
Corporativo e Serviços - Melhorias substanciais no tempo de resposta. Lançamentos de novos serviços precisam ser feitos em dias, com o necessário suporte de tecnologia. Locações, contratações e compras também. Os processos precisam ser simplificados e significativamente acelerados, incluindo também as desmobilizações de veículos e de outros bens.
Financeiro - Temas como planejamento tributário, fontes de capital e melhoria do fluxo de caixa precisam ser enfatizados e se somar a iniciativas novas como, por exemplo, a eventual montagem de um fundo imobiliário, a partir dos ativos que a Empresa possui. A contabilidade da Empresa precisa ser estabilizada conceitualmente, de forma a não termos nos próximos anos sobressaltos com mudanças para adequação às práticas recomendadas.
Gestão de Pessoas -  Área com o maior desafio de todos, em função da desconstrução havida nos últimos anos. Necessário que contemos com concursos públicos regulares, treinamento técnico sistemático, planejamento de carreiras, plano de funções, mecanismos de retenção e muito mais. É necessário estancar o crescimento das judicializações de temas trabalhistas e voltar a ter processos de gestão de pessoas que sejam referência para outras estatais e organizações, como já ocorreu no passado.
Varejo - Em paralelo ao principal desafio, que é ter uma rede de atendimento otimizada, incorporando modelos variados de unidades, tenho expectativa de que sejam significativamente incrementados os negócios do segmento de conveniência, rentabilizando as unidades existentes.
Postal - A perspectiva de redução de volume de objetos de correspondência precisa ser bem acompanhada e seus efeitos bem gerenciados, de forma a manter ajustados os custos de produção. As eventuais reduções de estruturas de tratamento e de distribuição precisarão estar bem planejadas e serem tratadas de forma adequada com as representações de trabalhadores. O segmento de marketing direto merece especial atenção, para se buscar a reversão de tendência registrada nos últimos meses.
Encomendas - Com uma concorrência cada vez mais forte e preparada, temos que ter competência para oferecer a nossos clientes serviços à altura de suas necessidades, com qualidade e regularidade. Não podemos nos conformar com os elevados volumes de reclamações atuais e nem com um crescimento de negócios abaixo do mercado. E temos ainda um gap importante a ser recuperado em termos de mecanização. 
Logística - A efetiva atuação em logística integrada depende, como já foi expresso no planejamento estratégico da Empresa, de serem feitas parcerias que deem competitividade a nossas ofertas. Temos que passar da etapa de estudos e avaliações para a de realizações.
Penso que a Empresa possui ótimos fundamentos e conta com um quadro de pessoal dedicado e competente. E com uma Diretoria Executiva bem comandada e orientada para resultados, pode superar rapidamente o desafio de voltar ao equilíbrio em seus números e passar, em seguida, a crescer novamente.

11 comentários:

  1. Marcos César, bom dia! A sua análise, sempre muito precisa e objetiva, nos encoraja. Tomara que os novos dirigentes leiam e avaliem com profissionalismo e dedicação esse "norte" que você indica com tanta clareza. Temos um horizonte!

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  2. É urgente que implantemos uma política de consequência com regras claras e que as decisões tomadas em acordo com essas regras sejam mantidas. Produtividade, absenteísmo, prazo de resposta dos processos, receita sobre despesa como meta e proximidade da gestão precisam ser novamente implantadas.

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  3. Mesmo estando num péssimo momento , acredito que temos tudo para virar esse jogo ! Afinal somos a única empresa que está presente em todos os estados e cidades do Brasil!

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  4. Sobre Gestão de pessoas, acredito que nada será feito a curto e médio prazo. Ninguém da área política (seja pt, psdb, pmdb, pdt) tem coragem de mexer nessa área, pois para resolver verdadeiramente podera ter que tratar de assuntos espinhosos políticamente (produtividade, politica de consequências, etc). Então vão empurrar com a barriga ate onde der. A Prefeitura de São Pedro da Ponte Estaiada de Barro faz concurso anualmente, prevendo necessidades. Mas a Vigep tem conseguido ser pior que essa prefeitura. Na base, o assunto rola assim: "se der 10 anos de função e vc perder ela, entra no Trt que vc ganha rápido e fácil"

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  5. Varejo. Enquanto estivermos com o sistema arvore de Natal (pendura um monte de penduricalhos nele e diz que "tá bao") rede com velocidade de internet discada, atendente tendo que carregar 700kg de carga por dia no braço, sem carrinho, sem equipamento, e metade dos atendentes pegando atestado e marcando medico depois das 15hs (horário de pico na agencia), mantendo-se assim, o.melhor é transformar tudo em franquia ( que qualquer cliente do.planeta terra vê que o atendimento é melhor que nas agencias próprias)

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  6. Postal. Ouvi dois carteiros de cdd dizendo que não entregam Mdpd pois são pagos pra entregar carta e não lixo (chamam mala direta de lixo)

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  7. Encomenda. Cte Benfica. "Carteiro, minha encomenda vc entrega? Não, Ben, Fica!"
    Nosso processo produtivo de triagem de encomendas e ultrapassado. Não há separação por formatos, e outras coisas mais, que é melhor não expor. Além disso, tem unidade dando passagem em serviço Prime e Express

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  8. Logístico. Hein? O que é isso? Integrada? Já sei, deve ser Pac agrupado?
    Precisamos tomar cuidado com.parceria, pra não fazermos com empresas de tio do cunhado do fulano

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  9. Corporativo e serviços. Caixas 4,5 e 6 em falta em todo Brasil. Mas as agências não serão lojas de conveniência? Sem produtos? 20 dias para atendimento de chamado de terminal de atendimento a cliente. Motivo: fim de.contrato. Licitação? Março/16

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  10. Eu incluo a Gestão Patrimonial responsável. Os Correios tem inúmeros imóveis, terrenos, invadidos. Só no DF são cerca de 10, além de uma Fazenda no núcleo rural contagem em Sobradinho- DF e uma loja no Centro de Taguatinga. Enquanto isso, pagamos aluguéis caríssimos para manter o CD Oeste, a área de Tecnologia, a Agência de Taguatinga Centro, o Complexo Operacional da DR-BSB, entre outros. Precisamos rever urgentemente as políticas patrimoniais dos Correios,

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  11. Ter de preparar melhor nossa gestão de transportes que ficou totalmente abandonada desvalorizada onde muitos de nossos motoristas levaram o nome dessa empresa pelos quatros cantos do país onde a terceirização na verdade causa prejuízo operacional em comparação com outras empresas de transporte temos muito ainda a aprender!

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