domingo, 17 de abril de 2016

Esperança

Nos últimos tempos, como muitos brasileiros, tenho me sentido angustiado com a situação do país . Não me faz bem ver lojas sendo fechadas e os prédios ficarem meses com placas de aluguel sem que ninguém se arrisque a aluga-los. Não me faz bem saber de amigos que perderam os empregos e que tiveram que ir para a chamada "informalidade" para tentarem sobreviver. Não me faz bem ver que os jovens brasileiros não encontram trabalho e nem mesmo estágios para se iniciarem na vida profissional. E, pior que isso, esses jovens vão se acostumando com a falta de oportunidades e acreditando que as coisas são assim mesmo e não mudarão.

Isso não pode continuar assim. Tem que mudar!

Por isso, o dia de hoje (17/04) é tão importante.

Não se trata de tirar esse ou aquele político de seu trono, ou substituir o partido A pelo partido B no comando da nação. Trata-se de voltar a ter esperanças. Voltar a acreditar que o trabalho compensa, que estudar tantos anos para obter uma formação trará, mais à frente, a recompensa de um emprego digno e de uma carreira profissional. Voltar a acreditar que o Brasil terá oportunidades para seus jovens e também saberá recompensar a experiência de quem trabalhou a vida toda para que suas empresas tivessem sucesso no mercado.

Os novos governantes do País terão a oportunidade histórica de possibilitar que os brasileiros recuperem a esperança. Basta que entendam que empregos são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer nação, que o mérito é o único caminho justo para escolher líderes, que a ética tem que estar sempre presente e que terão a honra de ocupar por um período a posição de comando de um grande país, mas que não serão donos dele, nem de seus recursos.

É verdade que há um legado histórico de más práticas a serem combatidas na gestão do País, mas esse é um bom combate, que qualquer líder que queira entrar para a história positivamente deve enfrentar.

A opção está colocada e as decisões tomadas a partir de agora determinarão em que página da história estarão os novos governantes. Podem ser estadistas, meros replicadores ou criminosos. A escolha será deles. Torcerei para que escolham ser estadistas e coloquem o Brasil acima de partidos ou ideologias.

Quanto à Empresa onde trabalho - Correios - espero que os novos governantes compreendam que se trata de uma infraestrutura importante do Governo Federal, que precisa ser bem dirigida, por pessoas competentes, com experiência e formação adequadas. Não adianta escolher pessoas que cheguem lá procurando remos quando deveriam saber de antemão que dirigirão um imenso e complexo transatlântico. 

Espero também que compreendam que o mal do aparelhamento político-partidário que tem assolado a Empresa é algo a ser fortemente combatido, para que a organização recupere seu tônus, sua capacidade de inovar, de entregar serviços competitivos para a população. Os Correios podem ser um lugar bom para as pessoas trabalharem, fazerem carreira, desde que não se coloque mais a filiação partidária ou a inclinação ideológica como requisito para o exercício de uma função e nem se flexibilizem normas e critérios para permitir a acomodação de apadrinhados sem a formação ou a experiência necessárias para a ocupação de uma função. 

Assim como o Brasil, os Correios possuem bons fundamentos. Seus resultados econômicos não estão bons, mas com adequada arrumação da casa, a perspectiva de reversão é certa.

A palavra síntese desse dia pra mim é, portanto, esperança !

Que tenhamos todos um Brasil melhor, com mais oportunidades e reconhecimento para todos!

Marcos César Alves Silva, em 17/04/2016, 23h10

3 comentários:

  1. Santa ingenuidade. Tempos de trevas de aproximam.

    A turma que preparou o terreno para a derrubada do atual governo é a mesma que afundou o país há 20 anos. Fundamental para eles é a sobrevivência do rentismo com prejuízo total da sociedade civil. Se você acha que a incompetência poderia afundar o país vem uma turma muito competente que fará isto.
    O governo que se avizinha se prepara para vender TUDO que puder ser privatizado na bacia das almas.
    Vão chover de empresas querendo comprar Petrobrás e Correios. Se Petrobrás está desvalorizada é por pressão exatamente do grupo acima. Correios, você já mostrou porque do prejuízo. Rapidamente será saneada e adeus "forte veio de atuação social".

    ResponderExcluir
  2. O espaço é democrático e as opiniões sobre este assunto certamente serão as mais variadas. É importante, porém, que se tenha em mente que o equilíbrio da Empresa é fundamental e deve ser buscado logo, pois, sem ele, o Governo - independentemente de sua orientação ideológica - terá que decidir sobre como custear o funcionamento da Empresa (aportando recursos aqui ou vendendo participação). É bem melhor que o Governo não precise pensar nisso, porque a Empresa estará andando com as próprias pernas.

    ResponderExcluir