quinta-feira, 14 de abril de 2016

Fundos de Pensão - o lado humano e a representação parlamentar

Hoje foi votado na Câmara dos Deputados o relatório final da CPI dos Fundos de Pensão.
Encerrou-se assim os trabalhos de uma comissão que quebrou alguns paradigmas dignos de nota.
Primeiro, a CPI demonstrou que nem toda comissão tem que acabar em pizza. E essa não acabou mesmo. O volumoso e consistente relatório apresentado, com o apontamento de casos mais relevantes de desvios e prejuízos, assim como indicações de indiciamento de mais de duzentas pessoas, materializou o dedicado e esmerado trabalho da comissão.
Outro paradigma quebrado foi a efetiva participação das pessoas atingidas pelo que a comissão debatia - os participantes e assistidos dos fundos de pensão. Durante todo o período de trabalho da comissão, participantes e assistidos da FUNCEF, do POSTALIS e de outros fundos estiveram nas audiências e sessões, puderam conversar com diversos dos parlamentares, apresentar suas apreensões, cobrar posições, enfim sensibilizar seus representantes sobre o verdadeiro drama que viviam.
Se a solução para os dramas vividos pelos participantes e assistidos dos fundos de pensão ainda é algo distante (especialmente para os do POSTALIS), em função da gravidade da situação instituída nesses, os trabalhos da CPI certamente deram uma contribuição significativa para que a situação mude para o futuro a até mesmo para a recuperação de alguns dos prejuízos havidos.
Quiçá funcionassem assim todas as comissões parlamentares de inquérito.
Meus sinceros cumprimentos aos participantes e assistidos que dedicaram seu valioso tempo para participar das sessões e visitar seus representantes na Câmara, assim como para os integrantes da CPI, que, sob a coordenação do Deputado Efraim Filho, escreveram uma página importante da história do Brasil e fizeram diferença na vida das pessoas.
Parabéns, cidadãos e parlamentares!

5 comentários:

  1. Parabéns. É muiti bom sentir se representado.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. É muiti bom sentir se representado.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. O relatório final já está disponível?

    ResponderExcluir
  4. O relatório final (já com os ajustes da sessão de votação) deve ser publicado na segunda-feira (18/04), no site da Comissão (Câmara).

    ResponderExcluir
  5. Valeu Marcos César! Continue seu esforço no sentido de ser afastada esse tipo de corja malandra da gestão do nosso POSTALIS. Com certeza você tem ideia do que nós aposentados estamos passando só em pensar na conta que não fizemos e vamos ter de pagar. QUEM ROUBA APOSENTADO é no mínimo miserável.

    ResponderExcluir