segunda-feira, 13 de abril de 2015

Equacionamento do fundo BD - mensagem de um trabalhador

Encaminhei hoje uma singela mensagem aos deputados, ressaltando a importância de uma CPI para os Fundos de Pensão.
Espero que esta mensagem, somada às diversas outras que os parlamentares estão recebendo sobre este tema, os motive a empreender esforços para melhorar a legislação e a fiscalização dos fundos de pensão brasileiros, para evitar que situações como a ocorrida com o fundo BD do POSTALIS voltem a acontecer. 
A mensagem pode ser lida no seguinte link.

4 comentários:

  1. Marcos, texto conciso, claro e objetivo. Parabéns pelo texto e pela iniciativa. Há necessidade, contudo, de uma observação. Os 9% descontados do aposentado na verdade é um custeio previsto no plano e não "taxa de administração" ou "custeio do custo administrativo", hoje em 10%. Este custeio foi previsto atuarialmente quando da constituição do plano. Sobre os 9% incide o percentual de 10% do custeio administrativo. Abraços, Júlio Cezar Chaurais.

    ResponderExcluir
  2. Marcos, texto conciso, claro e objetivo.
    Me permita, contudo, uma correção.
    Os 9% descontado dos aposentados não se refere à "taxa de administração" ou "custeio do custo administrativo", mas a um custeio do plano, previsto atuarialmente e acho que até no atual regulamento. Sobre os 9% incide a taxa de administração ou de custeio do custo administrativo de 10%.

    ResponderExcluir
  3. Chaurais, agradeço pelo esclarecimento. Vamos aprendendo. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. boa tarde meu caro,

    tb enviei a deputados e senadores minha carta pedindo empenho na realização desta CPI. mas neste País como tudo depende de acordos políticos, temos que rezar muito para que eles façam alguma coisa. se não for do interesse eles não fazem nada, engavetam e pronto.

    Antônio Carlos H. Maciel

    ResponderExcluir