quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Plano de Aposentadoria Incentivada

Este tema é o mais procurado aqui no blog e também o mais presente nas mensagens e contatos que recebemos dos colegas.
Infelizmente, por entendimento de que haveria conflito de interesses conforme estabelecido na Lei nº 12.353/10, não temos participado das reuniões extraordinárias nas quais os estudos pertinentes são apresentados e nem somos informados do andamento desse tema na Empresa. Assim, não sabemos informar aos colegas que nos indagam sobre o andamento do assunto e nem mesmo se a ECT adotará um plano assim.
Pessoalmente, consideramos que:
- qualquer grande empresa deve possuir mecanismos como um plano de incentivo à aposentadoria ou mesmo um plano de demissão voluntária, de forma a possibilitar que empregados com mais tempo de carreira ou que queiram se desligar depois de um período na Empresa o façam numa condição mais favorável do que lhes seria oferecido numa simples demissão; depois de anos de dedicação, seria um reconhecimento adequado;
- da ótica da Empresa, um plano bem elaborado e que oferecesse atrativos para todos os cargos indistintamente poderia reduzir, no médio prazo, as despesas com pessoal, além de permitir a captação no mercado de novos talentos para cobrir algumas das posições abertas.

Assim, esperamos que a ECT, a exemplo do que já fazem no país outras grandes empresas estatais, de economia mista e mesmo privadas, consiga implementar logo um bom plano de aposentadoria incentivada, que seja atrativo para todo o público-alvo e que resulte em economias no médio-prazo para a Empresa.

------------------------------------------------------------------------
Atualização em 11 de fevereiro de 2014
Em resposta a consulta formulada à direção da ECT, fomos informados do seguinte, numa correspondência datada de 30/01/2014:
1. a Empresa, por meio da Vice-Presidência de Gestão de Pessoas, tem realizado estudos para elaboração de proposta de Plano de Desligamento Incentivado;
2. após a elaboração de proposta, esta deverá ser encaminhada para deliberação dos órgãos colegiados da Empresa;
3. cabe ressaltar que, após deliberação interna favorável, a implementação do Plano deverá ser submetida à apreciação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP.

42 comentários:

  1. O boato que sairia um PDV então é mentira?
    Quirino CDD Apª

    ResponderExcluir
  2. Porque a Empresa não se Pronuncia de uma vez por todas e desvenda esse Mistério, mesmo sendo uma resposta Negativa?
    Vieira

    ResponderExcluir
  3. Concordo inteiramente com nosso representante no Conselho de Administração. São mais de 15.000 aposentados, muitos deles aguardando uma oportunidade para deixar a Empresa. A sustentabilidade econômica de nossa Empresa exige esta ação. Silvério

    ResponderExcluir
  4. A empresa não tem uma definição, porque nela tudo muda todo dia.

    ResponderExcluir
  5. Marcos Cesar se há conflito de interesses em voce participar de temas de interesse da categoria, oque adianta estar aí nessa posição? Fazer de conta que temos um representante? Acha que somos tão bobos assim?

    ResponderExcluir
  6. No momento é o que a maioria dos aposentados da empresa queria. Seria bom para ambas as partes. Temos vários problemas na ECT devido a isso: Pessoas aposentadas, com idades avançadas e sem estímulo para trabalhar pois já conhece a falta de oportunidades que a empresa faz questão de cada vez aumentar.

    ResponderExcluir
  7. Ao colega que não se identificou e que mencionou a questão do conflito de interesses: a leitura do blog, onde estão enumeradas as diversas situações em que pudemos atuar, demonstra que temos conseguido levar ao Conselho as preocupações e aspirações de nossos colegas, assim como participar efetivamente da gestão estratégica da Empresa. Nosso compromisso com a transparência, porém, nos leva a manter todos informados das vedações e restrições que às vezes enfrentamos, mas que só reforçam nossa disposição de honrar a escolha feitas pelos ecetistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTOU CADA VEZ MAIS DECEPCIONADA COM VC E COM A EMPRESA

      Excluir
    2. Nenhuma representação pode esperar unanimidade, assim sabemos que alguns concordarão e outros não, alguns elogiarão nossas decisões e atos e outros os questionarão. A democracia é assim mesmo. Mas sempre esperamos que os colegas que se decepcionam mudem de opinião e nos apoiem.

      Excluir
    3. JESUS não agradou a todos,não somos nós pecadores que iremos agradar.
      Parabenizo-lhe colega Marcos César, pela transparência e seriedade que você vêm atuando como membro do Conselho de Administração.

      Excluir
  8. Sendo nosso representante, eleito por nós, não quer se envolver? no mínimo poderia ser ouvinte nas reuniões para melhor esclarecer... Cesar/PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO NÃO EXISTE NINGUEM POR NOS NA EMPRESA

      Excluir
    2. Acredito que o próprio conteúdo do blog demonstre claramente nossa disposição de atuar e os resultados já alcançados em muitos temas. Esse julgamento, porém, é prerrogativa de cada um. Sabemos que nunca alcançaremos a unanimidade, mas lutaremos muito por nossos colegas, como temos feito. Quanto a participar como ouvinte, respondemos abaixo, que não é uma prerrogativa nossa fazê-lo.
      Os ecetistas possuem sim alguém que pensa e luta por eles no Conselho de Administração.

      Excluir
  9. Concordo com o conselheiro no sentido de que esse plano de aposentadoria incentivada deveria ser uma ação permanente da empresa, inclusive regrada em manuais a fim de que essa situação não se tranformasse em uma novela como está sendo. A falta de informações da empresa gera apreensão dos empregados, e não permite que seja traçada estratégias para a área de recursos humanos.

    ResponderExcluir
  10. César, o conselheiro não tem a prerrogativa de participar, nem mesmo como ouvinte, quando há percepção de conflito de interesses. A Lei 12.353/10 assim estabelece. De minha parte, se fosse possível e legal, teria todo o interesse de participar de todas as reuniões, mesmo nas que não pudesse votar, para poder trazer para meus colegas informações a respeito de todos os temas.

    ResponderExcluir
  11. SENHORES CONSELHEIROS

    Bom dia,

    Apesar de não está em pauta, Por que o Postalis não aceita inclusão de pagamento de dividas no consignado com outro Banco, será que pesam que somos propriedades deles? pois deveria aceitar uma vez que não queremos mais ficar devendo o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao colega anônimo da mensagem de 17/01: sugerimos encaminhar a sugestão a um conselheiro do POSTALIS. Temos lá nossos representantes eleitos que poderão responder.

      Excluir
  12. A desculpa é que se perderia muita mão-de-obra especializada, uma vez que a ECT paga muito mal o seu setor administrativo (desde o auxiliar administrativo (suporte) ao Administrador), onde a cada 10 Administradores concursados que entram somente 2 permanecem e na área operacional os jovens que hoje ingressam na empresa mal ficam a experiência e já pedem demissão (pode-se dizer na mesma proporção (entram 10 ficam 2). Se o Correio rever seu plano de pagamento quanto ao mercado de trabalho, com certeza haverá condições de se montar um plano de demissão sem se perder qualidade, dando chance aos que já deram tudo a empresa de se desligarem sem perdas.

    ResponderExcluir
  13. Considerando o que aconrteceu no último PDV (quando a empresa o fez sem ter um concurso já realizado para suprir os empregados que saíram e a ECT sofreu com a falta de mão-de-obra) penso que eles irão pensar em PDV só depois de realizarem o concurso...

    ResponderExcluir
  14. Muitos projetos são lançados ou decisões são disseminadas e ficamos sem saber dos encaminhamentos. E tudo demora muito, o que desmotiva e gera insegurança. Ficamos sabendo (informalmente) que haveria um estudo para avaliar e ajustar os salários dos profissionais de nível superior. E aí? e quanto à mudança de status de júnior para pleno e para sênior. E aí?

    ResponderExcluir
  15. Os Anômimos que me perdoem, mas a questão de impedimento do Marcos César é legal. Não pode participar de projetos para implantação de normas ou procedimentos na ECT e la no Conselho aprovar. O que diferencia nosso representante no Conselho de Adminstração é por ser ele um conhecedor da matéria Correios e os demais Conselheiro não. Isso, logicamente, ajuda na compreensão dos fatos pelo demais membros.

    ResponderExcluir
  16. Recebido há pouco de um colega, sobre PIDV na Petrobras:

    Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário - PIDV
    Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 2014 – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, informa que sua Diretoria Executiva aprovou na data de ontem um Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário - PIDV.
    Este Plano é fruto da implantação do Programa de Otimização de Produtividade – POP, que tem por objetivo influenciar positivamente na produtividade da Petrobras visando contribuir para o alcance das metas de desempenho do Plano de Negócios e Gestão.
    A proposta do PIDV foi desenvolvida de forma a planejar e sistematizar os desligamentos dos empregados que se inscreverem no programa atendendo aos seguintes objetivos: adequar os efetivos da Companhia ao PNG; atender aos interesses da Companhia compatibilizando com as expectativas dos empregados e preservar os conhecimentos existentes na Companhia.
    Em seu desenvolvimento o PIDV considerou que as inscrições serão voluntárias e abrangentes a todos os empregados desligáveis com idade igual ou superior à 55 anos.
    A Companhia manterá seus acionistas e demais partes interessadas informadas sobre o desenvolvimento do Programa.
    Atenciosamente,
    Relacionamento com Investidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero saber da PETROBRAS, quero saber do CORREIO
      Não trabalho na PETROBRAS

      Excluir
    2. Ao colega anônimo: respeitamos sua opinião pessoal, mas pensamos que a informação sobre outros planos em implantação é útil pois mostra que outras empresas controladas pelo Governo estão implantando medidas assim.

      Excluir
  17. Seria muito justo com os mais antigos que se permitisse uma saída digna da empresa, pois os funcionários são importantes enquanto rendem no serviço e até ameaçados quando ficam doentes de tanto trabalhar. Apesar de mão de obra especializada, não temos o devido valor. O PDV seria a forma mais justa da empresa se atualizar e ser justa com os funcionários que realmente vestem a camisa ECT.

    ResponderExcluir
  18. A lei que permitira a participação do representante dos empregados no Consehlo de Administrãção da ECT, é que foi um faz de conta, ou seja; apenas para Inglês vê, ja que impede a participação em assuntos de interesses dos "empregados", o nosso colega não tem culpa, infelizmente como tudo na ECT em relação aos empregados é apenas um faz de conta, apenas lamentamos que nosso representante sirva apenas para referendar decisões pouco proveitosas em relação aos empregados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao colega anônimo:
      1. a Lei 12.353/10 não se aplica apenas à ECT, mas sim a todas as empresas controladas pelo Governo Federal.
      2. não atuamos "referendamos decisões pouco proveitosas"; participamos efetivamente de decisões muito importantes para a ECT; infelizmente, ainda não de todas.
      3. a leitura do blog permitirá compreender os resultados efetivos de nossa participação.

      Excluir
  19. O que nós anistiados que voltamos para a empresa sem direito a nada vamos lucrar quando nos desligarmos definitivamente da mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação à questão sobre os anistiados: só uma eventual publicação do plano pela ECT dirá quem poderá aderir e em que condições. Por ora, qualquer resposta seria mera especulação.

      Excluir
  20. Marcos, tenho acompanhado seu blog e reconheço que sua atuação no Conselho tem atendido nossas expectativas. Entendo, também, as limitações legais que o impedem de participar de reuniões que tratam do tema Plano de Demissão Incentivada, entretanto, meu sentimento é que sua resposta/postura, especificamente, sobre esse assunto, me parece smj muito cômoda. Será que você, mesmo impedido de participar das reuniões, não tem acesso informal ao que foi tratado nessas reuniões. Você não conversa com outros membros do Conselho. Você não pode perguntar a eles? Ninguém comenta nada? Imagino que você tenha mais facilidade de obter informações concretas . Os boates que surgem, certamente tem alguma fonte e pela proximidade que tens com os participantes dessas reuniões, será que a única coisa que podes nos dizer é que não tens acesso às reuniões? Penso que, com um pouco mais de interesse neste caso, terias condições de nos dar alguma informação mais concreta.
    Abraço
    Osmir Gallo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osmir, não se trata de falta de interesse. As próprias publicações de matérias a respeito no blog mostra que o assunto é importante para nós. Com relação a nosso relacionamento com os demais conselheiros, é excelente mas formal, ou seja, limita-se à participação nas reuniões em que participamos. Não caberia lhes perguntar a respeito de um tema a respeito do qual se considerou haver conflito de interesses para minha participação. Isso seria impróprio e anti-ético.
      No geral, espero que a Empresa trate oficialmente logo do assunto, o que evitará que boatos proliferem ainda mais.

      Excluir
    2. Se é boato o PDV, porque empresa não desmente? acabando logo com esse diz que diz, porque a empresa se cala? os colaboradores como eu que quer sair da empresa depois de se sacrificar anos por ela merece um pouco mais de respeito não acha? se não ter PDV então diz logo.

      Excluir
  21. Marcos, infelizmente a atuação do representante dos empregados é inócua na Ad, Central da ECT, pois, perante a politica atual da empresa e a cúpula Diretiva fazem o que querem e não irão ouvir os meros empregados de carreira. São eles na sua maioria de origem externa de indicação politica e em suas veias não correm o sangue Ecetista. Se tiver o PDVI (acredito que vai ter) não vai ser por respeito a estes empregados que doaram parte de suas vidas a essa Empresa e sim, por mera necessidade financeira, que aliás, é critica.
    abs.
    Werner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Werner, não diria que a atuação é inócua, já que conseguimos avanços importantes a partir de nossas proposições ou contribuições. No que participamos, somos ouvidos e nossas propostas são avaliadas e, em muitas ocasiões, adotadas.

      Excluir
  22. Que tratamento podemos esperar de uma Empresa, que se encontra loteada, por partidos politicos, onde impera a ipocrisia e intransparencia de seus gestores.Me parece muita ingenuidade de quem acredita num conselheiro que aceitou participar de um processo onde sabia que seria minoria. Felipe CDD/ITABORAI/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe: O fato de ser apenas um no colegiado não impede o conselheiro de participar e de apresentar sua opinião, suas ideias e sugestões nos temas gerais, nos quais não há vedação legal. É um avanço considerando a situação anterior onde não havia nenhum representante dos empregados. Pode não ser a situação ideal, mas é um começo de história onde os empregados têm um representante no Conselho de Administração de grandes empresas como os Correios. E se o conselheiro for atuante, como tentamos ser, pode sim contribuir efetivamente para o futuro da Empresa.

      Excluir
    2. Entendo que esta lei deveria ser rediscutida e alterada no Congresso. Ora, se a representação dos empregados não pode votar exatamente nas ocasiões em que se discute os interesses dos empregados, alguma coisa está errada. Mesmo assim, o papel desempenhado pelo nosso representante está aderente à sua função. Cobrar da Empresa resultados operacionais, financeiros e políticas de pessoas. Silvério

      Excluir
    3. Silvério, obrigado pela participação. O PL-06051/2013, que tratamos anteriormente numa postagem poderá resolver esta questão, eliminando o artigo que trata dessas vedações. Vamos ver se isso se concretiza logo. O link para a matéria a respeito no blog é: http://conselhocorreios.blogspot.com.br/2013/11/projeto-de-lei-n-060512013.html .

      Excluir
  23. Poderia por gentileza, me informar como está o andamento do PDIA - Plano de Desligamento Incentivado para Aposentado, uma vez que, a última informação que temos, é a que foi informada através dos CORREIOS INFORMA do dia 11/03/2014 - Edição nº047/14?

    Cícero Luiz dos Santos

    TECNICO DE CORREIOS SENIOR - ATIVIDADE OPERACIONAL

    SEAP/SUPAT/GESEP/DR/SPI
    Rua Hermilio Magalhaes, 126

    CEP 16010-490– Araçatuba/SP

    Tel. (18) 3623-2966– ramal 215

    e-mail: ciceroluiz@correios.com.br

    ResponderExcluir
  24. Cícero, Não tenho novas informações a respeito. Também aguardamos que a Empresa divulgue oficialmente o plano ou informe algo a respeito.

    ResponderExcluir
  25. Marcos, boa tarde!
    O que está acontecendo, porque não tivemos mais notícias por parte da Empresa a respeito do andamento do nosso PDIA - Plano de Desligamento Incentivado dos Aposentados dos Correios? Como você sabe, a última informação oficial aconteceu em 11/03/14. Já faz um bom tempo, não acha?! Por gentileza, informe-nos, Precisamos de notícias.
    Cícero Luiz dos Santos
    Técnico de Correios Sr- Ativ. Operacional
    Matrícula 8.100.652-7
    CA/PEQUENAS DESPESAS/ARAÇATUBA/GERAD/SPI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cícero, já faz um bom tempo mesmo! Espero que a direção da ECT informe logo algo a respeito aos empregados. Como tenho informado, não participo das reuniões do Conselho onde esse tema é debatido; assim, não fico a par das evoluções do assunto. Neste momento, porém, parece-me que ainda estamos na fase de tratativas da ECT com o Governo.

      Excluir