domingo, 10 de julho de 2016

Postalis - "luz no fim do túnel"

Tem sido tão comum ouvir más notícias a respeito do POSTALIS que nem sempre conseguimos enxergar em alguns fatos recentes que podemos estar, na verdade, vislumbrando uma "luz no fim do túnel", ou, se preferirem, o início da solução dos problemas do nosso instituto de previdência privada. Explicarei melhor essa afirmação.
Há poucos dias, tivemos a apresentação do relatório final da CPI dos Fundos de Pensão, uma CPI cuja gênese se deveu à persistência da ADCAP em colocar esse tema em foco e à boa vontade de parlamentares que acreditaram que se tratava de um tema que merecia especial atenção do Congresso. Dos primeiros dias nos quais os colegas Jackson e Pedro percorriam os corredores do Congresso em busca das assinaturas para a criação da CPI até a entrega do relatório final, passando por inúmeras sessões em que os de camisa amarela lá estiveram presentes, o que assistimos foi o resultado da disposição de um grupo de ecetistas que queria ver o Postalis passado a limpo.
Antes da CPI, algumas matérias da imprensa falavam superficialmente de ocorrências no Postalis e as punições aplicadas a ex-dirigentes eram leves e episódicas.
O transcorrer da CPI expôs as ocorrências havidas no POSTALIS. Casos como o dos títulos da Venezuela e da Argentina e das aplicações no Grupo Galileo, entre outros, foram esmiuçadas. E o relatório final trouxe a consolidação dessas investigações preliminares, permitindo a realização de investigações mais aprofundadas em seguida e, por fim, a punição dos envolvidos em irregularidades e a recuperação dos recursos indevidamente subtraídos do POSTALIS.
Assim, quando ouvimos falar hoje de um caso de desvio no POSTALIS e de prisões e bloqueios de bens, estamos presenciando provavelmente a chegada da "luz no fim do túnel", ou seja, a aproximação do momento em que o dinheiro do Postalis começará a fazer o caminho de volta e os responsáveis pelos desvios serão punidos. Numa única operação da Polícia Federal, por exemplo, foi noticiado o bloqueio de R$ 1,3 bilhão de reais em bens de suspeitos, incluindo carros de luxo, lanchas e até um suntuoso apartamento.
Nos próximos dias, talvez a divulgação dos detalhes de outras operações relacionadas ao Postalis surpreenda alguns colegas que não acompanharam mais proximamente o desenrolar da CPI. Para esses, informo que a situação não está piorando, mas sim o contrário. A luz vai sendo lançada sobre os casos levantados pela CPI, algumas pessoas que deram causa a essas ocorrências vão sendo punidas e até presas e a esperança de recuperação, mesmo que parcial dos prejuízos, vai ficando cada vez mais forte. 
Parece mesmo uma "luz no fim do túnel" !

6 comentários:

  1. a luz no fim do túnel é um trem que está chegando para nos atropelar

    ResponderExcluir
  2. Acredito que teremos mais boas notícias, pois confio na Polícia Federal.

    ResponderExcluir
  3. Mas o mais importante, é continuarmos vigilantes e continuarmos a cobrar efetividade das investigações punindo quem roubou e trouxe tanta infelicidade a uma categoria de empregados que sempre tiveram o reconhecimento da sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Somente a mobilização continua de todos os postalistas, participando, divulgando informações e cobrando providências legais das autoridades é que vai garantir a continuidade do fluxo de ''boas notícias'' para todos nós que fomos roubados em nossos direitos adquiridos e garantidos por uma vida de trabalho na ECT.

    ResponderExcluir
  5. VILSON MOREIRA COELHO 4 DE AGOSTO DE 2016
    Creio que parte dos recursos, desviados, mal aplicados, em fim, a má versação do dinheiro do nosso Fundo de Pensão - POSTALIS, nossa garantia de uma vida mais tranquila será recuperada, ou mesmo repatriada, o momento e crermos primeiro em Deus, depois nos homens que estão à frente desse processo.Precisamos estar conectados com os membros da CPI do nosso Fundo de Pensão.

    ResponderExcluir
  6. Ainda creio que com a mobilização de todos nós prejudicados e especialmente as autoridades que estão a frente desse processo, nosso dinheiro roubado será recuperado e nossas esperanças de dias melhores na aposentadoria voltará a nos alegrar.

    ResponderExcluir