quarta-feira, 14 de junho de 2017

Boatos sobre demissão motivada

Como recebi diversas consultas de colegas a respeito desse assunto nos últimos dias, esclareço que não houve nenhuma decisão do Conselho de Administração sobre o tema demissão motivada.

Este assunto nunca foi submetido formalmente ao CA, como comunicado ou relatório, que são os instrumentos formais de apresentação de temas.

E, para que cesse a onda de boatos a respeito, que só assustam indevidamente os colegas já preocupados com outras questões, como a reestruturação e o PDI, solicitarei que a direção da Empresa divulgue nota esclarecendo de vez o tema, para todos os trabalhadores.

sábado, 10 de junho de 2017

Aos colegas que se retiram no PDI

Para os colegas que se retiram da Empresa neste mês, por adesão ao PDI, deixo meus agradecimentos pela valiosa contribuição que nos deram ao longo de suas carreiras. Foi com base no trabalho desses colegas que a Empresa se consolidou como um dos melhores correios do mundo.

Dentre os que se retiram, há muitos com os quais trabalhei diretamente, há amigos próximos e também referências em conhecimento do negócio e das operações postais.

Espero, sinceramente, que encontrem alegrias e realizações em sua nova etapa de vida. E também que os colegas que permanecem na Empresa saibam valorizar o legado que lhes fica.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

O desafio permanente da atualização tecnológica

Na década de 80, chegavam ao Brasil os primeiros aparelhos de fax e, com eles, a ameaça da substituição da correspondência postal por um sucedâneo que permitia a comunicação em minutos em vez de dias. Em vez de pensar em extinção, os Correios criaram, então, o serviço de fax post, levando a nova tecnologia para o grande público, que não tinha condições de possuir um aparelho transceptor de fac-símile próprio.
Na década de 90, começou a ser disseminado no Brasil o uso da internet e, de forma análoga ao que ocorreu com o fax, também se vislumbrou ali o fim do serviço postal. Novamente, os Correios viram na nova tecnologia uma oportunidade e passaram a utilizar intensivamente a internet, inclusive para prestar seus tradicionais serviços de carta e de telegrama. Nos dias atuais, mais de 400 mil dos cerca de 15 milhões de telegramas enviados anualmente chegam aos Correios pela internet, onde são processados eletronicamente e transformados em objetos impressos, para entrega aos destinatários.

Essas duas pequenas histórias nos mostram que as novas tecnologias constituem não só uma ameaça, pela efeito substituição que sempre carregam, mas também uma oportunidade, que sempre pode ser explorada para melhorar os serviços. Mostram também que algumas mudanças de hábitos de consumo não se dão de forma disruptiva, mas sim de forma progressiva.

Saber compreender isso e aproveitar as novas tecnologias na melhoria dos serviços oferecidos é o grande desafio de toda prestadora de serviços, incluindo os Correios. Importante nunca descuidar disso, como não descuidamos na época da chegada do fax e da internet.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Inovação

Poucas coisas me dão mais satisfação do que poder participar da criação de algo novo, como, por exemplo, um novo serviço da Empresa.
Felizmente, tive diversas oportunidades de integrar equipes que conceberam e lançaram novos serviços, mas isso não diminui a satisfação de ver o nascimento e os primeiros passos de uma nova criação, que chega ao mercado.
A mais recente dessas satisfações é o Correios Celular, que chegou para construir mais uma história de sucesso, a partir do esforço e da participação de milhares de colegas que lidaram com sua formulação e com sua operacionalização, incluindo a venda nas agências.
Na foto, alguns dos muitos colegas que participaram da formulação do Correios Celular, para ilustrar que, por trás de cada avanço, de cada inovação na Empresa há sempre um conjunto de pessoas que se dedica, se desdobra para vencer obstáculos, para fazer acontecer, independentemente de qualquer situação adversa que exista no horizonte. Minhas escusas aos que não estão na foto, mas que também se dedicaram ao esforço de criar o novo serviço.
Nos próximos dias, o Correios Celular chegará ao Rio de Janeiro, a Belo Horizonte e ao interior de São Paulo. Depois prosseguirá até alcançar todo o Brasil.
Mais informações sobre o serviço em http://www.correioscelular.com.br.    

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Silveira no POSTALIS

Recebi hoje a visita do colega Marcos da Matta Silveira, que é candidato à posição de Diretor de Benefícios do POSTALIS. Silveira é para mim um exemplo de esforço para se superar, aprender e crescer, além de conduta séria. Tive o privilégio de trabalhar com ele no Programa de Encomendas, onde ajudamos a criar alguns serviços e a reformular outros.

Quem busca seriedade e determinação tem no Marcos Silveira uma boa opção para a posição de Diretor de Benefícios do POSTALIS.