sábado, 10 de março de 2018

Mensagem de Colega

Recebo um volume considerável de mensagens dos colegas, o que inviabiliza a publicação delas aqui no blog. Algumas dessas mensagens, porém, pelo conteúdo reflexivo ou propositivo, são transcritas aqui para conhecimento dos leitores. A seguir uma destas mensagens recebidas na última semana. 



Bom dia.

Acompanho sempre seus comentários e considerações e sei de seu interesse e luta para voltarmos a ser uma empresa de logística de 1º mundo, como sempre fomos.

A sua luta deve ser muito intensa e desgastante, pois me parece que além de ter gente que quer destruir os Correios, não conseguimos, internamente, força suficiente para revertermos este quadro.

Concordo em gênero, número e grau com o que você colocou na Carta do Conselheiro (https://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/22001/messages/274?c=1520450969). Fazendo uma analogia, estamos privando um paciente de seu medicamento e boa alimentação por necessidade de redução de custo. Sem esses recursos ele morrerá em poucos dias. É isso que estão fazendo com os Correios. Sem investimento na operação, fica impossível cumprir a Identidade Corporativa. Qual a dificuldade em conseguir um empréstimo no BNDES a custos baixos e com carência?Conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções postais e logísticas acessíveis, confiáveis e competitivas, depende de investimento, de tecnologia, de recursos, principalmente PESSOAS.

Como ter orgulho em servir a sociedade e pertencer aos Correios se não há respeito com os empregados, muito menos com os cidadãos. Não há valorização da história dos Correios, muito menos da importância dos Correios como política pública

O foco do debate atual sobre os Correios está errado. O Professor Ygor Venceslau, que esteve no Congresso Nacional em uma audiência especifica sobre os serviços postais, de acordo com a sua tese sobre os Correios (3 anos de estudo), sinaliza que, talvez, os Correios sejam o único elemento no Brasil de integração nacional. O debate sobre este papel dos Correios não está sendo levando em conta.

Vídeo da audiência
www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde.../2017_IgorVenceslau_VCorr.pdf

A universalidade dos Correios não é um capricho, é uma obrigação. Está na Constituição Federal. O fechamento de Agências, por exemplo, deve ser discutido como um possível ato inconstitucional. Estamos privando o cidadão de serviços básicos. O serviço postal deve ser tratado como uma política pública, e os Correios como um braço logístico para integração nacional. O FNDE e o ENEM são exemplos da importância dos Correios. Como fazer a entrega em todos os estados no mesmo dia?  Distribuição de donativos em catástrofes.

Espero ter contribuído para o debate.

Um comentário:

  1. Parabéns Marcos pelo seu trabalho no Conselho dos Correios, sempre fazendo a diferença e prestando conta de seu trabalho. Estamos sempre com você.

    ResponderExcluir