quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Os limites do conselheiro

Após o envio do Informativo de Outubro, recebemos diversas mensagens de colegas manifestando preocupações e indignação com o fato de não podermos participar da discussão e das votações de alguns temas no Conselho de Administração, em especial relacionados ao Postalis e à gestão de pessoas.
Aos colegas que nos escreveram, respondemos explicando o contexto, mas decidimos trazer para o blog algumas informações importantes para que todos saibam um pouco mais sobre como tem sido nossa atuação.
Inicialmente é importante ressaltar que fomos muito bem recebidos por todos no Conselho, formado pelo Ministro das Comunicações, pelo Presidente da ECT, por 3 técnicos do Ministério das Comunicações e por uma representante do Ministério do Planejamento, hoje nomeada Vice-Presidente de Administração.
Nas reuniões ocorridas, sempre pudemos expor nossas opiniões, por mais antagônicas que fossem. E diversas de nossas sugestões já estão materializadas em ações em curso na Empresa.
Com relação às vedações existentes na Lei nº 12.353/10, que tratam dos impedimentos do conselheiro representante dos trabalhadores em razão de conflitos de interesse, é importante observar que estamos apenas no início de sua implantação, o que significa que haverá ainda muitas dúvidas a serem esclarecidas com o tempo sobre essas vedações e seus limites. Também é de se esperar que a própria prática aponte melhorias a serem implementadas futuramente, para assegurar que os objetivos visados pelo legislador e pelo Governo Federal, que a patrocinou, sejam alcançados. Poderá haver, inclusive, mudanças na lei, eliminando ou reduzindo estas vedações, como já apontam projetos em apreciação no Congresso.

3 comentários:

  1. Prezado Marcos,

    Em outro post eu comentei um dos motivos que acredito o qual as pessoas trazerem suas demandas, reclamações e sugestões a vocês:

    - A idéia de que os Conselheiros de serem os porta vozes dos funcionários a Gestão.

    A limitação é compreensível e legal - Afinal todos temos nossas limitações dentro de nossas próprias funções na empresa, cargo e limite discricionário e deliberativo.

    Hoje temos uma bola de neve de problemas - O conceito de bola de neve é que ela vá acumulando a neve e rolando e você não sabe exatamente com que floco de neve tudo começou - e hoje assim estamos, mas, gostaria de fazer mais alguns apontamentos Marcos que podem pelo menos servir de reflexão do motivo o qual as pessoas recorrem aos Conselheiros - eu já refleti sobre este tema e assim como muitos me encaixo em alguns destes conceitos:

    - Não ter uma representação Sindical: Hoje temos mais Sindicatos do que DRs praticamente - cada uma visando, obviamente, ser a representação principal dos funcionários - O problema é a questão do foco - Onde estas representações estão focando? Se estão focando nos funcionários estão focando em todas as partes? Como funcionário administrativo posso dizer que é frustrante ver tantas propostas para melhoria das áreas de negócios e operação e termos que ficar aqui a ver navios com relação a melhorias tanto de nosso trabalho como de reconhecimento e diferenciais de mercado por função exercida. Hoje somos separados por nossas funções: operação, administrativo, vendas - mas somos essencialmente ecetistas e deveriamos ter uma representação para o todo e não para partes.

    - Pesquisa de Clima - Na última pesquisa de Clima nossa gestora chegou a seguinte conclusão: "A pesquisa foi respondida em um momento dificil para todos" - Pera ae pessoal: Faz pelo menos 5 ou 6 pesquisas de Clima que os resultados são praticamente os mesmos, os mesmos problemas, os mesmos pontos, as mesmas questões: Será que por 05 anos a ECT escolhe um mal momento para a pesquisa ou a realidade está ai para ser vista e não quer ser enxergada?

    - Persepectiva: Qual a perspectiva de um funcionário hoje da ECT? Faz 05 anos que estamos na vigência do novo acordo coletivo e ainda não tivemos as chances de migração de cargos nem as promoções jr/pl/senior. A condição humana que garante que ele persista e persevere regeralmente é a perspectiva e o foco em um objetivo munidas da esperança e expectativa - Hoje as pessoas não tem perspectivas - vemos promessas, vemos chamadas para fazer cursos e etc mas uma vez que a expectativa esfria o restante vai morrendo aos poucos....

    Acredito que as pessoas procuram o Conselho não por não conhecer as funções dos seus representantes, mas, por já terem chegado a um ponto de não saber para onde ir.

    Fico triste com a condição atual da ECT...estou em vias de sair da empresa - fui chamado em outro concurso e creio que dentro de no máximo dois meses esteja saindo - e apesar de sair para ganhar um pouco menos do que aqui o que está me atraindo a este lugar é questão de perspectivas e possibilidades que podem existir lá.
    Adoro esta empresa Marcos - tanto que é uma decisão dificil pois realmente a gente se apega e este lugar - mas - como ficar em um lugar que não te dá oportunidades de crescer, de tentar novas coisas ou tomar novos rumos ou que te estimule a ir em frente?

    Espero que o trabalho de vocês dê muitos frutos e que um dia as limitações do conselho se tornem oportunidades para novos horizontes e de novas mesas de discussão e debates na empresa.
    João Paulo

    ResponderExcluir
  2. João Paulo, independentemente das limitações existentes, temos procurado ouvir e apoiar os colegas que nos tem procurado, porque percebemos que enxergam de fato no seu representante no conselho um porta-voz junto à gestão da Empresa.
    A postagem no blog sobre as limitações do conselheiro objetivou apenas comentar a existência de algumas restrições à atuação do conselheiro, de forma que os colegas tenham uma visão clara sobre isto e, assim, compreendam que não teremos como interferir diretamente no tratamento de algumas questões nas reuniões do Conselho.
    Isso, porém, de forma alguma nos impedirá de expressarmos nossas opiniões, como empregado, em outros foruns e também de conversarmos com nossos colegas na Empresa.
    Com relação aos temas que você aborda em seu comentário, acredito que muitos colegas concordam com suas observações. A exposição de ideias assim e seu debate interno ajudarão a construir soluções que precisam vir.
    Informo, finalmente, que, além da publicação de seu comentário aqui no blog, tomei a liberdade de compartilhá-lo com alguns colegas aqui da administração central.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,
      Acredite - como disse - nós todos temos uma esfera de ação e atuação e é sempre bom saber até onde o Conselho pode atuar e aonde ele não pode - E minha opinião: Vocês estão fazendo o trabalho a contento dado o material sempre aqui publicado juntamente com as atas.
      Participei muito ativamente das discuções do Acordo Coletivo no Blog dos Correios e acredito mesmo que estas discussões tem de ser sempre ativas - Aceitar passivamente uma realidade jamais fez dela algo melhor ou pior - é só discutindo que sabemos os pontos fortes e fracos de um ponto.
      Aqui no setor a gente debate bastante e tem um antigo slogan da ECT que para mim define a empresa como um todo: "Correios - é Brasil" - A ECT para mim tem todas as particularidades, pontos fortes e fracos que o Brasil apresenta hoje - claro que não irei entrar em detalhes pois seria de veras extenso mas a conclusão é aonde quero chegar: "O Brasil e os Correios tem potencial para dominar o Mundo - ser um gigante, líder mundial - porém precisa ser mais gerido para o crescimento do que para interesses de terceiros".

      Fique a vontade para compartilhar o que precisar Marcos e mais uma vez agradeço este espaço que nos concede.

      Atte,
      João Paulo

      Excluir