quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Diárias - revisão continua "em estudo"

Em função de alguns colegas terem reiterado suas mensagens anteriores a respeito do tema DIÁRIAS, informamos que, em junho/2013, após consultarmos a ECT sobre a revisão dos valores de diárias, fomos informados do seguinte pela VIGEP:

"Estão em andamento estudos visando avaliar a compatibilidade dos valores praticados pela ECT com os valores do mercado ou de harmonizá-los com os indicadores econômicos, observadas as reais condições da Empresa. A estimativa de conclusão dos referidos estudos e, se for o caso, apreciação da Diretoria Executiva, é para o próximo semestre." 

Apesar do tempo decorrido, o assunto não mereceu ainda solução e deve se encontrar ainda em estudo na VIGEP. 

Infelizmente, porém, para os colegas que viajam a serviço e reclamam da falta de reajuste dos valores desde 2007 e que ponderam que a inflação desse longo período já corroeu quase todo o valor das diárias, a conseqüência é imediata e cada dia mais grave. No período, o IPCA subiu mais de 40%.

É importante esclarecer finalmente que a definição do valor das diárias não é da alçada do Conselho de Administração, mas sim da Diretoria Executiva da ECT.

4 comentários:

  1. Além da defasagem, alguns colegas pagam para trabalhar, pois viajam a certa distância que não habilita diária, mas tem que gastar com refeição, pois o deslocamento não permite voltar pra o local do trabalho antes dos intervalos de almoço. A alegação da empresa de que temos o tichet para pagar esses deslocamentos é descabida.Portanto, estamos pagando para trabalhar.Essa defasagem também ocorre com o pagamento de KM dos veículos próprios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, me permita fazer uma alteração no seu texto original:

      "Apesar do tempo decorrido, o assunto não mereceu ainda ATENÇÃO e deve se encontrar ainda em estudo na VIGEP."

      O que falta nesse sentido é ATENÇÃO com o assunto, pois há mais de 10 anos Diaria e km não são reajustados. A inflação vem subindo a cada ano, custo de vida, manutenção, também acompanham.

      Ou seja, estão no gerundiano "estaremos estudando", mas sem previsão de quando e nem como será feito. Será que uma empresa com 120.000 não consegue resolver assuntos desse tipo?

      Excluir
  2. Marcos, é lamentavel os indicativos da ECT, pois no plano 2020 a maioria dos itens que deveriam estar em pleno funcionamento, encontra-se a mesma frase "analisar e estudar, nao tem nada concreto nas afirmações da empresa, no caso acima a mesma frase, analise e estudo" nao seria mais pratico criar grupos para por em pratica todos os itens pensados e nao somente estudar e analizar, tem item que diz que pretende criar um grupo para analisar e estudar, como a empresa quer superar os concorrentes so analisando e estudando? eles nao ficam nessa situação, eles partem para a ação, é isso que a empresa necessita, de atitude e nao de analise.

    ResponderExcluir
  3. Quanta incompetência para rever um assunto tão importante para todos como é o valor da diária, que está mais do que evidenciado que está defasado e precisa ser ajustado pois a diária de hoje só dá para comer uma coxinha e olhe lá. O mais triste é que na última Reunião da Diretoria foi aprovado no item 1.2.2. Programa de Remuneração Variável Anual de Dirigentes - RVA - Exercício 2014 - Relatório/VIGEP nO002/2014. A Diretoria Executiva APROVA o encaminhamento ao Conselho de Administração, com seu parecer favorável, do "Programa de Remuneração Variável Anual de Dirigentes - RVA - Exercício 2014", conforme anexo 1 do mencionado relatório, para posterior envio ao Ministério das Comunicações, para submissão ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG e Departamento de Coordenação e das Empresas Estatais - DEST, A Diretoria Executiva foi discutida e aprovada, mas quando é para ver o bem dos funcionários a Diretoria manda uma banana para todos. Esse pessoalzinho do PT só que venha a nós.

    ResponderExcluir