quarta-feira, 16 de abril de 2014

Remuneração Variável


Alguns colegas têm perguntado a respeito de estudos sobre remuneração variável para a força de vendas. Consultada a direção da ECT, recebemos resposta contendo as seguintes informações:
"- estão sendo desenvolvidos estudos no que se refere à remuneração dos empregados, na busca de um modelo eficiente que conjugue resultados e recompensas como forma de aumentar a atratividade e retenção na organização, que promova o sentimento de valorização do profissional, estimule a co-responsabilidade e a busca pela competência, reforçando os vínculos organizacionais;
- o assunto é complexo e requer interações internas e externas, participação das áreas finalísticas da Empresa no desenvolvimento do tema e principalmente da área jurídica, no tocante à análise de viabilidade/legalidade de adoção;
- foi registrada a sugestão de avaliar, no contexto de um programa de remuneração variável, a perspectiva de inclusão dos profissionais que atuam no atendimento."

3 comentários:

  1. Comentário recebido de BOBCUSTODIO:
    "Caros colegas de empresa, tenho acompanhado os post nesse blog e acredito que vocês fazem o melhor que poderia ser feito, contudo há assuntos tratados, como esse, parecendo contos. O nosso governo é quem manda, os gestores da empresa obedecem. Essa política de estímulo profissional funciona bem nos segmentos privados. Me diga qual ente público pratica algo parecido e obtém resultado...a princípio empresa pública não tem por objetivo auferir lucro e tal dispositivo visa tão somente aumentar faturamento e não garante a complementação e cumprimento dos contratos pelas demais áreas envolvidas, se essa mesma política de resultado não for disseminada e posta em prática para todos. A nossa participação de lucros, já deveria ter sido consolidada como instrumento de premiação pelos esforços e atingimentos de metas, mas continua privilegiando aqueles que não fazem praticamente nada para o sucesso e desenvolvimento da empresa. Empregados de 2 anos, 10 anos, 30 anos dos níveis médio e médio técnico recebem o mesmo valor, enquanto nível superior gerencial e estratégico são agraciados com belas diferenças. "

    ResponderExcluir
  2. Concordo com nosso colega Custódio...Isso é só para inglês ver...Quem realmente faz o negócio acontecer, nós que estamos na ponta receberemos merrecas, enquanto os gerentes, diretores, etc, ganham a maior bolada....Empresa tem que ter salários bons para segurar os profissionais que fazem a roda girar....Outra coisa o que adianta bônus para atingimento de metas comerciais se elas são mal elaboradas, mal planejadas, ou seja, que não refletem a realidade dos mercados. A empresa não está preparada para remuneração variável, pois sequer tem produtos para vender, a qualidade dos serviços anda ruim...Veja a nossa PLR, como é mal elaborada.....Alguém já viu como é a PLR da caixa...? Como é elaborada....? A Adcap já mostrou isso....É tudo para inglês ver....A empresa acha que está fazendo muito, mas no fundo tá trazendo insatisfação...Pergunte a alguém que não seja Presidente ou Vice Presidente sobre PLR...e veja...

    ResponderExcluir
  3. Deixo aqui algumas sugestões para os representantes da ECT:

    1ª Proposta de incremento no Plano de Cargos e Salários:

    Adicional de Titularidade, como ocorre em diversas empresas como forma de valorizar e estimular o desenvolvimento dos funcionários.

    Adicional de Titularidade – valor mensal de caráter não cumulativo, correspondente a 7,5% (sete e meio por cento), 15% (quinze por cento) ou 30% (trinta por cento) do salário-base, concedidos aos detentores de pós-graduação “Lato Sensu”, Mestrado e Doutorado, respectivamente, que estejam enquadrados em cargos de provimento efetivos cujo requisito de escolaridade seja o curso superior.

    2ª Extinção da participação financeira (desconto) que pagamos pelo Ticket e pelo Vale Cesta.

    Conforme consta no Parágrafo 1º da Cláusula 61 do Acordo Coletivo: “Os benefícios referidos no caput terão a participação finaceira dos empregados…”

    Sei que isso foi acordado entre a empresa e a FENTEC, mas podemos negociar para mudar isso.

    Em outras empresas e órgão públicos, não há esse desconto.

    3ª Igualdade no compartilhamento das despesas do Correios Saúde

    Não é justo existirem percentuais diferente no compartilhamento das despesas do Postal Saúde, já que os funcionários, sejam eles de nível médio ou superior tem acesso aos mesmos médicos , serviços e exames. Considero isso até ilegal, devendo até ser questionado na justiça.
    Sei que isso foi acordado entre a empresa e a FENTEC, mas podemos negociar para mudar isso. Caso não seja mudado através de negociação, cabe uma ação na justiça, já que não se pode cobrar valores diferentes por serviços iguais.

    4ª Auxilio creche para os homens

    Não é justo apenas as mulheres receberem. Muitos homens são casados com donas de casa (sem trabalho remunerado) ou que mulheres que não recebem tal benefício na empresa onde trabalham.

    No caso do homem e da mulher trabalhar na ECT, apenas um deles receberia o auxílio

    ResponderExcluir