sexta-feira, 13 de junho de 2014

O POSTALIS e os heróis corporativos

Em diversas ocasiões de contato com nossos colegas e com as representações de trabalhadores, há um tema que invariavelmente é trazido à discussão: o POSTALIS. A preocupação com a situação do instituto e com seu futuro é crescente na Empresa e, mesmo sabendo que não posso tratar dele no âmbito do Conselho de Administração, sou frequentemente instado a me manifestar sobre o assunto.
Nessas ocasiões, além de minhas opiniões pessoais como participante, também procuro destacar a atuação firme e corajosa de dois colegas que integram atualmente o Conselho Deliberativo do instituto. Em suas manifestações e votos, os dois colegas têm desenvolvido, em minha opinião, um trabalho que deveria ser visto como referência para qualquer outra pessoa que queira assumir uma posição num colegiado assim. 
E essa percepção foi ainda mais reforçada ontem, quando tomei conhecimento da ata da última reunião do Conselho Deliberativo do POSTALIS, ocorrida nos dias 28 e 29/05/2014. O resumo da ata apresentado no site do POSTALIS na internet traz uma síntese dos esforços mais recentes de nossos dois colegas para obter informações e decisões da Diretoria do POSTALIS voltadas para a correção dos déficits acumulados e para a investigação efetiva dos indícios de gestão temerária ou fraudulenta.
Seu exemplo reforça para mim a importância de os participantes escolherem para posições como essas representantes que tenham disposição e coragem para atuar efetivamente na defesa do interesse dos representados, apontando questões que demandem esclarecimentos, responsabilidades que devam ser apuradas e contas a serem prestadas.
O resumo de ata mencionado pode ser lido no seguinte link.
Os dois colegas são Tânia Regina Teixeira Munari e Marcos Antônio da Silva Costa. Aos dois, como participante do POSTALIS, deixo meu sincero agradecimento pela conduta firme e pelo trabalho incansável que têm empreendido em busca de maior transparência e de melhor gestão no POSTALIS.

2 comentários:

  1. Postalis: decretada a falência.

    Não, claro que não queremos receber uma noticia desta não é pois, o nosso Instituto de Previdência é muito importante para milhares de participantes e para as nossas famílias.
    Mas a forma como o Postalis vem sendo administrado não é das mais eficientes e por este motivo é que em 22/05/2014, criamos no site da AVAAZ, link abaixo, uma Petição pedindo a Demissão da Diretoria do Postalis e a renúncia dos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, por falta de atuação de todos e, pelos péssimos resultados que o Postalis tem apresentado nos investimentos.
    Ao analisar a atuação dos Membros do Conselho Deliberativo e, de ler as Atas das Reuniões temos que reconhecer a incansável atuação de dois Conselheiros, o Marco Antonio da Silva Costa que é Membro indicado pela ECT e da Tânia Regina Teixeira Munari eleita por votação dos participantes pois estes tem feito sim um bom trabalho e sempre tem defendido os interesses dos participantes e, o bom funcionamento do Postalis, cobrando explicações por escrito sobre fatos ocorridos e adoção de providências para a melhoria da gestão.
    Desta forma registro o bom trabalho que estes dois Conselheiros tem feito e, mantenho a intenção inicial de pedirmos a Demissão da Diretoria Executiva e a renúncia dos demais Conselheiros (deliberativo e fiscal) e de seus presidentes, exceto estes dois Membros citados acima.
    O link para votação é o abaixo e peço que vote e reencaminhe esta mensagem para outros amigos dos Correios.
    http://www.avaaz.org/po/petition/Ministro_das_Comunicacoes_Demissao_da_Diretoria_Postalis_e_renuncia_do_Conselho_Deliberativo_Fiscal/?cUchwdb
    Até agora temos 2509 assinaturas e a meta é atingir 4670 e, precisamos da votação de todos e deixo as seguintes perguntas?
    Quem será que estaria satisfeito com o déficit de mais de R$ 2.718.000.000,00 (dois bilhões e setecentos e dezoito milhões) que o Postalis acumulou de 2011 até 2014 (março) soma esta que está próxima de ser impagável? Quem concorda com a contribuição extra que estamos pagando desde abril 2014 de 3,94 % do BD saldado, incluindo os aposentados sendo que a responsabilidade pelos prejuízos não é nossa? Quem estaria satisfeito com o que foi publicado na Revista Época do dia 16/05/2014 onde foi apontado inúmeros investimentos que deram péssimos resultados ao Postalis e de desvios de 1,5 milhões de dólares para uma conta em nome do Ex Presidente do Postalis, que diz que a conta não foi movimentada por ele?
    Se você não está insatisfeito com tudo isto e com outros maus feitos que tem ocorrido no Postalis, é preciso que reaja e acesse o link acima e, vote na petição.
    Não basta acessar o link da AVAAZ e ler o objetivo da petição e, é preciso escrever seu email no campo “coloque seu endereço de email” e clicar em “votar” para que seu voto seja computado. Para atingirmos a meta basta que cada um dos 2.510 que já assinaram a Petição consiga + 1,86 assinaturas (isto dá menos de 2 assinaturas para cada colega dos Correios).
    Ajude na construção de um muro de proteção ao Postalis e peço apoio ao Grupo Guardiões do Postalis que será montado em breve para defendermos o Postalis.
    Edgard de Aguiar Cordeiro, Ribeirão Preto/SP
    Informativo Nº 6. edgard.cordeiro@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Marcos,
    Realmente esses os dois (Tania e Marcos) tem procurado fazer o seu trabalho de forma firme o que não deve ser uma tarefa fácil, no atual ambiente.
    Logo teremos eleições p/ conselho e todos com direito a voto (olha que somos a maioria), devemos procurar colocar novos representantes que conheçam pelo menos um pouco desse tipo de gestão.
    Dentro de um raciocínio logico não precisa ser um expert do assunto mais necessita ter interesse, vontade de ler e perguntar p/ as pessoas certas qdo tiver alguma duvidas. Nosso compromisso deve ser com o Postalis, devemos deixar de ser "Papagaio do Pirata"

    ResponderExcluir