segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O Postalis e o impacto dos déficits para os trabalhadores e para a ECT

Na semana passada, tive oportunidade de ler nota publicada pela ADCAP a respeito do déficit atuarial acumulado pelo Postalis até setembro, assim como a carta onde aquela associação reitera seu pedido de intervenção à PREVIC. Ambas as publicações podem ser lidas no site da ADCAP http://www.adcap.org.br ).

A situação do Postalis, mais especificamente do fundo BD (saldado), preocupa os participantes, que já sabem que um equacionamento significativo deverá vir pela frente, com impacto direto em suas contribuições, hoje já acrescidas de uma contribuição adicional decorrente de um outro equacionamento de déficit referente a 2012. Para aqueles que já estão aposentados e recebendo benefícios no plano BD e para os que estão às vésperas de se aposentar, essa situação provoca ainda mais dúvidas e insegurança.

Como representante dos trabalhadores no Conselho de Administração, me preocupo com os efeitos financeiros que virão para os trabalhadores. Como o déficit já está configurado, espero que a Empresa e o Postalis adotem logo medidas efetivas para manter os trabalhadores melhor informados sobre o que acontecerá a partir do fechamento do balanço do exercício atual, assim como sobre o período a partir do qual esse novo impacto acontecerá nas contribuições. Infelizmente, sobre estas questões não posso lá me manifestar, em função das vedações da Lei nº 12.353/10,

Como integrante do Conselho de Administração, me inquieto com o grave efeito que um déficit da magnitude do que se noticia trará para a Empresa, pois, se antes me preocupava que os déficits do Postalis poderiam pulverizar os lucros da Empresa, hoje me preocupa o fato de que os déficits atuariais de 2013 e 2014 devem superar em muito os próprios resultados da Empresa, ou seja, o déficit atuarial anual do Postalis deve se situar muito acima de todo o lucro da ECT. Em minha opinião, este é um problema gravíssimo que terá que ser muito bem compreendido e avaliado na Empresa e no Governo Federal, para se buscar logo medidas que corrijam este quadro e assegurem a retomada do equilíbrio financeiro.  

Um comentário:

  1. É um problema que virá afetar muita gente. Caso nós aposentados afetado e vir a pagar por isso impactará os nossos salários e com isso devemos pedir o cancelamento das nossas aposentadorias e voltar aos quadro funcional da ECT .

    ResponderExcluir