sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Ainda sobre o corte na remuneração de dirigentes

No momento em que o Conselho de Administração toma a decisão de reduzir temporariamente a remuneração da Diretoria Executiva, penso ser importante registrar alguns pontos de minha opinião pessoal a respeito desse tema:

1. Os salários pagos aos dirigentes dos Correios não estavam fora de patamares praticados em outras estatais similares e nem destoantes da responsabilidade exigida pelos cargos.

2. Todo trabalhador assalariado deveria ter assegurada, por sua empregadora, a recomposição periódica de seu salário. Esta premissa vale para qualquer trabalhador, independentemente de cargo ou função exercida, ou seja, do Carteiro ao Presidente da Empresa. Qualquer decisão diferente disso deve ser contextualizada, para que se compreenda sua razão.

3. Em momentos de crise, como o atual para os Correios, a adoção de medidas como esta de redução temporária dos salários da alta gestão são tomadas não só para já diminuir a despesa, mas também para sinalizar a gravidade da situação e a necessidade de todos se engajarem na busca da solução. Os Correios precisarão adotar doravante inúmeras medidas de gestão para voltar ao equilíbrio e, depois, a produzir resultados econômicos positivos, pois a alternativa existente, que seria passar a depender do Tesouro Nacional, não deve, em minha opinião, ser sequer cogitada, haja vista as imensas e prioritárias demandas de recursos para áreas típicas de atuação do Estado, como Saúde, Educação e Segurança. A medida adotada, de redução temporária da remuneração da Diretoria Executiva, se insere, portanto, nesse contexto.

Espero, portanto, que o engajamento de todos nesse esforço de melhoria de resultados permita que a Empresa alcance o equilíbrio e lucratividade positiva o quanto antes, afastando o fantasma da dependência de recursos do Tesouro Nacional, com todas as nefastas consequências que a acompanhariam. 

3 comentários:

  1. A única alternativa que resta, ao meu ver, e abrir IPO dos Correios na bolsa de valores. Os Correios italiano e japonês tiveram bons resultados com isso. Aumentaria o caixa do governo e esse dinossauro estatal andaria. O povo sairia ganhando e o importante é o que é bom pro povo, e não para os concursados que trabalham um dia e dia seguinte pegam atestado e no outro dia fazem greve

    ResponderExcluir
  2. A redução não deveria ser apenas dos salários da Diretoria executiva mas no salário de todos os Diretores e assessores da Empresa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o colega inominado, mas não concordo. As remunerações devem estar equilibradas com o nível de formação, competência e desempenho das pessoas. E devem espelhar uma carreira, que estimule as pessoas a se desenvolverem dentro da Empresa. Além disso, os salários do nível executivo da Empresa não estão desalinhados com o mercado.

      Excluir