sexta-feira, 28 de abril de 2017

Uma decisão que cria um grave risco estratégico para os Correios

Ao longo de minha carreira na Empresa, já passei por situações difíceis, criadas por decisões atrapalhadas de dirigentes que não tinham a dimensão da organização e nem o respeito necessário com as pessoas. Presenciei, por exemplo, a abrupta extinção da Diretoria Regional de Ribeirão Preto, na ocasião uma das duas melhores nos indicadores de qualidade. Decisão estrategicamente errada e extremamente mal implementada, principalmente porque feita às pressas, para tentar mostrar resultados de curto prazo. Entre outros efeitos ruins, a decisão eliminou do mapa as melhores referências de qualidade que havia na Empresa. 

Infelizmente, a história prossegue seu curso e os erros vão se repetindo, como ocorre agora com a decisão de transferir abruptamente centenas de trabalhadores da área administrativa para a área operacional, como se todos esses trabalhadores estivessem sobrando em seus órgãos.

Se a área operacional precisa de reforço em suas estruturas, o que deve realmente ocorrer em muitas situações, inclusive porque a direção suspendeu a realização de concurso público há vários anos, essa necessidade precisaria ser previamente bem dimensionada, de forma que se buscasse o reforço necessário e adequado. Não adianta deslocar um administrador que está fazendo um trabalho importante de suporte administrativo de seu órgão de origem para um outro, na área operacional, que precisa, na verdade, de reforço em seu quadro de Operadores de Triagem e Transbordo (OTTs).

Medidas mal planejadas e deliberadas sem a adequada fundamentação colocam em sério risco uma organização do porte e da importância dos Correios, e, da mesma forma que aconteceu por ocasião da extinção de DRs realizada na década de 90, cobram um alto preço em seguida.

Por esta razão, reafirmo aos colegas minha total contrariedade com esta decisão que, se implementada, afetará seriamente a carreira e a vida de centenas de trabalhadores, além de colocar em gravíssimo risco o próprio funcionamento da Empresa.

3 comentários:

  1. Ainda tem a área de segurança empresarial que possui em seus quadros Técnicos de Correios - Operacionais que realizam atividades de segurança empresarial no monitoramento e mitigação de riscos de perdas no processo global e interligado. Você sabe que a estrutura de fiscalização ou de controle interno de qualquer organização não fiscaliza nada, não tem efetividade, se os empregados do órgão fiscalizador não conhecem os processos operacionais e de atendimento no caso da segurança empresarial.
    José Maria dos Ssntos Silva - Segurança Empresarial.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é difícil saber na real onde esses supostos entendedores querem chegar.

    ResponderExcluir