sábado, 28 de julho de 2018

Carta do Conselheiro - 27/07/2018

Brasília, 27 de julho de 2018

Colega Ecetista,

No início da tarde de hoje, recebemos a informação e os documentos relacionados à 15ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração, a ser realizada de forma não presencial. Na pauta, um único item, a ser avaliado até às 18h00: a eleição do Vice-Presidente de Administração.

A indicação do MCTIC apontava como candidato o Sr. Jovino Francisco Filho, que foi eleito com 6 votos favoráveis e 1 contra.

O voto contrário foi nosso, porque temos sempre nos manifestado a respeito da importância de os candidatos a Vice-Presidentes reunirem experiências e qualificações que realmente permitam o exercício do comando de áreas numa grande estatal, que fatura vinte bilhões de reais por ano, está presente em todo o País e conta com uma força de trabalho de mais de 100 mil trabalhadores.

Nesse contexto, não nos parece bastar o atendimento do mínimo estabelecido na Lei nº 13.303/2016 e no Decreto 8.945/2016, posto que esse piso foi estabelecido pensando no conjunto de estatais, situando-se os Correios entre as maiores de todas.

No caso em apreciação, o candidato reunia apenas experiência em cargos de nível DAS-4, o que equivale, de acordo com o MANPES, à função de Gerente Corporativo nos Correios. Considerando apenas o quadro próprio da Empresa, teríamos uma centena ou mais de candidatos em posições de Chefia de Departamento, SUPEX, Analistas XII e XIII, que estariam, por equivalência, acima do nível DAS-4, sem contar o próprio mercado, onde se poderia facilmente encontrar candidatos com experiência mais sólida e formação superior ao indicado para o exercício do importante cargo de Vice-Presidente dos Correios.

Em breve a ata correspondente estará publicada no site dos Correios.

Não deixe de passar também pelo nosso blog, onde há sempre novas postagens de interesse dos trabalhadores dos Correios:
- http://conselhocorreios.blogspot.com

Atenciosamente,

Marcos César Alves Silva  e  Carlos Alberto de Souza Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário