sábado, 4 de agosto de 2018

Mensagem para o candidato Jair Bolsonaro

Mensagem enviada para o candidato Jair Bolsonaro, em decorrência de menção aos Correios, em programa da Globo News de 03/08/2018

Ilmo Sr Jair Bolsonaro,

Em sua entrevista à Globo News, o Sr, ao responder uma indagação sobre privatizações de estatais, disse que “os Correios lamentavelmente não têm jeito” e, pouco depois, que, “no governo do PT foram criadas em torno de 50 estatais e quase todas serviram basicamente para alocar companheiros”.

Como funcionário de carreira dos Correios, gostaria, então, de apresentar-lhe alguns argumentos para demonstrar que os Correios têm jeito sim. E que esse jeito é extremamente simples.

Inicialmente, é importante dizer que os Correios são a instituição pública mais antiga do país. Ao longo de seus mais de 350 anos de existência, os Correios foram uma infraestrutura fundamental para a integração e segurança nacional. E hoje constituem a base principal onde se desenvolve, de forma pujante, o comércio eletrônico brasileiro.

Na avaliação da população, os Correios estão no topo do ranking de confiança, logo depois da família e dos bombeiros.

Por que, então, uma instituição assim não tem jeito? Tem sim.

Se a causa da conclusão apresentada for o recente quadro econômico-financeiro da Empresa, posso lhe assegurar que vivemos as consequências de decisões equivocadas de nosso único acionista, o Governo Federal, que descapitalizou a Empresa, com retiradas excessivas de dividendos, represou tarifas e não preparou suas estatais, Correios incluído, para uma mudança de contabilização de despesas do chamado pós-emprego que têm feito estragos na contabilidade de inúmeras grandes organizações mundo afora. Apesar da gravidade desses fatos, os Correios ainda estão de pé e reagindo, enquanto outras organizações, se vivessem esses fatos simultaneamente como ocorreu aqui, teriam certamente encerrado suas atividades.

Se a causa for a queda de qualidade da prestação dos serviços postais, também tenho uma informação a oferecer: esse quadro já mudou e continua melhorando. As metas de qualidade dos serviços de encomendas nacionais já estão sendo batidas diariamente e as de cartas e de encomendas internacionais melhoraram substancialmente. Caso o Sr não tenha diretamente usado esses serviços nas últimas semanas, poderá conferir conversando com seus familiares e amigos, afinal todos os brasileiros acabam usando alguns dos serviços dos Correios.

Então está tudo bem e resolvido nos Correios? Não. Ainda não. E o senhor tocou no ponto que precisa ser resolvido para os Correios terem jeito. Trata-se de eliminar da Empresa a prática do aparelhamento político-partidário. Os Correios precisam ser dirigidos e geridos por técnicos e não por indicados políticos, “companheiros” em suas palavras.

Concentre-se na solução desse problema, a qual é bem simples, e, se eleito, o Sr poderá dizer, sem titubear, que o país que dirige conta com um dos melhores correios do mundo, uma infraestrutura vital para integração e segurança nacional e uma imensa alavanca para a economia, desde o pequeno comércio eletrônico até as grandes exportadoras.

Atenciosamente,

Marcos César Alves Silva
membro do Conselho de Administração dos Correios
eleito pelos trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário