O sucesso de uma empresa em geral decorre de se conseguir equilibrar iniciativas voltadas para a gestão do presente e para o aproveitamento das oportunidades que o futuro pode oferecer.
No presente, a boa gestão dos recursos e a velocidade de resposta são fundamentais. Para crescer e se desenvolver, a organização deve aplicar bem seus recursos, evitando desperdícios e maximizando a produtividade, assim como deve conseguir desenvolver rapidamente seus processos para estar pronta, no momento adequado, para lançar novos serviços, suprir suas dependências ou contratar fornecedores.
Com relação ao futuro, é importante que a organização desenvolva pensamento estratégico e consiga focar algumas de suas ações na construção dos pilares que sustentarão novos negócios e novos processos operacionais, pois, sem isso a estagnação e a perda de eficiência certamente virão.
Nos Correios, um core business fortemente concentrado em serviços tradicionais, a natureza jurídica de empresa pública e uma imensa dimensão empresarial constituem fatores que tornam esses desafios ainda maiores.
No presente do serviço postal brasileiro, a aceleração dos processos de apoio - administração, tecnologia e jurídico - é algo absolutamente indispensável. O ciclo de recrudescimento do controle iniciado em 2005 com as ocorrências que levaram à criação de uma CPMI precisa ser agora revertido, não com perda do controle, mas sim com a redução de prazos nos processos. Soluções tecnicamente perfeitas de contratação, desenvolvimento de sistemas e pareceres jurídicos precisam dar lugar a alternativas que também sejam excelentes e corretas, mas que sejam produzidas em muito menor tempo. Parametrizações, padronizações, simplificações e outras ações nessa linha devem ser aplicadas intensivamente, para dar à Empresa o tônus e a velocidade de resposta que o mercado demanda cada vez mais fortemente. A solução perfeita, mas atrasada, não serve mais; o tempo passa a ser uma variável inelástica.
Para o futuro, o principal desafio colocado é a diversificação de negócios, sem descuidar da qualidade dos negócios atuais. Além de entregar bem as cartas e encomendas, os Correios deverão levar à população novas alternativas de serviços em suas agências, com mais tecnologia em sua formulação, aproveitando a proximidade que sua infraestrutura proporciona.
Enfim, nos Correios também se presencia a importância de equilibrar a atenção entre um presente desafiador e um futuro com muitas oportunidades - um desafio para a gestão da Empresa e também para seus mais de 125 mil trabalhadores.
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/07/estudo-aponta-dez-profissoes-ameacadas-de-extincao.html
ResponderExcluirBonitas palavras, porém, na prática nada está sendo feito.Ao invés de pararem com as designações de gestores que não atendem aos minimos critérios técnicos, a farra continua, com isso a empresa perde gestão. Ao invés de extinguirem diretorias como as do norte e nordeste que somente são fontes de despesas, agora corre a informação de que a empresa quer acabar com alguns direitos trabalhista conseguidos a muito custo.Enquanto isso bons profissionais são tirados das funções e como não tem mais fat, esses profissionais ingressam com ações na justiça trabalhista que já possui jurisprudência dominante no tocante a incorporação de funções para quem tem mais de 10 anos. Parece que a empresa já é alvo de mais de 60 mil ações trabalhistas, segundo conversas de corredores.O futuro pode estar sendo pensado, mas o presente está abandonado.
ResponderExcluirExcelente texto, o problema é o grande abismo que existe entre a teoria e a prática. E o abismo responde pelos nomes de POLITICAGEM e BUROCRACIA, óbvio que aliado a muita INCOMPETÊNCIA.
ResponderExcluirAchei muito pertinente o comentário sobre a valorização dos processos de apoio. Porém o que está acontecendo é justamente o contrário. Trabalho na área de tecnologia da empresa e nos últimos anos temos assistido a um verdadeiro desmanche com a terceirização de serviços e a desvalorização do corpo técnico. Com isso inúmeros colegas deixaram a empresa e sequer suas vagas foram repostas.
ResponderExcluirCorreios querem comprar máquinas para lustrar sapatos dos empregados
ResponderExcluir21/07/14 às 14:55 - Redação Canal Aberto Brasil
Para atender demanda da Diretoria Regional, em Brasília/DF, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos abriu licitação para a aquisição de máquinas para lustrar sapatos. A concorrência ocorrerá por meio do Pregão Eletrônico nº 027/2014 – UASG: 925916, em sessão pública no site www.comprasnet.com.br.
As propostas serão recebidas até o dia 30 de julho, às 8h30 e o início da disputa ocorrerá às 9h00. O edital da licitação poderá ser encontrado na página dos Correios e outras informações poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico bsbcpl@correios.com.br ou pelo telefone (61) 3535-8626.
Cronograma da concorrência
Início do acolhimento das propostas: 18/07/2014 às 08h.
Data de Abertura das Propostas: 30/07/2014 às 08h30.
Data do Pregão e horário da Disputa: 30/07/2014 às 09h.
Entrega de Documentos Originais no endereço CPL – SCEN Trecho 02, Lote 04, Via L-4 Norte – Ed. Sede da DR/Brasília, 1º andar – Campus da Universidade Correios, CEP: 70.800-901.
Comentário do CAB: Inusitada a necessidade dos Correios. Máquinas de lustrar sapato deverão embelezar, dando brilho aos sapatos de seus empregados, enquanto, o funcionamento da máquina pública não se abrilhanta diante dos olhos da população brasileira.
Mais inusitado ainda é ver os Correios sucateados, necessitado de investimentos, inserido em um cenário de queda de lucros, e em fase de contenção de despesa, aplicando dinheiro em objetivos supérfluos e alheios a sua finalidade. Isso, é claro, sem contar os constantes atrasos e extravios na entrega de correspondências.
Fonte: http://www.canalabertobrasil.com.br/colunas/licitacoes-comentadas/correios-querem-comprar-maquinas-para-lustrar-sapatos-dos-empregados/
Recebi a notícia ontem (22/07) de vários colegas e já a encaminhei à área de administração, para a avaliação do assunto.
ExcluirQue absurdo...!!!
ExcluirEnquanto isso, a nossa PLR... nem se fala mais. E ainda por cima tem gente que fica claramente irritada quando questionada a respeito. Deve ser pela responsabilidade de defender o padrinho.
Para quem anda apregoando HOSPEDAGEM em quarto de hotel, em duplas, trabalhar no escuro, para economizar energia, etc, tudo sob alegação de que a consultoria, mandou, seria interessante que o abuso parasse também nos supérfluos, no presentinhos.
ExcluirContrato:
AF /
Publicação no DOU: AF não é publicada no DOU Vigencia:
1XXXXXXX
Fornecedor: QUALITY IMPORT COMERCIAL LTDA CNPJ/CPF: 01.632.990/0001-43 UASG: 925937
Dependência: XXXXXXXX Modalidade: DISPENSA DE LICITACAO - 001313/08
Fundamento legal: 8666/93 - 24.II.§ UN - ARTIGO 24, INCISO II, C/C § ÚNICO (DL PARA OUTROS SERVIÇOS E COMPRAS DE VALOR ATÉ 20% DO LIMITE PREVISTO NA ALÍNEA "A",II, 23) Valor atual : R$ 15.931,00
Objeto:
VINHOS PERSONALIZADOS
Número do Processo: Situação do Contrato: ENCERRADO
Lista de aditivos
Publicação no DOU
Objeto
NUP Novo valor
VALOR INICIAL DO CONTRATO R$ 15.931,00 1/ 1
Que necessidade? Isso deve ser uma pegadinha!
ResponderExcluirAlguém sabe dizer pq realmente cortaram os comentários no Blog dos Correios? Dizem que foi por causa do período eleitoral, mas o que isso tem a ver?
ResponderExcluirNo próprio blog dos Correios há uma explicação nessa linha que você menciona: http://blog.correios.com.br/correios/?p=10825
Excluir